Como funciona o mercado de ações e como investir na bolsa

Gosta da ideia de ganhar dinheiro na bolsa de valores? Veja como funciona o mercado de ações e como se dar bem nele.

Se você quer saber como funciona o mercado de ações, veio ao lugar certo. Neste texto, vamos apresentar os investimentos em renda variável e de que maneira pode obter ganhos reais com a aplicação.

Assim, você vai descobrir como investir em ações e terá dicas exclusivas para ganhar dinheiro com dividendos ou comprando e vendendo os papéis na Bolsa de Valores. 

Acompanhe!

Como funciona o mercado de ações: perguntas e respostas

Apesar de haver muitos mitos a respeito dessa modalidade de aplicação, investir em ações pode ser mais simples do que se imagina. Então, entenda como funciona o mercado de ações – com seus riscos e vantagens – e veja como se tornar um acionista.

 

O que são ações e seus tipos?

As ações são pequenos partes do quadro societário de uma empresa. Grandes organizações que precisam de dinheiro para financiar suas operações vendem as ações na Bolsa de Valores. No Brasil, quem opera os papéis é a B3.

Assim, esses ativos são comercializados na bolsa. Investidores compram os títulos, tornando-se sócios acionistas da empresa. Dessa forma, eles compartilham seus riscos e lucros, podendo ser remunerados com dividendos.

Existem dois tipos de ações: ordinárias e preferenciais.

As ações ordinárias dão aos acionistas direito a voto nas assembleias da organização, mas ficam por último na distribuição dos dividendos.

Já as ações preferenciais permitem que os investidores recebam a divisão dos lucros antes dos demais acionistas. No entanto, eles não podem votar nas decisões da empresa.

 

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores, como vimos, é o ambiente onde ocorrem as negociações das ações. Dessa maneira, os papéis são disponibilizados pelas sociedades anônimas (S/A) para serem comprados por investidores.

É também neste local que os acionistas negociam seus títulos, comprando e vendendo papéis com expectativa de lucro. Na B3, a bolsa brasileira, outros ativos também são comercializados como commodities, ETFs, fundos imobiliários e renda fixa.

 

Como funciona a compra e venda de ações?

O preço das ações varia constantemente. Isso acontece por uma série de fatores macro e microeconômicos.

Assim, investidores que acompanham as oscilações das cotações dos ativos podem lucrar com a operação. Ou seja, eles vendem os papéis por valores mais altos do que o preço efetivamente pago. Então, o acionista que atua desta maneira obtém ganhos através da compra e venda de ações.

Para fazer isso, ele deve acompanhar a cotação dos papéis e pode operar no mercado com estratégias como day trade (negociação no mesmo dia) ou swing trade (compra e venda com intervalo de dias ou semanas).

O investidor pode utilizar a análise técnica ou fundamentalista dos papéis para decidir quando é o melhor momento de aquisição ou de venda do ativo.

 

O que precisa para operar no mercado de ações?

Não dá para operar sozinho na Bolsa de Valores. Para atuar no mercado de ações, você precisa ter uma conta de investimentos em uma corretora.

A instituição fará o papel de intermediadora entre a B3 e os acionistas. Para isso, ela disponibiliza o home broker – uma espécie de plataforma digital. Assim, o investidor consegue ver os ativos disponíveis através do home broker e efetuar suas negociações com a renda variável.

Como ganhar dinheiro no mercado de ações: 3 dicas práticas

Viu como o mercado de ações não é um bicho de sete cabeças? Com atenção e cuidado, você consegue operar e lucrar com os papéis da Bolsa de Valores. Confira, então, dicas práticas para se tornar um bom investidor em ações:

 

1 – Saiba o que você quer

Pode parecer óbvio e simples, mas não adianta começar a investir sem ter um objetivo claro. Portanto, estude e compreenda seu próprio perfil de investidor, objetivos de curto, médio e longo prazo e como espera alcançá-los.

Só dessa forma você vai ter a clareza para encontrar os ativos que realmente vão se alinhar com a sua estratégia. Lembre-se: as ações são um tipo de renda variável, de alto risco e boas possibilidades de ganho. Pondere essas informações.

 

2 – Faça um plano de investimentos

Agora que já sabe o que espera ao investir no mercado de ações, crie um planejamento estratégico. Trace metas com expectativas de ganhos, prazos e táticas de investimento. 

Essa é uma maneira efetiva para que você acompanhe o andamento da aplicação em ações e consiga obter os melhores ganhos – afinal, é possível mensurar os resultados.

 

3 – Estude o mercado de ações

Por fim, esteja atento ao que acontece no mercado, de uma forma geral. Você pode optar pela análise técnica – que avalia o gráfico das ações. Ou avaliar os ativos pela análise fundamentalista – que considera aspectos macro e microeconômicos.

De qualquer forma, é importante sempre estudar novas maneiras para rentabilizar seus ganhos com o mercado de ações.

Então, acompanhe a Capital Research e fique por dentro sobre o mercado e as melhores práticas em investimentos. Não deixe de conferir nossas carteiras recomendadas para construir uma estratégia vencedora!

Recomendados

Investimentos

Ações preferenciais ou PN: entenda qual a vantagem

Ações preferenciais ou PN são ações com prioridade na distribuição de ...

5 anos atrás

Investimentos

Análise técnica das tendências das ações: guia para lucrar na bolsa

...

4 anos atrás

Investimentos

Ações no Brasil: vale a pena investir?

...

4 anos atrás