Como comprar ações na Clear: passo a passo da plataforma

Quer como uma das corretoras mais baratas do Brasil funciona? Descubra como comprar ações na Clear em um passo a passo.

Descobrir como comprar ações na Clear é o primeiro passo para quem deseja se expor à renda variável por meio dessa corretora de valores, que tem como principal diferencial a corretagem zero.

A plataforma pertence ao grupo XP Inc e é totalmente online, com foco nos traders e pequenos investidores.

A Clear se popularizou recentemente, mas será que o sistema é tão simples quanto a empresa sugere? Neste artigo, você vai entender como comprar ações na Clear com um passo a passo rápido.

É prático comprar ações na Clear?

Comprar ações na Clear e em outras corretoras de valores é muito prático, porque você não precisa entrar em contato com nenhum corretor ou assessor de investimentos. 

Depois de ter a sua conta aprovada e transferir dinheiro do seu banco para a corretora, você executa todas as operações que a plataforma oferece em um processo 100% online, sem falar com ninguém.

Entre os ativos que você pode negociar na Clear, é possível citar:

  • Ações (swing trade e day trade)
  • Contratos Futuros
  • MiniContratos
  • Opções
  • Fundos Imobiliários
  • Tesouro Direto

A praticidade e o fato de ser uma corretora taxa zero estão entre os motivos que explicam o crescimento da Clear nos últimos anos, em que ela se tornou uma das principais plataformas de investimentos do Brasil. 

Como comprar ações na Clear 

A seguir, montamos um passo a passo explicando como comprar ações na Clear, para quem utiliza o Pit de Negociações da empresa, que é gratuito e se assemelha a um home broker.

É importante lembrar, no entanto, que esse passo a passo foi pensado para orientar quem já possui uma estratégia de investimento em ações consolidada, já montou sua reserva de emergência e tem objetivos claros. 

1. Abra sua conta na Clear

O primeiro passo é abrir a sua conta na Clear. O processo é 100% online e consiste na informação dos seus dados básicos, como nome completo, CPF, e-mail e outras informações. Você também precisará preencher um formulário por meio do qual a Clear fará a sua análise de risco.

2. Transfira dinheiro para a conta

Depois de abrir a conta e receber a confirmação por e-mail, você precisa transferir dinheiro para a conta, seguindo as instruções que a empresa encaminhou na sua caixa de entrada. A TED deve ser feita para a conta de mesma titularidade informada pela empresa.

3. Faça login no Pit de Negociações

Ao fazer login na Clear informando CPF, senha e data de nascimento, você terá a opção de acessar o home broker antigo ou o Pit de Negociações, mais novo e remodelado. Escolha o Pit, e você será redirecionado ao menu principal do Pit, com informações sobre os seus ativos (se você já possuir algum) e a evolução do seu patrimônio.

4. Escolha a opção Swing Trade

Para comprar ações que você carregará na carteira por tempo indeterminado, você precisa selecionar a opção Swing Trade. Basta clicar no botão de Menu, na barra superior, e outro Menu suspenso vai surgir na tela. Neste Menu, clique em Renda Variável e depois em Swing Trade.

Resumindo, portanto: Menu → Renda Variável → Swing Trade.

5. Adicione as ações que você quer comprar

Agora, uma tela em branco vai aparecer, com um único ativo, o índice Ibovespa. Clique no ícone (+) para adicionar as ações que você pretende negociar, de acordo com o seu código. Por exemplo: para comprar ações da Renner, o código é LREN3. Mas fique atento: as ações são negociadas em lotes padrões com 100 papéis. 

No caso da Renner, isso configura um investimento mínimo de R$ 440, por exemplo, se as ações estiverem sendo negociadas a R$ 44, como foi o caso do início de junho de 2020.

Se você tem interesse em comprar um valor inferior ao lote de 100 papéis, precisa acessar o mercado fracionário. Neste caso, basta adicionar a letra “F” ao lado do código da ação, como LREN3F, no caso da Renner. Assim, você poderá comprar entre uma e 99 ações.

6. Emita a ordem de compra

Ao adicionar as ações que você deseja comprar, você verá o preço pelo qual elas são negociadas e a variação em percentual no dia.

Agora, basta clicar sobre a ação e emitir a ordem de compra na chamada boleta de compra. Você precisa inserir a quantidade de ações e o preço limite de compra. Então, o sistema vai mostrar qual é o valor da ordem e o seu poder de compra. Para emitir a ordem, é necessário informar a sua assinatura eletrônica, fornecida pela empresa por e-mail.

Se houver vendedor para a ação no preço que você emitiu a ordem, ela será executada e você terá comprado as ações. As informações sobre as ordens ficam à esquerda na tela. Se aparecer “ordem executada”, o processo será finalizado e as ações aparecerão sob sua custódia na mesma hora.

Pronto! Você já sabe como comprar ações na Clear.

Taxas para comprar ações na Clear

A Clear utiliza o fato de que possui taxa de corretagem zerada desde setembro de 2018 como um dos principais argumentos para atrair o investidor, em especial os traders. Esse é, inclusive, o principal bordão da empresa: Clear Corretora | Feita para traders.

A taxa de corretagem é cobrada por algumas corretoras como um percentual ou um valor fixo para cada operação, seja ela de compra ou venda de ações. Ela funciona, portanto, como uma remuneração pela intermediação do serviço.

Mas engana-se quem pensa que a corretagem é o único custo para investir em ações. As taxas da Clear para ações não estão relacionadas à corretagem especificamente, mas aos emolumentos e à taxa de liquidação.

Acontece que essas taxas de emolumentos e de liquidação não são cobradas efetivamente pela Clear. Trata-se de uma cobrança da B3, a empresa que opera a bolsa de valores brasileira, e a Clear apenas repassa os custos aos investidores.

Emolumentos de ações

Os emolumentos são cobrados pela B3 sobre as operações de compra e venda de ações e opções, para custear as operações. O custo é bem baixo: 0,005% para emolumentos de ações e 0,0370% para emolumentos de opções. Para o pequeno investidor, trata-se de um custo desprezível.

Taxa de liquidação

A taxa de liquidação é cobrada pela B3 para liquidar todas operações. O valor é de 0,0200% para operações de day trade e 0,0275% para swing trade. 

Essas são as duas taxas cobradas pela Clear na operação de ações, o que a transforma em uma das corretoras mais baratas do mercado financeiro

Outras taxas cobradas pela empresa não são relacionadas às ações, como a taxa de registro de opções, a taxa pelo exercício de opções, a taxa de zeragem compulsória do risco e a taxa de custódia Tesouro Direto.

Agora que você aprendeu como comprar ações na Clear, pode avançar e montar a sua carteira de ações. Se você está em busca de bons ativos a preços descontados, assine o plano Capital e tenha acesso às recomendações dos especialistas da Capital Research, com as melhores oportunidades de ganhos no longo prazo.

Recomendados

Investimentos

Renda Variável: Guia para investir com segurança

É possível investir em renda variável de maneira consciente e segura, saiba ...

3 anos atrás

Investimentos

Fundo de Ações x Fundo DI: como escolher o melhor

Disponíveis na Bolsa de Valores, um oferece Renda Variável e o outro Renda Fixa ...

2 anos atrás

Investimentos

Análise técnica das tendências das ações: guia para lucrar na bolsa

...

2 anos atrás