Corporate Banking: o que é? Entenda mais sobre esse tipo de banco

Entenda o que é Corporate Banking e quais serviços este tipo de banco oferece. Confira aqui mais detalhes.

O mercado financeiro possui diversas instituições específicas para atender as mais diferentes necessidades. Desta maneira, os clientes conseguem ter um serviço especializado para cada tipo de demanda. Entre essas instituições, existe o Corporate Banking.

É através do Corporate Banking que os bancos atendem os clientes corporativos, fornecendo uma série de serviços específicos para essa categoria.

 

Tipos de banco

  • Banco de varejo

O banco de varejo, também conhecido como banco comercial, é o que lida com o cliente pessoa física. É a parte mais conhecida e visível do banco pela maioria das pessoas, e engloba as contas-corrente, as agências bancárias, os caixas automáticos, entre outras coisas.

  • Investment banking

O Investment Banking, ou Banco de Investimento, são bancos especializados em investimentos. Eles são instituições financeiras especializadas em operações de financiamento de atividades produtivas, de administração de recursos de terceiros e de participação societária de caráter temporário.

Os Bancos de Investimento precisam ser constituídos como sociedades anônimas e, em sua denominação social, deve constar a expressão “Banco de Investimento”.

Ou seja, este tipo de banco atua em investimentos para pessoas físicas ou jurídicas, facilitando diversas operações.

Através de um Banco de Investimento, é possível aplicar em diversas opções de produtos de investimento, tanto de renda fixa, como de renda variável.

Em alguns pontos, eles podem ser comparados a uma corretora. Entretanto, enquanto a maior parte dos bancos de investimento tendem a focar em produtos daquele mesmo banco, as corretoras acabam oferecendo uma variedade maior de produtos e de fornecedores.

  • Corporate Banking

O Corporate Banking, ou banco corporativo, é o banco voltado para clientes corporativos. Este tipo de banco é especializado em atender outras instituições financeiras, empresas, e até mesmo governos.

A operação de Corporate Banking lida com grandes quantias de dinheiro, e muitas vezes acaba gerando conexões entre os produtos que o banco oferece, aumentando ainda mais o seu faturamento.

Algumas instituições financeiras atuam exclusivamente em Corporate Banking, mas é bastante comum que os bancos de varejo também tenham braços de investment banking e corporate banking.

Além disso, alguns bancos oferecem seus serviços de Corporate Banking e investment banking em uma mesma operação, e optam por um ou outro nome.

 

Para quem é o Corporate Banking?

Os produtos que o Corporate Banking oferece são voltados para instituições financeiras, grandes empresas, e para o setor público.

Dentre os produtos oferecidos, podemos citar:

  • Assessoria para fusões e aquisições;
  • Reestruturações financeiras,
  • Administração de fundos
  • Empréstimos;
  • Emissão de debêntures;
  • Ofertas públicas iniciais de ações.

Uma das vantagens do Corporate Banking é a atenção que é dada aos seus clientes. Enquanto os bancos de varejo têm milhares de clientes, os corporate banking costumam ter bem menos clientes, mas com movimentações financeiras substancialmente maiores.

Isso faz com que os gerentes deste tipo de banco tenham acesso a produtos e ofertas melhores, e também tenha maior autonomia para oferecer mudanças nestas ofertas, algo que acontece com bem menos frequência no banco de varejo.

Afinal, se um cliente de corporate banking troca de instituição, isso com certeza trará uma baixa significativa na receita deste banco.

 

Serviços de Corporate Banking

  • Soluções financeiras

Os clientes de um Corporate Banking conseguem acessar diversas soluções financeiras. Desde soluções completas de gestão do dinheiro, envolvendo pagamento de fornecedores, transferências e recebimentos.

Estes serviços podem envolver também soluções internacionais, facilitando o processo de câmbio para os clientes que precisam.

  • Crédito corporativo

Outro serviço oferecido em um corporate banking é o de crédito corporativo. É comum que as grandes empresas usem financiamentos para estruturar grandes projetos. Isso pode incluir obras de infraestrutura, expansão da operação, e até mesmo a compra de navios e aeronaves.

  • Aplicações financeiras

Quando a empresa tem dinheiro em caixa, deixar esse dinheiro parado significa ter a inflação corroendo seu capital. Por isso, é comum que as empresas deixem pelo menos parte do dinheiro que não está sendo usado, investido em alguma aplicação financeira.

Esta estratégia varia de empresa para empresa, mas algumas aplicações disponíveis são: CDB, títulos públicos e fundos de investimentos.

  • Assessoria para fusões e aquisições

Processos de fusões e aquisições são complexos e possuem diferentes variáveis econômicas e legais envolvidas, o que torna esse tipo de assessoria um dos serviços procurados pelos clientes de corporate banking, quando necessário.

Como normalmente este tipo de processo envolve um grande volume de dinheiro, e diversos órgãos regulatórios, o serviço pode ser contratado tanto pela parte adquirente quanto pela parte absorvida.

  • Assessoria para IPO

Uma oferta pública inicial (do inglês, IPO), é quando a empresa decide por captar recursos no mercado através da emissão de ações na bolsa de valores. Esta é uma outra forma da empresa financiar seus projetos planejados.

Este é outro movimento que envolve diversos processos regulatórios, e por isso muitas vezes uma assessoria se faz necessária.

  • Captação de recursos através de dívidas

Além de obter um empréstimo ou emitir ações no mercado, outra forma de arrecadar recursos financeiros e conseguir implementar seus projetos é emitindo títulos de dívida, como as debêntures.

Nestes casos, o Corporate Banking também consegue assessorar a empresa para alcançarem a melhor solução para cada caso.

Já pensou em ser sócio das maiores empresas do Brasil? Confira os planos da Capital Research invista com a orientação de especialistas certificados.

Recomendados

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

5 anos atrás

Investimentos

Capitalização composta: o que é, exemplos e como aproveitar

...

5 anos atrás

Investimentos

Entenda como o seguro de vida pode se tornar um investimento valioso

Entenda como o seguro de vida pode ir além de uma proteção aos familiares. ...

5 anos atrás