Day trade: como começar operações de curto prazo na bolsa

Investir em ações no day trade significa comprar e vender em um mesmo dia. Saiba como começar e como montar sua estratégia.

Você quer saber como funciona o day trade e como começar a operar no mercado de ações? Então, está no lugar certo!

Neste texto, vamos explicar a você tudo sobre a modalidade de investimentos de curtíssimo prazo. Através da compra e venda de ações na bolsa de valores, é possível ter bons rendimentos com os papéis.

Siga acompanhando para aprender mais!

Day trade: como começar a investir?

Mais e mais pessoas vêm pesquisando sobre o day trade e maneiras para investir em ações. Se esse é seu caso, fique por aqui. A seguir, você terá as principais informações sobre a maneira para negociar papéis.

 

Entendendo o day trade

As ações são ativos que sofrem alterações de preço constantemente. Um papel pode começar o pregão a um valor e terminar com outro completamente diferente.

Os investidores mais ousados aproveitam as oscilações de valores para ganhar dinheiro comprando e vendendo as ações no mesmo dia.

Assim, o day trade é o formato de investimento em que há negociação de ações no curtíssimo prazo. Ou seja, o investidor espera comprar os ativos por um preço baixo e os vender por um valor maior. Nesse formato, o foco da rentabilidade não está no ganho por negociação, mas, no volume de operações.

 

Perfil do investidor no day trade

O operador do day trade é um investidor ousado e com boa capacidade de análise técnica de investimentos.

Dessa forma, o day trader tem altas expectativas de ganhos com as aplicações financeiras. Ao mesmo tempo, ele também é bem tolerante aos riscos inerentes à renda variável.

Além disso, o investidor que compra e vende ações no mesmo dia deve conseguir analisar os papéis tecnicamente, observando gráficos, padrões de candle, scalping, padrões de figuras e outros fatores dos ativos.

Como você pode ver, não há como começar no day trade sem experiência e muito conhecimento sobre o mercado de ações.

 

Corretora para day trade

Para operar no mercado de ações – seja em investimentos day trade, seja em médio e longo prazo – o investidor precisa de uma corretora. A instituição financeira faz o trabalho de intermediação entre a bolsa de valores (B3) e o trader. 

Para ter acesso aos ativos, o investidor deverá, então, abrir uma conta na corretora e operar pelo home broker. A plataforma da instituição permite que o day trader visualize os pregões e opere comprando e vendendo os papéis.

Como investir no day trade

As operações no mercado de ações estão cada vez mais acessíveis ao grande público. Se, antes, apenas profissionais de dentro das corretoras podiam operar na Bolsa de Valores, agora, basta ter acesso à internet para ser um day trader.

Confira, assim, como começar no day trade a negociar ações:

 

1 – Abrir conta de investimentos na corretora

Como vimos, você precisa ter a intermediação de uma corretora para poder investir em ações. Para isso, será necessário abrir uma conta em uma instituição financeira.

Para essa etapa, esteja atento aos custos que a corretora cobra. Além do próprio serviço da conta, poderão existir taxas referentes à administração, gestão, performance, custódia e diversos outros valores.

Também verifique todos os impostos e demais custos que a empresa possa recolher juntamente aos demais gastos do investimento. Por fim, pesquise pela reputação da corretora no mercado, sua relação com clientes e facilidade de contato.

 

2 – Operar pelo home broker

Pesquisa realizada e conta de investimentos aberta, é hora de você começar a operar como day trader. Assim, abra o home broker durante o horário de negociação da B3 – entre 10h e 18h. Durante esse tempo, negocie as ações.

 

3 – Negociar as ações

A grande sacada do day trade é saber o momento exato de comprar e de vender os ativos. Assim, seu objetivo é adquirir papéis baratos e vendê-los mais caros.

Além disso, entender os seus próprios limites para perdas e ganhos é importante para evitar grandes prejuízos. Assim, configure o stop loss com margens aceitáveis de perda e negocie as ações dentro das suas expectativas como day trader.

Dicas para começar como um day trader

O investidor do day trade é arrojado e focado nos investimentos. Veja dicas para ser um day trader de sucesso:

  • Crie estratégias claras de investimento: saiba o quanto quer ganhar e em quanto tempo
  • Seja arrojado, mas tenha limites: os investidores ousados estão propensos a riscos maiores. Porém, seja o mais realista possível e não flexibilize os stop loss
  • Mantenha a disciplina e as emoções no lugar: grandes ganhos ou grandes perdas podem mexer com o emocional do day trader. Portanto, tenha foco nos seus objetivos, operando com o máximo de tranquilidade possível
  • Day trade toma tempo: entenda que as operações de curtíssimo prazo têm mais chances de sucesso quando o investidor consegue se dedicar à atividade
  • Aperfeiçoe a análise técnica: estude maneiras para fazer avaliações mais precisas.

Na Capital Research, você tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em investimentos e conseguir operar com maiores ganhos no day trade. Acesse nossos conteúdos exclusivos e fique por dentro das carteiras recomendadas.

Recomendados

Investimentos

Day trade: como funciona na prática (e dá dinheiro?)

Tire suas dúvidas sobre day trade, como funciona esse tipo de investimento na bolsa ...

3 anos atrás

Investimentos

Imposto no day trade: alíquota e como declarar o IR

Descubra como funciona o imposto no day trade, prazo para a emissão da DARF e passo ...

2 anos atrás

Investimentos

IR Trade: como lidar com o Imposto de Renda no Day Trade?

IR Trade: saiba tudo sobre como conduzir tributos e impostos gerados nas operações ...

2 anos atrás