O que são despesas operacionais e como calcular

Ter ciência das despesas operacionais de uma empresa é fundamental para manter o bom funcionamento dela.

despesas operacionais

Ter a saúde financeira da empresa em dia é bastante importante para não se preocupar em acabar o mês no vermelho. As despesas operacionais estão inseridas no controle financeiro de todas as empresas. Fique atento para entender o que são, quais são os principais tipos e como calcular. As despesas operacionais fazem parte da gestão financeira de uma empresa. Saiba mais sobre as despesas operacionais neste artigo!

O que são despesas operacionais

Todos os gastos indispensáveis para o funcionamento de uma empresa são considerados despesas operacionais. Eles costumam ser previstos e têm como objetivo final manter o bom funcionamento do negócio.

As despesas operacionais não estão relacionadas com a produção da empresa, mas sim com tudo aquilo que é necessário para mantê-la como salário dos funcionários e seus encargos, impostos, gastos de aluguel, luz, água, internet, material de escritório, ou seja, tudo aquilo que é necessário para o seu funcionamento.

Quais os principais tipos de despesas operacionais?

As despesas operacionais estão divididas em dois tipos:

Fixas: aquelas que estarão presentes todos os meses com o mesmo valor.

Variáveis: previstas para momentos específicos e o valor pode ser diferente em cada período.

Elas também podem ser subdivididas em despesas administrativas, comerciais e específicas.

Despesas administrativas são relacionadas com os salários e seus encargos, vale alimentação/refeição, vale transporte, contas (água, luz, internet, aluguel, IPTU), impostos, seguros e etc.

Despesas comerciais que são gastos relacionados a comunicação da empresa (assessoria de imprensa, marketing e publicidade), brindes, comissões, combustível e manutenção de frota entre outros.

Despesas específicas são aquelas que cada empresa tem e que não são exatamente iguais para todas do setor ou de outras categorias.

Como calcular as despesas operacionais?

É muito importante conhecer todas as despesas operacionais da empresa. Saber quantas vezes ao ano que elas ocorrem, ou seja, se são mensais, trimestrais ou até mesmo anuais.

Veja o que é importante para calcular as despesas operacionais:

  • Identificar todas as despesas:  até mesmo aquelas de valor quase insignificante e ver quais são os períodos de cada uma.    
  • Divida-as por categoria:  salários, benefícios, contas, impostos, comunicação e outras. Ao usar um software de contabilidade, as despesas serão mais facilmente identificadas dessa forma.

Não há uma fórmula exata para este cálculo, mas é necessário somar separadamente cada categoria. Cada empresa tem despesas voltadas às suas necessidades      por isso é necessário prestar atenção e conhecer a fundo sua operação. Entender o seu negócio é primordial para saber se suas despesas operacionais são baixas ou altas e analisar no que pode melhorar.

Onde as despesas operacionais são aplicadas nas empresas

Já mencionamos anteriormente custos fixos e variáveis, mas agora especificaremos onde cada um está inserido dentro da empresa. É bem simples esta identificação. Após fazer a lista, é possível identificar quais ocorrem todos os meses e quais não.

Despesas fixas:

  • Salários e encargos.
  • Seguros.
  • Benefícios.
  • Comunicação (manter o contrato com a empresa por tempo fechado).

Despesas variáveis:

  • Contas de luz, água, telefone (estão presentes todos os meses, mas o valor varia sempre).
  • Material de escritório.
  • Manutenção de equipamentos (revisão de carro de frota, computador, elevador e etc.).

Importância de analisar as despesas operacionais de uma empresa

É importante fazer uma análise das despesas operacionais da empresa para entender se elas estão dentro do orçamento e não vão bagunçar como seu fluxo de caixa. Compare-as ano a ano e cada categoria para entender tudo o que acontece.

A Capital Research busca orientar investidores sobre finanças e negócios em geral de maneira descomplicada. Para continuar bem informado, cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter.

Recomendados

Investimentos

Acionista Minoritário: Conheça os direitos, vantagens e porque se tornar um

Conheça os dispositivos legais para exercer poder na empresa em que investe, sendo ...

2 anos atrás

Investimentos

Como a técnica tape reading tem influenciado investimentos há quase um século

Método auxilia a ler o mercado e saber qual caminho seguir em direção aos ...

3 anos atrás