Victor Adler: o que aprender com esse investidor?

Gosta de aprender com o sucesso de outros investidores? Então, você precisa conhecer a trajetória e as dicas de Victor Adler.

Victor Adler, um dos maiores investidores da Bolsa de Valores do Brasil, tem muito a ensinar sobre investimentos. Apesar de discreto, o carioca tem grandes casos de sucesso e possui, atualmente, participação societária relevante em empresas como Eternit e OI.

Assim, se você pensa em comprar e vender ações, deve acompanhar a trajetória deste investidor e ver suas lições sobre o mercado de renda variável. Siga a leitura, descubra quem é Victor Adler e o que podemos aprender sobre investimentos com esse gigante das ações.

Quem é Victor Adler?

Victor Adler é um grande investidor brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro em 1946, ele é membro do Conselho de Administração da Eternit desde 2004. Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, Adler já ocupou posições de destaques em grandes empresas, como:

  • Diretor Presidente da VIC DTVM
  • Membro dos Conselhos de Administração da Confab Industrial S. A., da UNIPAR Participações S. A. e da Forjas Brasileiras S.A

Victor tornou-se conhecido especialmente pela sua participação societária na Eternit – empresa líder de mercado no setor de coberturas. Segundo dados do último relatório da S/A, o bilionário possui cerca de 12,57% das ações ordinárias (ETER3), em conjunto a outros gigantes do investimento.

Conheça a trajetória de Victor Adler com investimentos

Victor Adler ganhou destaque com a compra de ações da empresa Eternit, em 2003. À época, o amianto havia sido proibido como componente de fabricação de telhas na França. Com a situação, a multinacional francesa Saint Gobain, que controlava a Eternit, decidiu vender suas ações no mercado de investimentos.

O bilionário Victor Adler, então, se reuniu a Lírio Parisotto e Luiz Barsi – dois dos maiores investidores brasileiros. Em conjunto, os gigantes das ações compraram uma significativa parcela da sociedade da companhia.

Apesar de ser proibido na França, o amianto ainda podia ser utilizado em outros mercados. Dessa forma, a Eternit apostou na fabricação de telhas com o componente e, junto à venda de outros itens, conseguiu um crescimento de 180% em 5 anos.

Nos últimos anos, a fabricante destacou-se no mercado de ações pelo seu histórico de boa pagadora de dividendos. Além do caso da Eternit, Adler também tem importantes participações societárias em outras companhias como a Unipar, OI e Eletrobras.

Lições de Victor Adler a investidores

Ao contrário de outros donos de fortunas, Victor Adler aparece pouco. Mas, nem por isso, deixa de dar boas declarações sobre o mercado de investimentos.

Por isso, acompanhe algumas das lições de Adler para investidores:

 

1 – Avalie a liquidez do investimento

Será que investir em imóveis é mesmo uma boa opção? Para o investidor bilionário, a liquidez nula do mercado imobiliário é uma preocupação. Além disso, há diversas questões acessórias à compra e venda que complicam consideravelmente a negociação dos ativos. De acordo com Victor:

Aplicar em imóveis é terrível. Você precisa pagar advogado, corretor, o preço depende de uma negociação particular e, ainda por cima, é obrigado a comprar ou vender tudo de uma vez. Não pode vender o banheiro e manter a cozinha, por exemplo.

Assim, considere a liquidez das aplicações que você for realizar antes de começar a investir.

 

2 – As oportunidades estão em caminhos improváveis

Enquanto a multinacional francesa se desfazia das ações da Eternit, Adler enxergou uma oportunidade de negócio. Afinal, a proibição do amianto era algo local, à época. No entanto, o material ainda poderia ser utilizado amplamente em vários outros países.

Assim, Victor apostou que novos mercados poderiam ter a demanda pelo produto e conseguiriam absorver a fabricação da Eternit. Seu investimento deu certo e fez a empresa quase dobrar o seu tamanho em 5 anos.

Então, quando portas se fecham em algum lugar, pode significar que novas janelas se abrirão em outros. Por isso, ao fazer novas compras de ações, verifique os mercados, compreenda as oportunidades e veja como pode lucrar com elas.

 

3 – Concentre seus esforços

A diversificação da carteira de investimentos é importante para equilibrar riscos e ganhos. Mas também é interessante encontrar uma aplicação realmente rentável e focar o esforço financeiro sobre ela.

Adler tem parte societária significativa em empresas como Eternit e OI. Por isso, ele consegue obter bons rendimentos, já que as companhias pagam proventos lucrativos.

Assim, pesquise pelos investimentos que estejam mais alinhados a seu perfil de investidor e objetivos. Ao encontrar ativos que se encaixem no que você deseja, concentre suas aplicações para obter bons ganhos.

Lembre-se, é claro, de fazer uma diversificação saudável, ok?

Gostou da trajetória e lições de investimento de Victor Adler? Você pode ter outras dicas e informações de quem faz fortuna investindo na bolsa de valores.

Para isso, acompanhe os conteúdos e materiais exclusivos da Capital Research. Por aqui, você vai encontrar tudo o que precisa para investir com mais qualidade e melhores retornos.

Recomendados

Investimentos

4 dos maiores investidores do Brasil: inspire-se nessas figuras

...

2 anos atrás

Investimentos

Guilherme Affonso Ferreira: tudo sobre esse investidor

...

2 anos atrás

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

2 anos atrás