Frases de Warren Buffett que podem guiar qualquer investidor

Conheça a história de vida, as previsões e os ensinamentos do megainvestidor, filantropo e empreendedor Warren Buffett.

Para quem está começando a investir, saiba que é fundamental conhecer personalidades do ramo e, com isso, inspirar-se nelas. Nesse contexto, Warren Buffet é um dos homens mais respeitados no mundo dos investimentos, sendo considerado também um dos mais ricos do planeta.

Ele é filantropo, presidente e principal acionista da Berkshire Hathaway, que é uma empresa de investimentos criada na década de 60. Por conseguir um retorno médio de 20% durante os últimos cinquenta anos, o megainvestidor também é conhecido como o “Oráculo de Omaha”, lembrando que Omaha é a cidade norte-americana onde ele vive.

Ao longo das últimas décadas, as frases de Warren Buffett marcaram – e seguem marcando – a vida de novos e experientes investidores. Neste artigo, vamos falar sobre 10 delas e contar um pouco mais sobre a história do CEO e como ele está atualmente. Acompanhe!

Quem é Warren Buffett?

Nascido em 30 de agosto de 1930 em Omaha, no estado de Nebraska, Estados Unidos, Warren Buffett é uma personalidade amplamente conhecida no mercado financeiro e no ramo dos investimentos, acumulando uma fortuna de US$87,1 bilhões.

A sua história com os investimentos começou bem cedo, por influência do pai. Ele é filho de Howard Buffet, corretor de ações, que começou a empreender após ter perdido o emprego e, assim, abriu uma empresa de investimentos. Com 11 anos, Warren passou a investir: adquiriu três ações da Cities Services, chamada atualmente de Citgo.

Além de ser investidor, desde cedo, Warren também era empreendedor. Ele ganhava semanalmente 5 dólares dos pais, mas queria mais e, por isso, começou a ser entregador de jornais e vendedor de diferentes produtos. 

Aos 13 anos, fez a sua primeira declaração de renda. Já no final da adolescência, o montante que ele acumulou chegou a cerca de US$100 mil dólares nos valores atuais.

Formou-se em Administração pela Universidade de Nebraska em apenas três anos e, depois, tentou entrar para Harvard, mas não foi aprovado. Em seguida, escreveu para o economista David Dodd, que estava na Universidade de Columbia e, assim, iniciou os estudos no mestrado.

Ele fundou a sua primeira empresa em 1956, chamada Buffett Partnership Ltda., com sócios e familiares e, após seis anos, ela já valia 7 milhões de dólares. Com cerca de 1 milhão de dólares, Warren terminou a parceria com os sócios e conseguiu ter controle total da Berkshire Hathaway.

Além da conhecida jornada no mundo do empreendedorismo e investimento, Warren também chama a atenção pelas suas ações filantrópicas. Ele é considerado o maior filantropo da história, doando bilhões de dólares para a caridade.

Aliás, ao lado de Bill e Melinda Gates, fundou a organização filantrópica Giving Pledge (Juramento de Doação), que incentiva pessoas com grandes fortunas a doarem aproximadamente metade das riquezas para caridades, seja em vida, seja em testamentos.

Warren Buffett: 10 frases essenciais para qualquer investidor

Devido ao seu alto nível de conhecimento e experiência, Warren Buffett se tornou um exemplo a ser seguido no mundo dos investimentos. Ao longo dos anos de atuação, as suas frases acabaram se tornando previsões ou avaliações bem precisas.

Ele já foi o homem mais rico do mundo no ano de 2008 e, atualmente, é o quarto maior. Por isso, quando o assunto envolve dinheiro, seguir os conselhos desse sábio homem é uma ótima estratégia, ainda mais se você for investidor iniciante e estiver precisando de personalidades para se espelhar.

Então, para que você conheça esse humanitário um pouco melhor, nada melhor que ler o que ele já falou sobre empreendedorismo, investimento e, é claro, dinheiro. Pensando nisso, separamos as 10 frases de Warren Buffet que são mais marcantes:

  1. “Não observe o mercado muito de perto. Se investidores estão tentando comprar e vender ações e se preocuparem sempre que elas caírem um pouquinho, ou acharem que devem vendê-las sempre que subirem, não terão resultados muito bons.”
  2. “O risco vem de não saber o que você está fazendo.”
  3. “Você só tem que fazer algumas coisas certas em sua vida, contanto que você não faça muitas coisas erradas.”
  4. “Demora-se 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para arruiná-la.”
  5. “Regra nº 1: nunca perca dinheiro. Regra nº 2: não se esqueça da regra nº 1.”
  6. “Nunca invista em um negócio que você não entende.”
  7. “Só compre algo que você ficaria perfeitamente feliz em segurar caso o mercado fechasse por 10 anos.”
  8. “Criptomoedas não terão um final feliz. É algo em que as pessoas com personalidades ‘menos do que estelares’ utilizam como oportunidade para prender pessoas que querem ficar ricas, porque o vizinho delas está ficando rico comprando essa coisa que ninguém entende.”
  9. “A diferença entre pessoas bem sucedidas e pessoas realmente bem sucedidas é que as pessoas realmente bem sucedidas dizem não para quase tudo.”
  10. “No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro que o para-brisa.”

Warren Buffet hoje

Se você fez as contas, deve imaginar que, pela idade do Warren Buffett, ele já deve ter se aposentado. Porém, acredite se quiser: o trabalho do megainvestidor segue a pleno vapor.

Ele continua trabalhando diariamente na Berkshire, que fica a poucos minutos da sua casa. No local, não existem divisões de departamentos, como Recursos Humanos e Relações Públicas.

Aliás, vale destacar que o escritório é bem simples, reunindo, nas paredes, quadros com recortes de jornais sobre as grandes crises no mercado de ações. Segundo Warren, essa é uma arte educativa para que os funcionários lembrem que isso pode acontecer de novo.

O filantropo também não tem o costume de se reunir com os analistas, mas tem o compromisso anual de fazer uma grande festa com os acionistas. Pessoas se deslocam do planeta inteiro para marcar presença na conferência.

Viu como ele continua sendo respeitado mundo afora? Por isso, conhecer a sua história e seguir os seus mandamentos se revela fundamental para aqueles que estão começando a investir. Então, internalize as 10 frases de Warren Buffet que citamos aqui e comece a fazer bons negócios.

Além disso, é importante descobrir quais são os melhores investimentos de acordo com o seu perfil. Para isso, veja as nossas recomendações no site da Capital Research!

Recomendados

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

2 anos atrás

Investimentos

Aposentadoria privada: conheça os tipos de fundos e sua importância

A aposentadoria privada é uma opção de investimento de longo prazo para um futuro ...

2 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores para iniciantes: tudo o que você precisa saber

Entenda o que é, como funciona e as principais características da bolsa de valores ...

2 anos atrás