Mercado de ações: o que é, como funciona e 3 passos para investir

O mercado de ações é um ambiente de negociação de frações de empresas de capital aberto. Veja como é fácil participar.

O mercado de ações é como qualquer outro espaço destinado ao comércio — só que os produtos negociados são frações do capital social de empresas. 

No caso, as ações das empresas de capital aberto são compradas e vendidas livremente, com intermédio de corretoras de valores e organização da B3. Graças ao avanço da tecnologia, os pregões tradicionais foram substituídos por um sistema 100% online, que permite a qualquer pessoa investir na bolsa sem sair de casa. 

Ou seja: o mercado de ações está mais acessível do que nunca, e você pode começar a negociar seus papéis em poucos passos. Continue lendo e entenda como se tornar um acionista.

O que é o mercado de ações

O mercado de ações é um ambiente de negociação para compra e venda de participações em empresas de capital aberto. No caso, cada ação corresponde a uma fração da empresa e, quando adquirida, dá ao acionista o direito de participar dos resultados do negócio — sejam positivos ou negativos. 

No Brasil, esse ambiente é a B3 (Bolsa Brasil Balcão), que surgiu em 2017 a partir da fusão entre a Bolsa de Valores e a Central de Custódia de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP). Na bolsa, também é possível negociar outros títulos mobiliários e imobiliários, como opções, bônus de subscrição, cotas de fundos de investimento, debêntures, entre outros ativos. 

O objetivo do mercado de ações é conectar as empresas que desejam captar recursos aos investidores interessados em se tornar acionistas. Para abrir seu capital na bolsa e ofertar suas ações, a empresa precisa atender a uma série de requisitos que comprovam sua solidez e transparência da gestão. 

Hoje, o mercado de ações é um ambiente bastante democrático e de fácil acesso, que busca uma base sólida e diversificada de investidores. Participam da bolsa brasileira pessoas físicas, investidores institucionais, investidores estrangeiros, empresas e instituições financeiras.

Como funciona o mercado de ações na prática 

Para entender como funciona o mercado de ações na prática, vamos explorar os principais aspectos que determinam sua dinâmica de negócios. Acompanhe ponto a ponto.

Corretoras de valores

Na prática, as negociações do mercado de ações são intermediadas por corretoras de valores, que são as únicas habilitadas a operar as transações na B3. Para comprar ações, é preciso ter uma conta em uma dessas corretoras e emitir ordens de compra ou venda — que são executadas pela instituição.

Mercado primário e secundário

As negociações do mercado de ações são divididas em dois momentos principais: 

  • Mercado primário: é a etapa de lançamento de novas ações no mercado, ou o chamado IPO (Oferta Pública Inicial), quando a empresa que abre seu capital obtém recursos ampliando suas ações
  • Mercado secundário: as negociações entram no mercado secundário quando os investidores começam a comprar e vender as ações entre si, transferindo os recursos e dando liquidez aos papéis. 

Livro de ofertas

Outro aspecto essencial do mercado de ações é o livro de ofertas, que apresenta todas as ofertas de compra e venda para um determinado papel — com as melhores sempre no topo da lista. Por isso, além de verificar o preço e variação das ações no dia, é importante acompanhar o livro de ofertas para prever os próximos negócios

Ordens de compra e venda

Ao investir no mercado de ações, você dispõe de vários tipos de ordens de compra e venda, por exemplo:

  • Ordem a mercado: contém o ativo desejado e quantidade, devendo ser executada pela corretora assim que recebida, na melhor condição de preço do mercado
  • Ordem administrada: também possui as características e quantidade de ações, mas cabe à corretora decidir qual o melhor momento para executá-la
  • Ordem limitada: traz uma indicação de preço limite que não pode ser ultrapassado (valor mínimo de venda ou máximo de compra).

Home broker e after-market

O Home broker é uma ferramenta que permite negociar ações 100% online na bolsa, por meio dos sites das corretora. Assim, o investidor pode transmitir suas ordens de compra ou venda a qualquer hora e lugar. 

Além disso, a bolsa brasileira também oferece um período de negociação fora do horário regular chamado After-Market, viabilizando as negociações após às 17h. 

Como ingressar no mercado de ações

Ingressar no mercado de ações é muito mais simples e rápido do que você imagina.

Veja como se tornar um acionista em apenas três passos.

1. Abra sua conta em uma corretora

O primeiro passo para acessar o mercado acionário é abrir uma conta em uma corretora de valores habilitada — o processo pode ser feito 100% pela internet. Mais do que simplesmente intermediar as transações, essas instituições ajudam você a escolher as melhores estratégias de investimento na bolsa. 

2. Transfira o dinheiro que pretende investir

Depois de abrir a conta, o próximo passo é transferir o dinheiro que pretende investir na bolsa e outros ativos do seu interesse. Com o capital disponível, você só precisa acessar a plataforma home broker da instituição para começar a negociar as ações.

3. Escolha suas ações

Você já está dentro do mercado de ações, mas agora vem o mais importante: saber escolher os papéis certos para seus objetivos. Para isso, você terá que utilizar metodologias de análise como a fundamentalista e técnica, acompanhar cotações e analisar o livro de ofertas, além de traçar estratégias conforme os critérios de retorno, liquidez e risco. 

Nessa hora, é importantíssimo contar com o apoio de analistas experientes como os da Capital Research, que indicam as ações com maior potencial de valorização e ajudam você a equilibrar sua carteira. Por isso, se você está decidido a entrar no mercado de ações, nosso plano Premium é o ponto de partida ideal para conquistar ganhos acima da média.

Recomendados

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

2 anos atrás

Investimentos

5 melhores podcasts para ouvir e aprender mais sobre negócios

Na Era dos Podcasts não faltam opções para quem está buscando dicas sobre ...

2 anos atrás

Investimentos

5 sites de notícias para acompanhar o mercado

Buscar informações atualizadas e confiáveis é fundamental para entender as ...

2 anos atrás