Como ser um investidor de sucesso em 5 passos

Ser um investidor é mais fácil do que imagina. Veja do que você precisa para aplicar seu dinheiro com segurança e rentabilidade.

Não tem como ser um investidor bem-sucedido e ganhar dinheiro sem conhecimento. Por isso, a boa notícia é que você está no caminho certo ao chegar a este artigo em busca de informações que vão qualificar suas aplicações financeiras.

Diversas opções de investimento vêm se tornando populares e gerando rendimentos para as pessoas. Porém, não basta apenas sair por aí aplicando sem critérios. É necessário ter uma boa base para investir certo, mirando em aplicações que estejam de acordo com o perfil e objetivos de quem investe.

É justamente o que vamos abordar a partir de agora, neste artigo que mostra como ser um investidor e sugere aplicações para você começar hoje mesmo.

Siga acompanhando!

Como ser um investidor: 5 passos

Como a gente destacou logo no início, quem deseja saber como ser um investidor deve investir primeiro em conhecimento. Afinal, será preciso fazer escolhas acertadas e bem direcionadas. Descubra como otimizar suas chances de retorno seguindo este passo a passo:

 

1 – Identificar seu perfil de investidor

Você sabia que existem, pelo menos, três tipos diferentes de perfil de investidor? São eles:

  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado / Agressivo.

O conservador é o menos propenso ao risco. Para ele, os ganhos relativamente pequenos são compensados pela proporcional segurança dos ativos.

Já o moderado é um perfil que quer mesclar boa rentabilidade com certas garantias. Assim, ele equilibra sua carteira de investimentos entre riscos e retornos.

Por fim, o arrojado mira altos ganhos mesmo que, para isso, ele precise colocar boa parte das suas aplicações em opções arriscadas.

Saber em qual destes perfis você se encaixa é importante para definir que tipos de investimentos vão atender a sua disposição ao risco e expectativas de ganho.

 

2 – Estabelecer objetivos e metas

Depois que o perfil já está claro para você, estabeleça objetivos e metas com a aplicação. Fazer aplicações financeiras “só por fazer” é jogar munição fora. Se você não sabe o quanto quer de retorno e em quanto tempo, não saberá como está o desempenho do investimento.

Portanto, tire um tempinho para esclarecer quais são suas ambições com o investimento. Seja específico quanto ao valor que espera receber de volta e em que prazo. 

Além disso, defina motivos e razões que o levam a investir. Ter um propósito claro para o investimento é um importante fator para manter a disciplina e motivação.

 

3 – Organizar suas finanças

De nada adianta querer fazer aplicações financeiras arrojadas se o “arroz com feijão” não estiver sendo bem-feito. Assim, organize suas contas e faça orçamentos realistas. Além disso, planeje suas finanças pelos próximos meses e, de maneira estratégica, pelos próximos 2, 5, 10 e 15 anos, pelo menos.

 

4 – Estudar opções de investimento

Existem opções em renda fixa e variável que atendem a todos os perfis de investidores, objetivos e orçamentos. Portanto, agora que você já está mais preparado sobre si mesmo, é hora de entender como o mercado de investimentos pode se adequar às suas ambições e expectativas.

Então, leia e se informe sobre as modalidades, faça análises, compare rentabilidades, despesas e prazos. Aqui mesmo, na Capital Research, você encontra materiais ricos para saber quais aplicações financeiras atendem ao que você deseja.

 

5 – Investir

Agora, sim, é hora de investir. Com as informações certas, você consegue fazer investimentos com muito mais tranquilidade e segurança.

Lembre-se de, periodicamente, acompanhar o andamento das aplicações. Além disso, seja persistente com seu planejamento, mantendo a disciplina tanto para os aportes, quanto para as estratégias.

Este passo a passo ensina como ser um investidor, mas ele é um ponto de partida. Siga estudando o mercado para investir cada vez melhor.

Principais habilidades do investidor

Se não há como ser um investidor sem conhecimento, também é imprescindível desenvolver algumas habilidades para isso. Vamos ver quais são as principais?

  • Disciplina
  • Paciência
  • Foco
  • Objetividade
  • Organização
  • Visão de curto, médio e longo prazo
  • Ser estrategista.

Como investir em renda fixa

A renda fixa é um tipo de investimento que possui mais estabilidade e, por isso, seus rendimentos são menores. Para investidores conservadores e moderados, ela tende a ser uma das escolhas principais.

No entanto, até os mais arrojados devem aplicar em algum tipo de renda fixa, a fim de diversificar a carteira e garantir uma parcela do capital. Você pode investir em renda fixa aplicando em uma destas modalidades:

Como investir em renda variável

A renda variável, por outro lado, oferece maior retorno aos investimentos. Nessa balança, os riscos também são maiores.

Por isso, investidores mais arrojados tendem a se aventurar pelos tipos de renda variável. Mas os conservadores e moderados também podem fazer aplicações nesse tipo, para apostar em ganhos melhores do que a renda fixa.

Confira alguns tipos de renda variável:

  • Ações
  • Contratos futuros
  • Opções
  • ETFs
  • Commodities
  • Câmbio.

Como você pode observar, existem várias opções de investimento. Para escolher a melhor delas, é necessário conhecer seu perfil de investidor, objetivos, orçamento e, claro, as modalidades disponíveis.

Só depois de ter certeza sobre sua própria tolerância ao risco e expectativas de ganho, será possível definir as aplicações que se encaixam para você.

Portanto, para saber mais sobre como ser um investidor, não deixe de acompanhar nosso blog. Aqui, na Capital Research, você encontra informações sobre todas essas etapas e se habilita a fazer investimentos com muito mais segurança e chances de sucesso.

Recomendados

Investimentos

Investimento para iniciantes: qual a melhor aplicação financeira?

Saiba como começar a investir e qual é a melhor aplicação ...

2 anos atrás

Investimentos

Por dentro do mercado: 10 dicas para investidores iniciantes

Se você deseja investir, mas não tem ideia por onde começar, confira passos ...

2 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores para iniciantes: tudo o que você precisa saber

Entenda o que é, como funciona e as principais características da bolsa de valores ...

2 anos atrás