Como investir em debêntures: conheça melhor essa opção de investimento

As debêntures são mais uma opção para você diversificar seus investimentos. Aprenda como investir em debêntures e minimize seus riscos!

As debêntures podem ser uma ótima opção para você diversificar seus investimentos. Por isso, é importante entender como investir em debêntures, as vantagens e os riscos envolvidos antes começar este investimento.

 

O que são as debêntures?

As debêntures são títulos de dívidas de empresas privadas. Sua dinâmica é parecida com a do Tesouro Direto, só que, ao invés de emprestar dinheiro para financiar o governo, nas debêntures estamos emprestando dinheiro para que as empresas consigam financiar suas operações.

Elas são consideradas ativos de renda fixa e também possuem rendimentos previsíveis. Por isso, aprender como investir em debêntures não é muito diferente de aprender a investir em renda fixa.

 

Tipos de debêntures

Antes de aprender como investir em debêntures, é preciso  entender quais os tipos de debêntures que existem, pois isso pode afetar sua estratégia na hora de montar um portfólio. Estas são os tipos de debêntures disponíveis no mercado:

  • Debêntures incentivadas

As debêntures incentivadas são isentas de imposto de renda. Esse tipo de debênture é emitida por empresas de infraestrutura, e para incentivar essas obras, o governo isenta os rendimentos do imposto de renda.

  • Debêntures conversíveis

Debêntures deste tipo podem ser interessantes se o investidor acreditar que a empresa tem potencial de crescimento no longo prazo. Elas podem ser convertidas em ações da empresa no final do período ou em algum prazo específico.

  • Debêntures simples ou não conversíveis

As debêntures simples não podem ser convertidas em ações. Neste caso, o investidor receberá a rentabilidade que foi acordada no início do investimento, funcionando como os ativos de renda fixa mais comuns.

  • Debêntures permutáveis

As debêntures permutáveis permitem que o investidor troque seus títulos de dívida por ações tanto da própria empresa, como também de outras empresas. É sempre importante checar as regras e condições sobre as debêntures permutáveis, que estarão na escritura de emissão da debênture, e pode ser checada antes da aplicação.

 

Rendimentos das debêntures

Agora que você já conhece os tipos de debêntures disponíveis no mercado financeiro, é hora de entender como funciona os rendimentos para aprender como investir em debêntures da melhor maneira possível.

Como as debêntures são considerados investimentos de renda fixa, os seus rendimentos seguem uma lógica parecida e se dividem em três categorias:

  • Prefixado

As debêntures prefixadas seguem uma taxa de juros definida no momento da compra. Assim é possível saber exatamente quanto irá resgatar no vencimento do título.

  • Pós-fixado

As debêntures pós-fixadas, são aquelas que possuem a sua rentabilidade atrelada a algum indicador, como o IPCA ou o CDI, por exemplo. Assim, o seu rendimento será sempre equivalente a esse indicador. Caso esse indicador suba, a rentabilidade também sobe. Mas se o indicador cair, a rentabilidade também cairá.

  • Híbridos

As debêntures com rendimento híbrido apresentam taxas prefixadas e pós-fixadas em conjunto. Assim, ela pagará uma taxa mais o indicador, que normalmente é o IPCA. Com isso, é possível garantir que o rendimento do título será sempre superior à inflação.

 

Como investir em debêntures: passo a passo

Agora que você já sabe os tipos de debêntures que existem e suas formas de rendimento, vamos aprender como investir em debêntures.

O primeiro passo de como investir em debêntures é ter uma conta em uma instituição financeira de confiança. Grande parte das debêntures podem ser adquiridas através de corretoras de valores, mas é importante ter em mente que nem todas as instituições oferecem este tipo de investimento.

Depois de abrir a conta, transfira o quanto de dinheiro quer investir e procure, na seção de investimentos em renda fixa, pelas debêntures.

Você terá uma lista de debêntures disponíveis. Nesta hora, vale consultar este artigo novamente para entender como investir em debêntures com os prazos e rendimentos que melhor se encaixam no seu perfil.

 

Entenda as garantias das debêntures

Aprender como investir em debêntures não é apenas pesquisar e decidir pelos prazos e tipos de rendimentos. Outro fator muito importante é entender as garantias que cada uma oferece.

Vamos ver quais são as possíveis garantias para ficar mais fácil de entender como investir em debêntures:

  • Debêntures com garantia real

Debêntures com garantia real é quando a empresa coloca certos ativos ou bens como garantia. São bens que não podem ser movimentados sem o consentimento dos investidores e serão usados caso a empresa não consiga honrar com os seus compromissos.

  • Debêntures com garantia flutuante

Quem investe em debêntures com garantia flutuante garante prioridade em relação aos outros credores em caso de falência da empresa que emitiu as debêntures. Ainda assim, isso ainda não garante que todos os credores receberão seu dinheiro, por isso é importante analisar caso a caso o tamanho do risco envolvido.

  • Debêntures quirográficas

Neste tipo de debênture, caso a empresa declare falência, o investidor estará na mesma lista que todos os outros credores da empresa, correndo o risco de não receber seu dinheiro.

  • Debêntures subordinadas

Caso a empresa que emitiu as debêntures não consiga honrar com seus compromissos, os investidores de debêntures subordinadas serão os últimos a receberem a devolução do dinheiro investido. Isso, claro, se ainda houver algum saldo na massa falida da empresa.

 

Quais são os impostos para investir em debêntures?

Depois de aprender como investir em debêntures, outro fator importante para se considerar são os impostos que incidem sobre os rendimentos das debêntures.

Como as debêntures são consideradas ativos de renda fixa, elas têm a mesma dinâmica de tributação, seguindo a tabela regressiva, ou seja, sua alíquota varia conforme o tempo de aplicação.

Prazo de aplicação

Alíquota IR

Até 180 dias

22,5%

de 181 até 360 dias

20%

de 361 até 720 dias

17,5%

acima de 721 dias

15%

Lembrando que as debêntures incentivadas são isentas de imposto, então não entram nesta dinâmica de tributação.

Agora que você já como investir em debêntures, que tal descobrir quais são as melhores opções? Confira os planos da Capital Research. Você terá acesso a conteúdos exclusivos e ainda terá o auxílio de uma equipe de especialistas para te orientar nos investimentos.

Recomendados

Investimentos

Debêntures: confira aqui o que é e como investir

Aprenda o que são debentures, os tipos, rendimentos e como ...

5 anos atrás

Investimentos

Debêntures Incentivadas: guia completo para aprender tudo sobre!

Saiba o que são, como investir, quais são as vantagens, desvantagens e muito mais! ...

5 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

5 anos atrás