Como comprar ações pela internet: guia passo a passo

Dá pra investir na bolsa de valores sem sair de casa. Descubra como comprar ações pela internet e lucrar nesse mercado.

Entender como comprar ações pela internet pode ser mais simples do que você imagina. Afinal, fica muito mais simples negociar papéis na bolsa de valores com as facilidades das operações virtuais.

Com apenas alguns cliques, já é possível se tornar um acionista e rentabilizar o investimento com o recebimento de dividendos ou lucro. Descubra, então, como se tornar um investidor da bolsa e negociar ações pela internet.

Como comprar ações pela internet: passo a passo

Você sabia que pode ser sócio de grandes corporações investindo apenas alguns poucos centavos? Essa é a proposta do investimento em ações.

As empresas de capital aberto repartem sua estrutura societária em pequenas partes. Esses “pedaços” são as ações e, ao comprá-las, você passa a ser sócio acionista da organização. Dessa forma, ao adquirir os papéis, o investidor compartilha dos lucros e prejuízos que a companhia tem durante o período. 

Negociar ações é um investimento em renda variável, que pode ser rentabilizado com os dividendos (a participação nos lucros) ou com a diferença pela compra e venda dos papéis.

Com o avanço tecnológico, as operações que somente eram possíveis diretamente na bolsa de valores passam a ser realizadas de qualquer lugar do mundo. Basta ter acesso à internet e já dá para negociar ações. A seguir, você vai ver como se tornar um acionista de forma virtual:

 

1 – Abra conta de investimentos em corretora

As ações são negociadas na bolsa de valores. No Brasil, as operações acontecem na B3. Mas, para negociar ativos de renda fixa ou variável nessa plataforma é necessário ter a intermediação de uma instituição financeira autorizada.

corretora de investimentos fica responsável por captar o dinheiro dos investidores e fazer as devidas aplicações. Quando elas são rentabilizadas, também é a empresa que repassa os juros ou dividendos a quem aplica o dinheiro.

Assim, para comprar ações pela internet é preciso criar uma conta de investimentos em uma corretora. Pesquise pelas instituições que oferecem o serviço, confira custos e taxas pelas operações e abra a sua conta.

 

2 – Acesse o home broker

Agora, é o momento em que você conseguirá ver todos os ativos disponíveis para negociação na bolsa de valores através do home broker. Fornecido pela corretora, ele é uma plataforma que lista as ações, commoditiescontratos e outras aplicações que podem ser compradas.

Você ainda terá acesso à sua carteira de investimentos. Nela, verá todos os ativos que tiver comprado e, quando quiser, poderá vender os papéis. Então, será necessário acessar o home broker, conferir as opções disponíveis e escolher os investimentos mais adequados a seus objetivos e orçamento.

 

3 – Compre as ações

Por fim, transfira dinheiro para a sua conta de investimentos e envie a remessa de compra sobre as ações que tiver escolhido. A operação para adquirir os papéis, em si, é bem simples. 

Toda a parte anterior à negociação é que demanda maior cuidado e atenção. Afinal, é a escolha certa dos ativos que fará o seu investimento no mercado acionário ter melhores rendimentos.

Por que comprar ações?

Negociar ações é uma das maneiras mais simples de fazer grandes investimentos. Isso acontece porque o investidor consegue aplicar seu dinheiro em empresas importantes, com estruturas robustas e que atuam em mercados complexos, ainda que tenha apenas alguns poucos centavos.

Ou seja, a aplicação é proporcionalmente bem pequena e simples se comparada com a grandiosidade das organizações emissoras dos papéis.

Evidentemente, quanto mais dinheiro você conseguir investir nas ações, maiores serão os ganhos. No entanto, o mercado acionário tem a vantagem de permitir baixos investimentos em negócios de grande valor e, ainda, com a expectativa de bons retornos.

Cuidados ao comprar ações pela internet

A questão central de investir em ações está relacionada aos riscos da operação. O mercado acionário é considerado renda variável de alta volatilidade. Isso quer dizer que não há taxa definida de rentabilidade e a cotação dos papéis pode mudar de forma rápida.

Além disso, é importante ficar atento com a segurança na compra das ações pela internet. Assim, antes mesmo de abrir uma conta em uma corretora de investimentos, pesquise cuidadosamente sobre a empresa, suas autorizações e reputação de mercado.

Só depois de conferir todas as informações sobre a corretora, prossiga com a abertura da conta e negociação de ativos.

Como escolher as ações para comprar

Você já viu como é simples comprar ações pela internet. Agora, confira dicas rápidas para escolher os melhores papéis:

  • Saiba quais são suas metas de ganhos para ter parâmetros adequados de pesquisa
  • Entenda quanto risco você está disposto a correr neste mercado
  • Pesquise pela situação da empresa emissora dos papéis e entenda seus dados
  • Verifique o histórico de pagamentos de dividendos e a taxa de DY – Dividend Yield
  • Entenda sobre análise técnica e fundamentalista para ações.

Quer ter mais dicas sobre investimentos? Siga sua leitura pela Capital Research e saiba como investir com mais retorno.

Recomendados

Investimentos

Análise técnica das tendências das ações: guia para lucrar na bolsa

...

2 anos atrás

Investimentos

Ações ordinárias: o que são e qual é a diferença para as preferenciais

...

2 anos atrás

Investimentos

Aplicativo para investir: 10 opções para gerenciar suas aplicações

...

2 anos atrás