Empresas que mais pagam dividendos: quais são os tipos e como investir

Saiba como identificar as empresas que mais pagam dividendos!

Empresas que mais pagam dividendos

Com a reduzida taxa de juros nacional puxando para baixo, os proventos de investimentos em Renda Fixa tornaram-se tarefa quase indispensável para os investidores brasileiros.

Buscando opções de Renda Variável, o número de pessoas que investe em Ações na Bolsa de Valores Brasileira, a B3, vem batendo recordes: já passavam de 1,4 milhões em setembro de 2019.

Existem, porém, muitas formas de atuar na B3. Adotar a estratégia mais adequada para tal, depende essencialmente das características associadas ao perfil de investidor de cada um.

Para os identificados com um perfil entre Conservador e Moderado, dispostos a aguardar por lucros de médio e longo prazo, o ideal é investir nas empresas que mais pagam dividendos na Bolsa.

Vantagens de investir nas empresas que pagam mais dividendos

Quando uma pessoa adquire ações de uma empresa na Bolsa de Valores, ela torna-se acionista da organização em questão. Além do dinheiro referente à valorização das próprias ações, essas mesmas empresas listadas na Bolsa são obrigadas, por lei, a repartir um mínimo de 25% do lucro total, que obtêm com seus respectivos acionistas.

Portanto, dividendos são parcelas do lucro de uma empresa de capital aberto que ela entrega a seus acionistas. Já a regularidade com que esses pagamentos são realizados, varia de empresa para empresa e pode ser mensal, trimestral ou anual.

Investir nas empresas que mais pagam dividendos representa uma alternativa de fonte de renda mensal tão promissora que, dependendo das escolhas, é possível até mesmo, passar a viver de dividendos.

Tal escolha de investimento, é claro, não tem retorno certo, tal como ocorre com todos os outros investimentos. Antes de chegar lá, é preciso muito estudo, análise e paciência.

Ainda que os dividendos concedam uma renda passiva (o dinheiro entra de forma limpa na conta do investidor, sem custo, trabalho ou tributação), pois tendem a visar o longo prazo. A chave para o sucesso é a empresa seguir gerando lucro – uma característica das organizações mais consistentes.

>>> Além dos dividendos, as empresas podem distribuir 25% de seus lucros na forma de Juros Sobre Capital Próprio (JCP). Enquanto os dividendos são livres de tributação, o JCP é taxado em 15% pela Receita Federal.

O que influencia no rendimento dos dividendos

De maneira geral, quanto mais rentável, lucrativa e estável for a empresa, melhores serão seus dividendos. Como o lucro que cada empresa obtém varia a cada ano, o mesmo acontece com o valor que elas concedem em dividendos.

Dentro do mínimo de 25%, cada organização escolhe o quanto do lucro será revertido em dividendos ou será reinvestido na própria empresa.

Cada empresa possui ainda sua própria estratégia de pagamentos: ainda que as que pagam dividendos com maior frequência, mensalmente ou trimestralmente por exemplo, sejam opções atraentes, o volume total que é pago anualmente aos acionistas, possivelmente de uma só vez, deve ser notado como mais importante.

Mesmo que longos períodos de queda no valor das ações possam prejudicar os dividendos, curtas variações não costumam afetá-los.

Para ajudar o investidor a escolher as empresas que mais pagam dividendos, existe uma fórmula matemática que calcula seus respectivos Dividend Yield (DY) – o rendimento de cada dividendo.

Tal fórmula estabelece qual é a relação entre o valor que é distribuído em dividendos pela empresa e suas Ações ao dividir o valor que é esperado em dividendos pelo preço do Ativo em questão. Em geral, um resultado no cálculo acima de 7% indica que a empresa paga os melhores dividendos.

Tipos de empresas que pagam mais dividendos

As empresas que registram lucros estáveis e previsíveis e que já estão há algum tempo no mercado, geralmente pagam mais dividendos a seus investidores.

Isso porque o dinheiro que elas geram logo vira lucro líquido e pode, portanto, ser redistribuído entre seus acionistas.

Assim, as empresas que mais pagam dividendos costumam compartilhar algumas características em comum:

– Apresentam lucros previsíveis e regulares;
– Têm atividade estável, sem anunciar fusões, novos projetos ou reinvestimentos;
– Possuem largo histórico na Bolsa e boa gestão;
– Costumam pagar os dividendos sem tanta frequência e com maior volume.

Por requisitar as características acima, os melhores dividendos costumam ser pagos por empresas que integram alguns segmentos específicos, tais como:

– Setor de energia elétrica;
– Setor financeiro (bancos);
– Setor de saneamento.

Dicas para investir em empresas que pagam mais dividendos

A diversificação de investimentos é uma das melhores formas de atuar no mercado financeiro. Se optar por investir também em empresas que pagam dividendos como forma de ganhar uma renda extra, tenha em mente que essa é uma aplicação que rende melhor a longo prazo.

É importante também pensar na valorização das próprias Ações e não só no quanto receberá por elas em dividendos – a combinação desses dois fatores é o que costuma potencializar o lucro do investidor.

Antes de escolher, analise fatores como o segmento em que a empresa atua, seu histórico de desempenho, sua situação atual no mercado, seu endividamento e suas perspectivas de crescimento. Uma dica é acompanhar a agenda de dividendos de cada empresa dentro da plataforma de acesso à B3 que a corretora ou instituição financeira fornece ao investidor.

As informações costumam ser atualizadas diariamente, inclusive as estimativas do quanto será pago em dividendos. É também por meio dessa mesma plataforma que o investidor adquire Ações das empresas selecionadas.
Dúvidas sobre investimento? Consulte a Capital Research e recebe nossas recomendações!

Recomendados

Investimentos

Novo Mercado: como funciona esse segmento na Bolsa de Valores?

O que é preciso para integrar a lista do Novo Mercado da B3 e quais as ...

2 anos atrás

Investimentos

Como viver da Bolsa de Valores: 5 dicas para atingir esse objetivo

Viver de investimentos no mercado de capitais pode ser uma meta atingível. Saiba ...

2 anos atrás

Investimentos

Conheça as 8 maiores bolsas de valores do mundo

Saiba onde estão as maiores bolsas de valores do planeta e conheça mais sobre elas. ...

2 anos atrás