Como ganhar dinheiro na bolsa de valores (no longo prazo)

Quer saber como ganhar dinheiro na bolsa de valores no longo prazo? Confira as estratégias mais eficazes e dicas de mestres.

Ganhar dinheiro na bolsa de valores é o objetivo de todo investidor que mira a renda variável. Mas é preciso tomar cuidado, pois as ações estão entre os ativos mais voláteis e o risco de ter prejuízos também é grande. 

O maior perigo está nas operações de curto prazo e especulativas, que nem sempre têm os resultados esperados e fazem o investidor perder oportunidades. Por isso, o foco no longo prazo e empresas com alto potencial de valorização é a melhor estratégia — principalmente para quem está começando.

Neste artigo, você vai entender como ganhar dinheiro na bolsa de valores com paciência, inteligência e um olhar visionário

Siga a leitura e aprenda a investir em ações. 

É possível ganhar dinheiro na bolsa de valores? 

É claro que é possível ganhar dinheiro na bolsa de valores — assim como é possível ter grandes prejuízos, dependendo das suas escolhas. Por isso, antes de sair comprando ações, é importante conhecer a dinâmica do mercado e dosar os riscos envolvidos. 

Para começar, é preferível adotar uma visão de longo prazo em vez de ceder à especulação e buscar lucros rápidos. A não ser que você seja um trader profissional, acompanhar as cotações das ações diariamente e vendê-las ao menor sinal de alta não é a melhor estratégia.

Ao invés disso, você deve buscar ganhos crescentes com ações de empresas sólidas, que apresentam resultados consistentes, ou empresas com alto potencial de valorização. Assim, você terá ativos valiosos que podem gerar lucros muito superiores com o passar dos anos. 

Como ganhar dinheiro na bolsa com dicas dos grandes investidores 

Nada melhor do que ouvir dicas dos grandes investidores sobre como ganhar dinheiro na bolsa de valores. 

Veja o que eles têm a dizer sobre o assunto. 

1. Warren Buffett: nunca perca dinheiro

O bilionário Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway e um dos maiores investidores dos nossos tempos, tem um conselho clássico: “Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca esqueça a regra número 1.” 

Com isso, ele quer dizer que você precisa ter ações de empresas confiáveis e nunca deve ceder ao pânico e vender seus papéis por preços mais baixos em momentos de queda e instabilidade — é assim que muitos amargam prejuízos em vez de ganhar dinheiro na bolsa de valores.

 2. Luiz Barsi: invista simples e com paciência

Luiz Barsi Filho é considerado por muitos “o Warren Buffett brasileiro”, por sua origem humilde e sucesso na estratégia de investimentos de longo prazo. Para ele, o importante é investir com simplicidade e paciência

O investidor montou uma carteira de ações focada no setor energético na década de 1960, comprando os papéis aos poucos de forma disciplinada e consistente. Em cerca de 10 anos, conseguiu recursos suficientes para bancar sua aposentadoria, e hoje acumula um patrimônio de um bilhão de reais. 

Sua ideia foi muito simples: investir em ações de negócios perenes, que sempre serão indispensáveis à economia e sociedade, com uma visão de longo prazo. 

3. Charlie Munger: compre e segure para sempre

Charlie Munger é o megainvestidor e braço direito de Warren Buffett na Berkshire Hathaway, que compartilha das mesmas opiniões do parceiro em relação aos investimentos. Seu conselho para ganhar dinheiro na bolsa de valores é comprar ações de empresas excepcionais e “segurá-las para sempre”. 

A estratégia também é conhecida como “buy and hold”, e consiste em comprar ações de empresas sólidas a um bom preço para mantê-las pelo máximo de tempo possível no seu portfólio, para que o negócio cresça e você desfrute dos lucros em longo prazo. 

Como ganhar dinheiro na bolsa de valores no longo prazo

Você já entendeu que é preciso pensar em longo prazo para ganhar dinheiro na bolsa, certo?

Agora veja algumas dicas para colocar isso em prática.

Tenha paciência

Paciência é uma virtude fundamental para ganhar dinheiro na bolsa de valores em longo prazo. Isso significa segurar suas ações em momentos de grande instabilidade e entender que oscilações para baixo são normais no curto prazo. 

Foque nos fundamentos

Os fundamentos são os pilares que sustentam as empresas e determinam seu potencial de crescimento e valorização. Por isso, use a análise fundamentalista para entender os demonstrativos financeiros e projeções da empresa, qualidade da gestão, ambiente concorrencial e outros fatores que sinalizam suas perspectivas para o futuro. 

Vá atrás do value investing

O value investing é uma estratégia de investimentos que busca ações com um bom preço e alto valor — ou seja: subavaliadas na bolsa. Ao desenvolver essa ótica sobre as ações, você consegue detectar oportunidades de empresas com alto potencial de gerar valor.

Estude, estude, estude

Por fim, estudar a fundo o mercado de ações é essencial para ganhar dinheiro na bolsa de valores de forma consistente e com o mínimo de risco possível. Nesse caminho, você vai se deparar com muitas ofertas “irresistíveis” e tendências, mas deverá se manter firme para colher os frutos lá na frente.

Para acompanhar de perto os movimentos do mercado e aprofundar seus conhecimentos, assine a newsletter da Capital Research e conheça as ações com maior potencial de valorização em cada momento.

Recomendados

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

3 anos atrás

Investimentos

Emolumentos na Bolsa de Valores: o que é e como calcular

A taxa de emolumentos é cobrada para operações de compra e venda de ações na ...

3 anos atrás

Investimentos

Como viver da Bolsa de Valores: 5 dicas para atingir esse objetivo

Viver de investimentos no mercado de capitais pode ser uma meta atingível. Saiba ...

2 anos atrás