Fundo de Previdência privada: o que é e como investir?

Entenda como funciona um fundo de previdência privada e saiba quais são as vantagens e desvantagens desta opção de investimento.

O Fundo de Previdência Privada é uma aplicação financeira recomendada para quem deseja investir os seus recursos com o objetivo de garantir estabilidade e independência financeira na aposentadoria. Isso porque, essa modalidade de investimento possibilita acumular recursos por meio de aportes mensais. O valor e período de contribuição é determinado de acordo com o perfil do investidor.

Ao aplicar um valor mensal contínuo no Fundo de Previdência Privada, o cotista se beneficia dos juros compostos para multiplicar os seus ganhos ao longo do tempo. Após o período de contribuição determinado, o cotista pode optar por receber os rendimentos de forma integral ou parcial através de um salário mensal vitalício.

Quer saber se esse é o melhor investimento de acordo com o seu perfil de risco? Entenda como funciona um fundo de previdência, suas vantagens, desvantagens e como investir.

O que é e como funciona um fundo previdência privada?

O Fundo de Previdência Privada é um plano de aposentadoria oferecido para interessados em investimentos de longo prazo por instituições financeiras, seguradoras e corretoras fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

O dinheiro aplicado em uma previdência privada é investido pelo gestor do fundo. O valor investido pode ser resgatado integralmente após cumprido um prazo de carência – que deve ser de, no mínimo, 60 dias e, no máximo, 2 anos, a partir da contratação. Os valores resgatados são acrescidos de juros e os cotistas podem receber seus rendimentos de forma integral ou parcial em pagamento de salários.

Por conta disso, o investimento em previdência privada envolve dois custos principais: a taxa de administração e a taxa de carregamento que é cobrada por algumas instituições pela gestão e distribuição dos planos de previdência. Essas taxas devem ser levadas em consideração, pois impacta diretamente na rentabilidade do capital aplicado.

Tipos de Fundo de Previdência Privada

Existem dois tipos de Fundos de Previdência: O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

 

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)

Esse plano permite abater até 12% da renda bruta anual das aplicações na declaração completa do Imposto de Renda, que será calculado em cima de todo o valor acumulado — e não apenas sobre a rentabilidade do capital investido.

 

Plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)

Esse tipo de plano não permite o abatimento das contribuições por meio da declaração do Imposto de Renda. No entanto, ao resgatar o benefício, a tributação será aplicada somente sobre a rentabilidade e não sobre o valor total aplicado.

Vantagens e desvantagens do Fundo de Previdência Privada

Conheça as vantagens e desvantagens do fundo de previdência privada para avaliar se essa pode ser considerada uma boa opção de investimento. 

Vantagens da previdência privada:

  • Garantia de renda no futuro;
  • Abatimentos no IR;
  • Sucessão patrimonial.

Desvantagens da previdência privada:

  • Taxas altas de administração e carregamento;
  • Baixa rentabilidade;
  • Período de carência para resgate.

Como investir em Fundo em Previdência Privada

Antes de investir em Fundo de Previdência Privada pesquise o histórico dos gestores  pelos quais você gostaria de investir. Avalie ainda a estratégia adotada e os riscos envolvidos.

Para saber o quanto investir, busque uma assessoria especializada para definir o melhor investimento para você. A Onze Investimentos oferece uma calculadora que ajuda a saber quanto investir em um fundo de previdência privada para garantir uma aposentadoria tranquila.

Gostou do conteúdo? Então assine a newsletter da Capital research e receba, diariamente, atualizações sobre o mundo dos investimentos.

Recomendados

Investimentos

INSS ou Previdência Privada: qual opção vale mais a pena?

Confira tudo o que você precisa saber sobre INSS e previdência privada e como ...

4 anos atrás

Investimentos

Como a Reforma da Previdência pode afetar seus investimentos

Saiba como mudanças relacionadas à reforma podem afetar determinados ...

4 anos atrás

Investimentos

Previdência privada: Vale a pena investir? Quais as vantagens?

Confira dicas para saber se investir em previdência privada vale a pena. Saiba o que ...

4 anos atrás