Saiba o que é um ativo circulante operacional e conheça alguns exemplos

Conheça a importância do ativo circulante operacional e quais são suas características

Essencial na administração financeira de qualquer negócio, o.ativo circulante operacional é um conceito que está diretamente ligado à organização das contas de uma empresa. Mas você sabe exatamente o que é um ativo circulante? E um ativo circulante operacional? Neste artigo, abordamos mais sobre o assunto. Confira!

O que é um ativo circulante?

Ativos circulantes são os recursos de uma empresa, como bens e direitos, que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo, seja por meio de uma venda ou consumo em um ciclo de operações determinado.

É fundamental ressaltar que o dinheiro obtido por meio de um ativo circulante deve ser direcionado para o pagamento de um passivo circulante. Essa ação evita que alguma conta transforme-se em uma dívida, mantendo organização das obrigações financeiras.

É no ativo circulante que são registrados todos os elementos que envolvem um maior grau de liquidez, ou seja, que de alguma podem ser transformados rapidamente em dinheiro. É o oposto do ativo não circulante, que realiza o registro dos elementos de menor grau de liquidez. Um exemplo são os bens da empresa, que demora muito mais tempo para conseguirem serem revertidos em dinheiro.

O ativo circulante é essencial para determinar que os acordos financeiros e inadimplências sejam resolvidos, prezando pela saúde financeira e mantendo a organização produtiva. É fundamental desenvolver estratégias e desta forma ampliar seus ativos, mantendo sempre o controle das contas, dívidas e de seu balanço patrimonial.

O que é um ativo circulante operacional?

Entre os diversos tipos de ativos está o ativo circulante operacional, que como o próprio nome já sugere está relacionado às ações de operação de uma empresa, ou seja, que são fundamentais para o funcionamento do negócio.

Os ativos circulantes operacionais possuem recebimento a curto prazo e representam basicamente as contas que as empresas têm a receber dos clientes e os estoques., incluindo as operações de compra, venda e produção.

É importante ficar atento e não confundir com o passivo circulante operacional. Se o ativo circulante operacional é o investimento relacionado a toda operação que envolve uma, o passivo circulante operacional é a fonte responsável pelo passivo de funcionamento, em outras palavras, a que está relacionada às atividades operacionais do negócio.

Exemplos práticos de um ativo circulante operacional

 Um exemplo simples de ativos circulantes operacionais são os estoques e duplicatas que a empresa tem a receber. Além disso, outros itens que também possuem características de ativos circulantes operacionais são a caixa da empresa, saldo em banco e aplicações financeiras.

 Como mostrado, o ativo circulante operacional é muito importante para qualquer empresa, afinal, fazer parte das contas que a empresa tem a receber. Entender sua importância é fundamental para o seu negócio!

Recomendados

Investimentos

Como investir em ações com pouco dinheiro: passo a passo

Aprenda como investir e comprar ações com pouco dinheiro, confira nosso passo a ...

3 anos atrás

Investimentos

Conheça os principais tipos de investimento do mercado financeiro

Aprenda sobre os tipos de investimento disponíveis, seus respectivos níveis de ...

3 anos atrás

Investimentos

Tipos de Inflação: conheça todos e entenda como impactam a economia de um país.

A inflação é uma variação de preços que acontece em todos os países, o tempo ...

3 anos atrás