Investimento binário: o que é, como funciona e como operar

Quer apostar na queda ou valorização de um ativo e negociar em curtíssimo prazo? Então, conheça o investimento em opções binárias.

Já ouviu falar em investimento binário? A modalidade – que ainda não é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil – vem crescendo mundo afora.

Em vez de ser um tipo de aplicação na qual o dinheiro rende juros ou dividendos, as opções binárias são praticamente como uma aposta. Assim, a possibilidade de ganhos é realmente alta, mas seus riscos também são consideráveis.

Tem interesse em saber o que é investimento binário e como ele funciona? Então, siga a leitura e descubra!

Investimento binário: o que são opções binárias?

Quando a gente fala em investimento, logo pensamos nas condições tradicionais de aplicação: alguém compra um título ou ativo e recebe juros ou dividendos pelo valor investido. Há a ainda a famosa especulação, quando o investidor faz a aquisição de um papel ou bem por um preço com a expectativa de vendê-lo por um valor mais alto, no futuro.

Ou seja, investir significa aplicar seu dinheiro em algum tipo de investimento com o objetivo de que esse capital cresça ao longo do tempo. É o dinheiro fazendo mais dinheiro.

No entanto, as opções binárias funcionam de uma forma diferente: o investidor deve acertar um “palpite” sobre a movimentação de preço de determinado ativo.

Assim, ele pode apostar que a cotação de uma moeda vai aumentar ou diminuir em certa quantidade de tempo. Caso acerte, o investidor recebe um percentual do valor aplicado como “aposta”.

Então, o investimento binário é a tentativa de prever as próximas oscilações do mercado e receber uma espécie de “bonificação” pelos acertos.

Como o investimento binário funciona

Basicamente, as opções binárias funcionam como uma aposta. Assim, o investidor vai aplicar determinada quantia de dinheiro na queda ou aumento da cotação de certo ativo, em prazo estipulado.

Quando o período se encerra e o resultado chega, o acerto é bonificado e erro gera a perda do valor investido. 

Por exemplo: um investidor de opções binárias pode apostar que, em 3 horas, o dólar estará cotado em R$ 5,30. Ao passar do tempo, caso o preço esteja exatamente no número apostado, ele ganha um percentual fixo do valor em dinheiro que apostou. Mas, se a cotação for diferente, o investidor perde o que foi investido.

Assim, as opções binárias são um tipo de investimento com pagamentos atrativos. Seu risco, no entanto, também é alto.

Basicamente, os elementos centrais das opções binárias são:

  • Ativo – moedas, índices de ações, commodities e outros
  • Tempo de duração do investimento – o palpite em datas e horas
  • Aposta – a direção indicada pelo investidor, que pode ser:
    • Higher – o ativo vai valorizar
    • Lower – o ativo vai desvalorizar.

Investir em operações binárias é seguro?

Existe uma grande polêmica a respeito do investimento binário em todo o mundo. No Brasil, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ainda não regulamentou esse tipo de operação.

A comissão fiscaliza e autua empresas que oferecem opções binárias. Então, não há como investir de maneira legal dentro do Brasil, mesmo que as ofertas sejam feitas por instituições estrangeiras em território brasileiro.

No entanto, nada impede que uma pessoa faça investimentos em opções binárias fora do país. Inclusive, a própria CVM informa sobre isso em um de seus alertas. Então, se você está pensando em apostar nessa modalidade, terá que recorrer a corretoras estrangeiras e atuar em outros países.

 

Cuidado com golpes

Quando você aplica em ações, por exemplo, a instituição financeira apenas faz a intermediação entre o acionista e a emissora do papel. Com as operações binárias, a situação muda. Nesse caso, é uma relação de investimento direta entre a corretora e o investidor.

Ou seja, o investidor binário lança seu palpite à corretora e, se houver acerto, ela é a responsável por pagar o valor combinado. Caso contrário, a empresa absorve totalmente o investimento que recebeu. Todo o pagamento é feito pela operadora e, portanto, o risco da operação é muito grande.

Além disso, vale ressaltar que opções binárias não são permitidas no Brasil. Então, se você recebeu alguma oferta de investimento neste sentido para ser feita em território brasileiro, já desconfie de golpe. Só invista em operações binárias quando tiver certeza da solidez da operadora e de que o investimento não será realizado no país.

Como operar com investimentos binários

Como vimos, você deverá entrar em contato com uma corretora internacional para operar opções binárias.

Então, pesquise pelas empresas que operam esse tipo de investimento fora do Brasil. Analise criteriosamente todas as condições para a aplicação – como valores, custos e regras. Essa prévia é fundamental para que você consiga se resguardar o quanto for possível.

Em seguida, verifique as opções disponíveis e o quanto você está disposto a apostar sobre ela. Basta acompanhar o mercado e seus resultados para saber se houve erro ou acerto no investimento.

Quer ter mais dicas para investir e rentabilizar seu dinheiro? Então, continue sua leitura pela Capital Research e faça boas e rentáveis escolhas.

Recomendados

Investimentos

Opções Binárias: É seguro investir nesse tipo de operação?

Já ouviu falar em opções binárias? Entenda como funciona esse tipo de operação, ...

4 anos atrás

Investimentos

6 dicas para ficar rico: você também pode alcançar a riqueza!

Confira uma lista com 6 dicas para ficar rico combinando economia de despesas, renda ...

4 anos atrás

Investimentos

Investidor de risco: o que é e qual a sua importância para o mercado?

Saiba o que é um investidor de risco e entenda qual o papel que ele desempenha ...

4 anos atrás