Investindo em ações: os primeiros passos da jornada

Você quer ganhar dinheiro investindo em ações? Essa é uma das melhores opções para o longo prazo. Entenda como começar.

Ganhar dinheiro investindo em ações é a ambição de muitos investidores no mercado financeiro, mas não se trata de uma tarefa fácil.

Para investir em ações, você vai precisar dedicar várias noites ao estudo da bolsa de valores, onde as ações são negociadas, e das empresas listadas. É trabalhoso, mas o resultado compensa, porque nenhuma classe de ativos supera a rentabilidade das ações no longo prazo.

Embora exija dedicação e estudo, investir em ações não é um bicho de sete cabeças, como você vai descobrir a seguir. Neste artigo, você vai entender, por meio de um passo a passo simplificado, como ganhar dinheiro investindo em ações.

Investindo em ações: por onde começar

A primeira coisa que você precisa saber para ganhar dinheiro investindo em ações é que há várias maneiras de fazer isso, e não existe uma receita de bolo que se aplique a todos os casos. O mercado de renda variável envolve riscos e cabe a você interpretá-los para encontrar as melhores oportunidades.

A seguir, separamos três coisas que você precisa ter em mente para começar a investir em ações com base na análise fundamentalista, a mais recomenda para o longo prazo. São os primeiros passos dessa jornada.

Fique longe de promessas de ganhos fáceis

Sempre que você ouvir alguém garantindo retornos extraordinários em prazos curtos, mantenha distância. Na renda variável, ninguém – absolutamente ninguém – é capaz de garantir qualquer tipo de retorno. Estar exposto à renda variável é investir na incerteza, principalmente quando falamos em curto prazo. Por isso, promessas de ganhos fáceis geralmente são associadas a golpistas e aproveitadores

Estude o funcionamento do mercado de ações

Não há outra saída para quem deseja ganhar dinheiro investindo em ações: é preciso conhecer e estudar a fundo o mercado de renda variável. Leia livros, faça cursos, tenha um mentor, participe de fóruns de discussão, leia relatórios de casas de análise e siga produtores de conteúdos nas redes sociais. Listamos algumas perguntas básicas que você precisa ser capaz de responder para investir em ações:

  • O que é uma ação?
  • Qual a diferença entre ação ordinária e preferencial?
  • O que é rentabilidade?
  • O que é volatilidade?
  • O que são dividendos?
  • O que é liquidez?
  • O que é índice Ibovespa?
  • Como funciona uma corretora de valores?
  • O que é home broker?
  • O que é day trade e swing trade?
  • Qual a diferença entre estar comprado e estar vendido?

 

Conheça os fundamentos das ações

Depois de entender como funciona o mercado de ações, é hora de estudar os fundamentos das ações. Ou seja: você precisa ser capaz de avaliar a saúde financeira de uma companhia e as suas perspectivas para o futuro, com base nos dados dos seus resultados e balanços financeiros. Você vai precisar se familiarizar com a contabilidade das empresas, compreendendo termos como receita, lucro bruto, margem líquida, lucro líquido, Ebitda, endividamento, Capex e outros.

Investindo em ações na prática: passo a passo

Como vimos, ganhar dinheiro investindo em ações não é uma tarefa simples. Mas, agora que você já sabe pode onde começar e entendeu como funciona a bolsa de valores, podemos avançar para um passo a passo simplificando para que você consiga investir em ações na prática.

Monte sua reserva de emergência

Antes de investir em ações, é recomendável criar a sua reserva de emergência. Na reserva de emergência, você precisa guardar um valor equivalente a 6 a 12 vezes o seu custo de vida mensal, para acessar esse dinheiro em casos urgentes. Se você não fizer isso, corre o risco de perder dinheiro ao precisar sacar os valores investidos nas ações em um curto prazo.

Defina sua estratégia de investimentos

Depois de montar a sua reserva, é hora de definir a sua estratégia de investimento em ações. Há basicamente três opções:

  • Stock picking: comprar e vender ações de forma recorrente
  • Value investing: comprar boas ações a preços descontados
  • Buy and hold: comprar boas ações de forma recorrente e manter para o longo prazo.

Vale a pena estudar cada uma dessas estratégias para descobrir aquela que faz mais sentido para os seus objetivos e o seu perfil de investidor.

Monte a sua carteira de ações ideal

Definida a sua estratégia, é hora de montar a sua carteira de ações ideal, com as empresas que você analisou e identificou boas oportunidades de compra. Essa carteira pode ser flexível, mas é preciso fazer um esboço para dar os próximos passos. Não esqueça de diversificar para correr menos riscos.

Abra sua conta em uma corretora

Para investir em ações diretamente, você vai precisar abrir uma conta em uma corretora de valores, que dá acesso ao mercado de ações diretamente. Para escolher, compare taxas, custos e funcionalidades.

Transfira os valores e comece a investir

Depois de abrir a sua conta, basta transferir os valores e dar início aos seus investimentos, seguindo a sua estratégia e a sua carteira ideal que foi montada anteriormente. 

Seja consistente e paciente

Obter sucesso e ganhar dinheiro investindo em ações não é algo que acontece de uma hora para outra. Os maiores retornos das ações ocorrem no longo prazo, com o auxílio dos juros compostos. Por isso, seja consistente na sua estratégia, acompanhe os resultados e tenha paciência.

Investindo em ações com a Capital Research

Como deve ter percebido, você não vai aprender a investir em ações de um dia para o outro. Trata-se de uma longa jornada de aprendizado.

A boa notícia é que você não está sozinho nessa caminhada. A Capital Research é uma casa de análise especializada em renda variável, com analistas especializados no mercado de ações.

Assinando a plataforma, você recebe relatórios com indicações das melhores oportunidades de ganhos no longo prazo. Nossa equipe faz o valuation, calcula o preço justo e mostra a tese de investimento em relatórios com os preços alvos de cada ativo, para que você decida se aquelas recomendações fazem sentido para a sua carteira.

Faça sua assinatura da Capital Research e descubra como potencializar suas chances de ganhar dinheiro investindo em ações.

Recomendados

Investimentos

Ações preferenciais ou PN: entenda qual a vantagem

Ações preferenciais ou PN são ações com prioridade na distribuição de ...

3 anos atrás

Investimentos

Ações mais baratas da Bolsa: quais são e quando comprar?

Classificar uma Ação como barata tem a ver com seu potencial de valorização ...

2 anos atrás

Investimentos

Ações recomendadas e dicas para investir (GUIA)

Apenas seguir ações recomendadas não é caminho mais indicado na sua jornada de ...

2 anos atrás