MALL11: Saiba tudo para investir certo neste fundo imobiliário

Saiba como funciona o FII MALL11 e entenda se vale a pena investir nesse fundo.

MALL11

Fundos imobiliários (FIIs) são investimentos pelos quais um grupo de pessoas físicas e jurídicas são conjuntamente proprietárias de determinados imóveis de grande porte, como prédios comerciais, shoppings, hospitais etc. Esses investidores obtêm renda principalmente com o aluguel desses empreendimentos.

Os FIIs são, portanto, uma opção à compra de imóveis, já que são gerenciados por um gestor e não requerem que o investidor arque com custos como condomínio e IPTU, além de muitos outros incômodos, como problemas com locatários, inclusive calotes, manutenção e vacância.

Entre as principais desvantagens desses fundos estão a possível desvalorização dos imóveis (ou uma valorização menor) e a pouca liquidez, já que para resgatar o rendimento antes do prazo, será preciso negociar suas cotas no mercado secundário.

Lembrando que aqui estamos falando dos chamados fundos imobiliários de tijolos, como são chamados no mercado. Existem também os fundos de papéis, como as LCIs e CRIs, e fundos de fundos, que compram participações em outros fundos imobiliários, que podem ser de papel, tijolo ou híbridos.

Neste artigo, vamos abordar as características do FII MALL11 Brasil Plural.

O que é MALL11 – MALLS Brasil Plural?

O fundo iniciou suas atividades em 2017 e possui uma participação majoritária na propriedade do Maceió Shopping, localizado em Maceió, Alagoas. O MALL11 é administrado pela Genial Investimentos e gerido pela BRPP Gestão de Produtos Estruturados.

O foco desse fundo imobiliário é o aluguel da propriedade, além da prospecção de novas oportunidades para compor o portfólio do fundo, buscando a alocação eficiente de recursos disponíveis para proporcionar maior rentabilidade ao fundo e a seus cotistas.

Como funciona o MALLS Brasil Plural

Os fundos imobiliários em geral se comportam como ativos de renda variável, por estarem sujeitos ao mercado. São, entretanto, interessantes para investidores de todos os perfis, tanto conservador quanto moderado ou arrojado, não para que se invista todo o patrimônio, mas uma parte dele.

Assim também acontece com o MALL11, que, desde seu IPO, em 2017, valorizou-se em 15,50%. Entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, o fundo rendeu 335,35% a mais que a poupança. Vale lembrar que muitas vezes o MALL11 também atua em baixa, e sendo assim, é considerado um investimento de risco e de longo prazo.

Como investir no MALL11

Os fundos imobiliários são adquiridos por meio do Home Broker das corretoras financeiras ou bancos. Por isso, para adquirir o MALL11, é preciso ter uma conta em uma dessas instituições e negociar pelo Home Broker delas.

Vale a pena investir no MALL11?

O MALL11, como qualquer FII, é um investimento com certa volatilidade, e existem riscos inerentes. Ele pode ser visto como um fundo de ações, por exemplo, e podem, sim, fazer parte de um portfólio equilibrado de investimentos.

A taxa de administração do fundo é de 0,5%. Já o Imposto de Renda de qualquer FII é de 20% sobre os rendimentos, tributados na hora do resgate.

Conheça aqui 5 investimentos isentos de IR!

Além disso, alguns bancos e corretoras cobram uma taxa de corretagem, que varia de acordo com a instituição.

Quer encontrar os investimentos mais adequados ao seu perfil? Acesse o site da Capital Research, inscreva-se e receba nossos relatórios diários!

Recomendados

Investimentos

Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Fundos multimercado são aplicações administradoras por gestoras para entregar ...

5 anos atrás

Investimentos

Fundos DI: o que são e vale a pena investir?

Entenda como funciona os Fundos DI, quais as vantagens e desvantagens e muito ...

4 anos atrás

Investimentos

Taxa de administração dos fundos: o que é e como é cobrada

Descubra o que é taxa de administração em fundos de investimento e como analisar ...

4 anos atrás