O que é Banco de Investimento?

Saiba quais as operações de um banco de investimento, o que o diferencia das demais instituições financeiras. Veja também as vantagens e desvantagens ao se comparar onde investir.

Linear

Saber como funciona um banco de investimento pode ser um diferencial na hora de escolher como investir ou tomar empréstimo. Hoje em dia existem muitas nomenclaturas que acabam por confundir quem ingressa no mercado. Por isso a Capital Research vai explicar para você o que é um banco de investimento, quais são as suas operações e a diferença de outros modelos de bancos e de corretoras.

Os bancos de investimentos são instituições financeiras privadas formadas como sociedades anônimas e reguladas pelo Banco Central (Bacen). A principal função delas é a de captação de dinheiro para emprestá-lo.  Para isso fazem operações societárias de caráter temporário, financiam atividades produtivas e administram recursos de terceiros

O banco de investimento não oferece contas correntes e capta os recursos por venda de cotas de fundos de investimento, repasses de recursos e via depósito a prazo. As principais operações são de financiamento de capital de giro e fixo, aporte ou compra de títulos e valores mobiliários e depósito e repasse de empréstimos.

Não se preocupe que iremos falar novamente sobre quais são as operações feitas por um banco de investimento.

Como esse bancos funcionam?

O funcionamento dessas instituições, como já adiantamos, capta os valores responsáveis por manter a operação da empresa. E como dito, isso não é feito por depósitos em conta corrente, que é a forma tradicional que conhecemos. Mas sim por depósitos à prazo, repasses e fundos de investimento.

O banco de investimento pega esses recursos investidos na empresa e repassam em forma de empréstimos e financiamentos para outras pessoas. Esse mecanismo faz estes bancos ter mais capacidade de amealhar mais recursos, consequentemente oferecer mais produtos e manter o ambiente de investimentos pulsante.

Quais operações são feitas por um Banco de Investimento?

As principais atribuições relacionadas a este tipo de banco, são:

  • Operação de Oferta Pública Inicial para abertura de capital (IPO – Initial Public Offering).
  • Assessoria financeira.
  • Certificados de Depósitos Bancários (CDB) e Recibos de Depósitos Bancários (RDB).
  • Operações societárias.
  • Financiamento de capital fixo e de giro.
  • Aporte ou compra de títulos e valor mobiliários.
  • Depósito e repasse de empréstimos.
  • Administração de recursos e de fundos de investimento.
  • Emitir títulos debêntures.
  • Leasing Financeiro; entre outros.

 

Como surgiram os bancos de investimentos?

O surgimento destes bancos está ligado a um fato histórico: a Grande Depressão iniciada do ano de 1929. Como sabemos, o ocorrido trouxe enorme recessão econômica, principalmente para os Estados Unidos. Isso determinou a separação dos diversos tipos de banco entre: varejistas, comerciais e de investimentos.

A separação trouxe grande importância aos bancos de investimento por estes serem  responsáveis por diversas ações de financiamento e operações fundamentais para o mercado. No Brasil a regulamentação data dos anos 60.

Banco Comercial x Banco de Investimentos

Vamos agora ver quais são as principais diferenças dos bancos comerciais com os de investimentos. A definição de banco comercial estabelece que ele pode ser de natureza privada ou pública e tem como objetivo financiar as pessoas físicas, indústria, comércio etc. Faz isso por depósitos à vista e também a prazo e oferece contas correntes para a realização de transações.

No entanto, a maioria dos bancos comerciais acabam por desempenhar outras funções. No Brasil isto é mais do que comum, pois o bancos que todos nós conhecemos oferecem também uma carteira de investimentos, além da conta corrente e poupança. Por isso, os bancos tradicionalmente conhecidos são tidos como bancos múltiplos.

Agora já deu para observar que existem algumas diferenças entre um banco de investimento e um banco comercial/múltiplo. O banco de investimento, como o próprio nome já diz, é voltado para investimentos e também empréstimos. Ele é de natureza privada com foco em depósitos a prazo. Ele não oferece conta corrente e realiza operações específicas como a abertura de capital de uma empresa.

Já o banco comercial tem o diferencial de oferecer conta corrente, pode ser privado ou público, tem foco nos depósitos à vista (mas também trabalha a prazo). E, no caso, de oferecer uma carteira de investimentos, o que usualmente acontece, o banco é entendido como banco múltiplo.

Banco de Investimento x Corretoras de Valores

As corretoras de valores são instituições financeiras que atuam na Bolsa de Valores e são responsáveis por vender e comprar títulos financeiros. O foco dessas instituições é a venda de títulos. Portanto é possível encontrar diversos tipos de produtos, taxas e, com isso, diversas oportunidades de rentabilidade.

Muitas corretoras oferecem serviços adicionais e personalizados que aproximam a corretora dos investidores. Fora isso é simples abrir uma conta e começar a investir no mercado de ações. Mesmo com um valor baixo é possível começar a investir.

Em tese, consultores indicam que, para quem possui ainda um capital menor para investir, é melhor começar pelas corretoras. Já com um capital maior é possível escolher qual o melhor local para fazer um aporte, seja em uma corretora ou em um banco de investimento.

Por outro lado, com advento dos bancos digitais, os bancos de investimentos entraram neste segmento e começaram a oferecer também uma carteira variada de títulos, com bons negócios e serviços. Dessa forma, cabe a cada um avaliar como ingressar no mercado.

Como vimos, o banco de investimento é uma ótima opção para empresas que desejam adquirir capital de giro ou que queira ampliar seu negócio. Quem sabe essa não seja uma forma de você conseguir aumentar ainda mais a sua empresa?

Gostou do conteúdo? Leia outros artigos da Capital Research preparados para potencializar os seus conhecimento sobre o mercado financeiro e te ajudar a escolher os melhores investimentos.

Recomendados

Investimentos

Como comprar ações: confira o passo a passo e 4 formas diferentes para voce começar a investir agora!

Devido à queda da taxa SELIC e a baixa rentabilidade da renda fixa, demanda-se ...

5 anos atrás

Investimentos

Descubra o que é e como funciona o wealth management

Você sabe o que é wealth management e como aumentar seu patrimônio com ...

4 anos atrás

Investimentos

Fusão de empresas: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

Entenda como funciona o processo de fusão e porque é cada vez mais comum isso ...

5 anos atrás