Melhores fundos de ações e como investir em gestores

Quer conhecer os melhores fundos de ações? Confira o ranking e descubra como encontrar o fundo ideal para o seu perfil.

Encontrar os melhores fundos de ações é o desejo de 10 entre 10 investidores que decidem terceirizar a gestão dos ativos de renda variável, mas não se trata de uma tarefa simples.

Isso ocorre porque não basta olhar apenas para a rentabilidade passada de um fundo de ações. É necessário, antes, entender o seu perfil de investidor e traçar a sua estratégia, para descobrir qual deles apresenta uma gestão coerente e que se relacione ao seu perfil.

Neste artigo, você vai descobrir como encontrar os melhores fundos de ações em 2020 e vai conhecer o ranking dos fundos de melhor rentabilidade em 2019.

Como encontrar os melhores fundos de ações

Encontrar os melhores fundos de ações para a sua estratégia é uma missão complexa, que envolve diversos fatores. Confira um passo a passo para não errar:

Defina a sua estratégia

O primeiro passo para encontrar os melhores fundos de ações é definir a sua estratégia de investimentos. Ela vai depender o seu perfil de investidor, dos seus objetivos e do risco que pretende tomar.

Como se vê, um fundo de ação que pode ser o ideal para um investidor, talvez não seja para outro, porque as estratégias tendem a ser diferentes.

Quer um exemplo? Um fundo de ações focado em empresas small caps é indicado para quem não tem medo de volatilidade e procura ganhos acima da média. Mas o mesmo fundo não seria recomendável para quem quer investir em ações com alguma segurança, privilegiando empresas mais robustas e capazes de sobreviver às crises.

Por isso, o primeiro passo é escolher os seus objetivos, definindo o percentual de cada ativo no seu portfólio e as metas para cada classe de ativos.

Entenda a gestão dos fundos

Superada esta etapa, é hora de descobrir como funciona a gestão dos fundos e quem são os responsáveis por conduzir a estratégia.

Por meio das cartas dos fundos, de entrevistas, podcasts e vídeos em redes sociais, você consegue descobrir quais fundos de ações possuem uma estratégia coerente com aquilo que você acredita.

Compare a rentabilidade

Ao olhar para a rentabilidade, compare os fundos entre si e com o índice de referência, o respectivo benchmark. No mercado de ações, o mais popular é o índice Ibovespa.

Mas fique atento: comparar a rentabilidade entre os fundos costuma ser o primeiro passo de quem procura os melhores fundos de ações, porém, como já vimos, essa não pode ser a prioridade.

Isso acontece porque a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. É ótimo saber que determinado fundo conseguiu superar o Ibovespa em 2019, mas você não tem como garantir que esse desempenho vai se repetir.

Por isso, a rentabilidade é apenas mais um critério de análise e comparação. Não pode ser o único, nem pode ser analisado de forma isolada, como veremos a seguir.

Compare a volatilidade

Mais do que a rentabilidade, você precisa comparar a volatilidade entre os fundos. A volatilidade mostra quanto o preço de um ativo oscila ao longo do tempo, e permite entender os riscos de um investimento.

É preferível investir em um fundo que entrega rentabilidade de 15% com baixa volatilidade, do que em um fundo que entrega rentabilidade de 16%, com altíssima rentabilidade.

Isso porque, no fundo de 16%, você está correndo muito mais riscos para ter um retorno pouco superior. A relação entre risco e retorno não compensa. 

Para facilitar essa análise, utilize o Índice de Sharpe, que faz um comparativo entre a rentabilidade e a volatilidade dos fundos.

Compare os custos 

Finalmente, é hora de comparar os custos entre os fundos de ações. O Imposto de Renda não muda, mas as taxas tendem a ser diferentes. Fique de olho na taxa de administração e de performance, para descobrir se os custos compensam. Além disso, consulte a liquidez, indicada pelo tempo necessário para resgatar os valores.

Ranking dos melhores fundos de ações de 2019

Agora que você já sabe como escolher os melhores fundos de ações, vamos conhecer os fundos de melhor rentabilidade em 2019.

Antes, vale lembrar que esse ranking pode servir como base para você iniciar seus estudos, mas não como único critério para investir, porque a rentabilidade é apenas um dos fatores a serem analisados.

1. E2M Intrust FIA: 112,01%

Em primeiro lugar no ranking de fundos de ações que mais valorizaram em 2019 está o E2M Instrut FIA, da gestora de mesmo nome.

Fundado em 2008, o fundo conseguiu essa rentabilidade por apostar em eventos e oportunidades rápidas de ganhos. Entre as ações que mais se valorizaram no período, estão o Banco Panamericano e a Eucatex

2. Guepardo Inst. FIC FIA: 99,34%

O fundo de ações Guepardo Institucional FIC FIA foi o segundo colocado entre os fundos que mais subiram em 2019.

Boa parte do resultado pode ser atribuído a dois grandes acertos do fundo: a Cosan e a JSL. Enquanto a Cosan subiu 111%, a JSL atingiu 286% em 2019, impulsionando os resultados do fundo. 

3. Tagus Fundamental FIA: 86,66%

A gestora carioca Tagus fechou o ano de 2019 comemorando o desempenho do fundo Tagus Fundamental FIA, cuja rentabilidade alcançou 86,66% no período.

A rentabilidade foi 55,06 pontos percentuais superior ao Ibovespa. Para isso, o fundo conta com uma gestão arrojada, por meio de “estratégias que podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado”, como alerta o site da gestora.

4. Trígono Flagship Small Caps FIC FIA: 69,01%

Especializado em small caps, as empresas com valor de mercado reduzido da Bolsa de Valores, o fundo Trígono Flagship Small Caps alcançou rentabilidade de 69,01% em 2019, contra 58,20% do Índice Small Cap.

5. Lis Value FIA: 68,99%

O fundo Lis Value FIA ficou em quinto lugar no ranking, com rentabilidade de 68,99%.

De acordo com a gestora, o fundo faz “análise fundamentalista para seleção de ativos com grande discrepância entre preço e valor, possivelmente adotando posições contrarian às do mercado”. 

Fundos de ações premiados

Além desses cinco fundos de maior rentabilidade, vale a pena dar atenção aos três fundos de ações premiados no ranking de melhores fundos criado pela InfoMoney em parceria com a escola de negócios Ibmec.

O objetivo é premiar os fundos com rentabilidade consistente, já ajustada ao risco. De acordo com a metodologia própria do prêmio, os três primeiros colocados em 2019, considerando também os dois anos anteriores, foram:

  • 1º: Real Investor FIA
  • 2º: Brasil Capital FIA 
  • 3º: Equitas Selection FIC FIA.

Melhores fundos de ações e carteira recomendada 2020

Entender como selecionar os melhores fundos de ações é essencial para quem deseja terceirizar a análise e a gestão de empresas a profissionais com experiência no assunto. Mas isso não basta para você alcançar a independência financeira e atingir os seus resultados no longo prazo.

Você vai precisar fazer a alocação correta do seu portfólio, em aplicações que fazem sentido dentro do seu perfil de investidor. Mas onde investir?

Na Capital Research, você conta a Carteira Capital, montada pelo nosso time de analistas e especialistas. São ativos de renda fixa, ações e fundos imobiliários, selecionados a partir de amplos estudos, para quem busca acumulação de capital com foco no longo prazo.

O auxílio de profissionais de casas de análises é especialmente recomendado para quem prefere se dedicar à própria carreira profissional, deixando o trabalho de analisar o mercado financeiro para quem ganha a vida com isso.

Faz sentido para você? Se você gostou do artigo, não esqueça de assinar a newsletter da Capital Research, para receber atualizações diárias sobre o mercado financeiro na sua caixa de entrada.

Recomendados

Investimentos

Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Fundos multimercado são aplicações administradoras por gestoras para entregar ...

3 anos atrás

Investimentos

Fundos DI: o que são e vale a pena investir?

Entenda como funciona os Fundos DI, quais as vantagens e desvantagens e muito ...

3 anos atrás

Investimentos

Fundos de ações: Entenda o que são e como investir

Entenda o que são fundos de ações, como investir e se esse tipo de investimento ...

2 anos atrás