BRAX11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

BRAX11: Entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, proporcionando liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizando o processo de capitalização. Esse mercado é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Os títulos mobiliários negociados representam o capital social das empresas ou empréstimos (debêntures), conversíveis em ações, bônus de subscrição ou outros papéis. Isso permite a circulação de capital e também custeia o desenvolvimento econômico. 

Um tipo de ativo negociado na bolsa é o ETF (Exchange Traded Fund), também chamado de fundo de índice. Trata-se de um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação, acompanhando um índice. O perfil do investidor de ETFs é de moderado a arrojado, mas também pode ser uma boa alternativa a iniciantes, já que sua exposição é indireta, quando comparado às ações.

Existem inúmeros ETFs, e um deles é o BRAX11, sobre o qual  iremos explicar nos próximos tópicos.  

O que é BRAX11?

O BRAX11 é um ETF que segue a rentabilidade do índice IBrX-100. Esse índice representa o desempenho das 100 empresas mais negociadas da B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Como funciona o BRAX11?

O BRAX11 é administrado pelo Citibank e gerido pela BlackRock Brasil. Suas ações mais representativas são as do Itaú (ITUB4), da Vale (VALE3), do Bradesco (BBDC4) e da Petrobras (PETR3 e PETR4). Sua taxa administrativa é de 0,20% ao ano, e alguns critérios de seleção para fazer parte do índice IBrX-100 são os seguintes:

– As empresas precisam ter presença em pelo menos 95% dos pregões.

– Empresas em recuperação, seja ela judicial ou extrajudicial, ou em regime especial de administração são excluídas do índice.

O lote padrão de negociação do ETF BRAX11 é de 10 cotas.

Como investir em BRAX11

O processo para começar a investir no BRAX11 é igual ao de aplicação em ações da B3. Primeiramente, é preciso ter uma conta em uma corretora. Em seguida, acessar o Home Broker e realizar a compra, na quantidade de cotas que preferir (mínimo de 10 cotas, como já mencionado).

Prós e Contras de investir em BRAX11

 

Prós

Diversificação 

A carteira teórica baseada no índice IBrX-100 é formada por diversas empresas negociadas na Bolsa, de diversos segmentos econômicos.

Baixo custo 

Os ETFs funcionam de forma semelhante aos fundos de investimento, mas possuem taxas de administração inferiores.

Alto custo-benefício

Como os custos operacionais são baixos, já que a compra e venda de várias ações em conjunto compreendem um único custo de corretagem, essa transação possui um ótimo custo-benefício.

Acesso facilitado

Não é preciso ter um grande conhecimento do mercado de capitais para ter acesso a esse investimento.

Flexibilidade

ETFs como o BRAX11 podem ser comprados e vendidos sempre que o mercado estiver aberto.

Transparência

A composição dos fundos de índice é transparente, e os cotistas conseguem saber exatamente o que têm em mãos.

 

Contras

Especulação

Como o BRAX11 depende exclusivamente do volume negociado das ações da B3, o investidor pode acabar sendo exposto a companhias que estejam sofrendo especulação, e não necessariamente com maiores rendimentos.

Carteira pouco inteligente

Para investidores mais avançados, a gestão individualizada de ativos pode trazer melhores resultados.

Sem benefício tributário

Nos fundos de índice, a alíquota do IR é sempre de 15% sobre os lucros obtidos. Nas ações, o investidor tem isenção de IR para vendas que não ultrapassem R$ 20 mil. 

Quer investir de acordo com seu perfil? Encontre as melhores recomendações de investimentos no site da Capital Research.

Recomendados

Investimentos

Análise técnica: o que é e como lucrar com ações

Análise técnica é uma ferramenta utilizada para qualificar o investimento no ...

4 anos atrás

Investimentos

DRA: o que é o Demonstrativo de Resultados Abrangentes?

Saiba o que é e para que serve o DRA. Veja também a importância de sua análise e ...

4 anos atrás

Investimentos

ETF: Saiba o que é e como funcionam esses fundos

Os ETFs, ou fundos de índice, são uma ótima opção para a diversificação de sua ...

4 anos atrás