Aprenda como comprar ações da Petrobrás e entenda mais sobre a companhia

Veja mais sobre a Petrobrás e acompanhe até o final para saber como investir nessa empresa

Há uma atividade que se tornou comum entre boa parte dos brasileiros: o investimento em ações na Bolsa de Valores brasileira (B3). A cada dia, novas pessoas investem e conquistam bons resultados nesse mercado. 

Isso está ocorrendo, principalmente, porque as pessoas estão mais interessadas em aprender e entender sobre investimentos. 

As ações da Petrobrás, por exemplo, estão entre as mais cobiçadas e negociadas na B3. Parte dessa reputação é explicada pela longa trajetória da empresa no mercado, além da sua enorme atuação, tanto na área nacional quanto internacional. 

No entanto, não é todo mundo que sabe o que é como funcionam as compras de ações na Petrobrás. Por isso, neste texto, nós explicaremos isso! Vamos falar sobre os motivos para comprar ações na Petrobrás, como investir, quais são as vantagens e desvantagens etc. Continue a leitura para saber mais! 

Quem é a Petrobrás?

A Petróleo Brasil S/A, mais conhecida como Petrobrás, foi criada em 1953, pelo presidente Getúlio Vargas. O principal objetivo era a exploração petrolífera no Brasil.

Hoje, ela é uma empresa líder mundial em tecnologia para a exploração e produção de petróleo em águas profundas. Essa tecnologia vem se fortalecendo, sobretudo após a descoberta do pré-sal.

Mas você deve estar se perguntando: “o que é pré-sal?”, não é mesmo? O pré-sal é uma reserva de petróleo com altura de, aproximadamente, 5 a 7 mil metros no oceano.

Atualmente, a Petrobrás é uma empresa estatal, com economia mista e de capital aberto. O Governo Brasileiro é seu principal e maior acionário. Ou seja, é por isso que ela é uma empresa do setor público e suas decisões são atreladas ao governo.

A Petrobrás atua nos seguintes segmentos:

  • Exploração;
  • Refino;
  • Produção;
  • Comercialização de transporte de petróleo;
  • Gás natural;
  • Petroquímica;
  • Distribuição de derivados;
  • Biocombustível;
  • Energia elétrica;
  • Outras fontes energéticas renováveis.

Além disso, a empresa está presente em 19 países, já contando o Brasil.

Todavia, como o governo é o acionista controlador, cenários de incerteza na política brasileira podem, de certa forma, afetar o valor das ações. Esse motivo se dá devido às convicções do governo, e podem implicar em aumento dos gastos ou perda de receitas.

Um exemplo disso foi a greve dos caminhoneiros, que ocorreu em 2018. Nessa época, as ações da estatal sofreram um baque. O governo quis costurar um acordo com a categoria dos caminhoneiros, que resultou na redução do preço do diesel. A decisão, no entanto, refletiu tanto no orçamento federal quanto no caixa da Petrobrás.

Para além das conjunturas políticas e decisões do governo, um outro fator tem influência sobre os ativos da Petrobrás: o preço do petróleo no mercado internacional, fazendo com que haja uma forte ligação entre a variação do valor do barril com o preço das ações.

Já que estamos falando sobre ações, lá vai a pergunta: você sabe qual a diferença entre os códigos de negociação das ações e o porquê de aparecer PETR3 ou PETR4?

Antes de começarmos a falar sobre esses dois ativos, é necessário dizer que essa numeração aponta se uma ação é ordinária ou preferencial. É extremamente importante que você saiba diferenciar uma da outra antes de comprar as ações. Confira abaixo:

Ações Ordinárias (ON) – PETR3

O ativo PETR3 permite que o investidor participe da assembleia geral, como também permite que ele possa votar e participar nos resultados da empresa. Cada ativo dará o direito ao investidor de um voto.

Ações Preferenciais (PN) – PETR4

Esse tipo de ativo é conhecido pelo número 4. Essa ação, porém, não possibilita que seus investidores votem em assembleias gerais. Contudo, eles têm prioridade no momento da distribuição de dividendos, assim como no reembolso do capital.

Além disso, é interessante ressaltar que, se a Petrobrás decretar falência, os donos dessas ações terão preferência quando forem receber compensações.

A PETR4 possui, normalmente, uma liquidez maior se comparada às ações ordinárias. Com isso, pequenos investidores costumam escolher essa alternativa devido à sua facilidade de venda, caso haja necessidade.

A seguir, citaremos 5 razões para você investir e comprar ações.

 

5 razões para comprar ações na Petrobrás

1 – Petrobrás é líder do setor no Brasil 

A empresa é líder na extração de petróleo no Brasil. Ademais, também dispõe de uma vasta experiência na exploração em águas profundas.

A Petrobrás, inclusive, está à frente quando o assunto é exploração das reservas do pré-sal. Foi ela que, em 2005, anunciou os primeiros indícios de pré-sal na bacia de Santos.

2 – Aumento na fabricação de petróleo 

Como já mencionamos, a Petrobrás é responsável não só pela extração, mas também pela refinação e produção dos combustíveis. Com isso, no ano de 2017, ela cumpriu mais do que o esperado sobre a produção de petróleo.

O recorde anual foi de 2,15 milhões de barris por dia.

3 – Estratégia de crescimento 

Apesar dos casos de corrupção envolvendo a estatal, uma das características da Petrobrás é a sua integração vertical. Ou seja, a empresa possui uma hierarquia e um dono em comum.

4 – Crise política no governo

Como falamos anteriormente, o governo é o principal acionista da empresa. Dessa forma, tem o privilégio de interferir em grande parte das decisões estratégicas.

Levando em consideração o atual cenário político e econômico que o Brasil está enfrentando, sem contar o desejo do governo em privatizar a empresa, essas interferências podem reaproximar alguns acionistas.

5 – Despesas e prejuízos

Por consequências da Lava Jato e da crise política e econômica do Brasil, a empresa está passando por um momento turbulento devido ao acúmulo de dívidas.

Desde 2016, por exemplo, a instituição apresenta cortes em seu Plano de Negócios, a fim de conseguir se adequar ao preço do petróleo.

Passo a passo para comprar ações da Petrobrás

Agora que você viu as 5 razões para investir e comprar ações na Petrobrás, vamos mencionar um passo a passo de como comprá-las. Em tese, é um processo muito simples e funciona da mesma forma que a compra de qualquer outra ação na Bolsa de Valores.

Você vai precisar:

  • Ter uma conta em uma corretora de valores;
  • Transferir o dinheiro para dar início ao investimento;
  • Planejar o investimento;
  • Traçar o objetivo e qual é o risco;
  • Acessar o home broker;
  • Enviar ordem para comprar as ações da empresa;
  • Monitorar a cotação e tendência das ações
  • Vender as ações e receber os lucros, quando for necessário.

Vale ressaltar, no entanto, que você precisa estar atento para qual tipo de ação você quer comprar, a PETR3 ou PETR4.

Para além disso, é necessário ter alguns cuidados antes de comprar, tais como: conheça a empresa que você abrirá a conta, veja os históricos de cotações e defina seus objetivos financeiros.

Afinal, vale a pena comprar ações da Petrobras?

Investir em uma ação oferece oportunidades incríveis. Mas é essencial lembrar que um investimento também pode oferecer riscos. E mesmo que a Petrobrás esteja no patamar alto, ela também tem pontos positivos e negativos.

Aqui, você vai ver as vantagens e desvantagens da Petrobrás.

Pontos positivos:

  • A empresa tem privilégio para explorar o pré-sal; com isso, ela pode ampliar o seu estoque de petróleo;
  • Controla as atividades de exploração do petróleo e outros derivados;
  • O atual governo tem a intenção de privatizar a Petrobrás; e isso pode ajudar a reduzir suas dívidas.

Pontos negativos:

  • A cotação do petróleo internacionalmente tem grande influência sobre os resultados da empresa e, atualmente, isso tem sido desfavorável;
  • A Operação Lava Jato e casos de corrupção dentro da companhia afetam, diretamente, a sua credibilidade;
  • A desaceleração do crescimento no país da China gera impacto na Petrobrás.

A cotação da PETR3 hoje, por exemplo, está entre R$13, 44, tendo uma variação de +3,15%. Já a PETR4 tem uma cotação de R$13,38, com variação de +0,6%.

O cenário atual da companhia, porém, gera um pouco de preocupação. A empresa teve, até o mês de março, uma perda de 80 bilhões de reais em valor de mercado na B3 este ano.

A guerra de preços do combustível — iniciada pela Arábia Saudita — deve impor, também, um novo descrédito à empresa mais importante do mercado brasileiro. 

Mesmo com este atual cenário, é importante estudar quais os riscos e vantagens de comprar ações na Petrobrás. Avalie, portanto, as diversas opções.

Quer ficar por dentro do mundo dos negócios e receber dicas de investimentos? Então assine a nossa newsletter e receba as principais notícias do mercado diretamente no seu e-mail.

Recomendados

Investimentos

Cotação do Petróleo: como é feita e como barris são negociados

Entenda como investir em petróleo e como sua cotação impacta diretamente a vida da ...

2 anos atrás

Investimentos

Anbima CEA: tudo sobre a Certificação de Especialista em Investimentos

Entenda mais sobre como essa certificação pode ser importante para você e quais ...

3 anos atrás

Investimentos

Bolsas de valores internacionais: história e curiosidades sobre elas

Tem interesse no mercado financeiro? Saiba quais são as principais bolsas de valores ...

2 anos atrás