O que é e como obter sua CPA10

Entenda mais sobre o que é o CPA10 e como receber seu certificado

anbima cpa 10

Devido ao complexo cenário econômico brasileiro, cada vez mais pessoas têm se interessado pelo mercado de investimentos. Contudo, atuar com produtos financeiros é uma área que exige bastante conhecimento técnico. Por isso, muitos profissionais procuram se aprimorar com os cursos fornecidos pela ANBIMA. 

Se você tem interesse sobre o assunto, não deixe de conferir este conteúdo que preparamos sobre a ANBIMA CPA10, uma das mais importantes certificações para quem pretende se especializar no mercado financeiro. Continue a leitura para conferir!

O que é ANBIMA CPA10?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, ou ANBIMA, como é popularmente conhecida, responde em nome das instituições que atuam como gestoras de patrimônio, corretoras e bancos que têm como know-how a distribuição de produtos financeiros.

Nascida em outubro de 2009, com 340 associados de bancos comerciais, hoje a ANBIMA reúne inúmeras instituições do mercado de investimentos que têm como objetivo reproduzir a pluralidade dos mercados dentro do país. Seu modelo de atuação é dividido em quatro finalidades: 

     representar;

     autorregular;

     informar;

     educar. 

CPA é a sigla para Certificação Profissional ANBIMA. Basicamente, a CPA é um documento que atesta o conhecimento na área de investimentos, fornecido pela maior associação das instituições que atuam nos mercados financeiros do Brasil, para profissionais gestores de patrimônios.

Existem três níveis de certificação da ANBIMA: 

     CPA10;

     CPA20;

     CEA. 

Porém neste post falaremos apenas sobre o ANBIMA CPA10, que consiste no nível mais básico de certificação em investimentos. É uma das certificações mais populares, já que todo bancário necessita dela para conhecer pelo menos o básico sobre investimentos e atuar no setor.

Para quem é destinado o certificado?

Na maioria das instituições bancárias, a ANBIMA CPA10 é obrigatória para assistentes de gerentes. Se o profissional atua como escriturário ou técnico bancário, e pretende se tornar assistente, é fundamental que ele obtenha a sua certificação CPA10, para se destacar e estar pronto quando a oportunidade surgir. Sendo assim, de forma resumida, podemos afirmar que a ANBIMA CPA10 é destinada a:

     estudantes e profissionais de órgãos públicos ou autarquias;

     profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da ANBIMA;

     profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público;

     profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral — mesmo as que não aderiram ao código. 

Lembrando que o curso não é exclusivo para candidatos com os perfis que citamos acima. Qualquer pessoa que deseja aprimorar os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro e atuar na área de investimentos pode obter a sua certificação CPA10.

Qual é sua finalidade?

A certificação básica sobre investimentos da ANBIMA tem como principal objetivo a contínua otimização das capacidades técnicas dos profissionais do setor bancário e cooperativas de crédito que trabalham em contato com o público nos processos de prospecção e venda de produtos de investimento, como já foi dito.

O Conselho Monetário Nacional ampara essa iniciativa nas Resoluções 3.158 e 3.309, instituindo um processo de aferição dos conhecimentos sobre os aspectos mais importantes e notórios pertinentes à distribuição de produtos de investimento. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

Como obter obter a sua ANBIMA CPA10?

O candidato precisa ser aprovado no exame de certificação da ANBIMA. Para isso, primeiramente, ele deve se inscrever no site oficial da associação, clicando neste link. 

Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 313,00. Já para os associados, o valor cai para R$ 260,50. Nos dois casos a inscrição só pode ser paga por meio de boleto bancário emitido pela ANBIMA. 

O exame tem 50 questões, das quais o candidato deve acertar pelo menos 35 — 70% da prova — para que seja aprovado. A prova tem duas horas de duração e é realizada nos centros de testes da FGV espalhados por todo o país.

Qual é o conteúdo que estará no exame?

No exame para obter a ANBIMA CPA10, o candidato deverá demonstrar que tem conhecimento sobre os principais aspectos dos produtos de investimentos que são oferecidos pelas agências bancárias e instituições financeiras. 

A prova também deve atestar se o candidato entende os padrões éticos de comportamento que devem ser aderidos no atendimento e no relacionamento com os investidores, de modo que os produtos ofertados satisfaçam às necessidades e objetivos dos clientes atendidos.

A associação acredita que os esforços para modernizar os mercados financeiros e de capitais, além da constante melhoria no atendimento ao investidor — por meio da disponibilização de informações de melhor qualidade pelos profissionais, em especial sobre os maiores fatores de risco envolvidos nos investimentos — deve resultar em estímulos à padronização dos procedimentos, concorrência leal e à adoção de melhores práticas em benefício do crescimento dos mercados. 

O resultado final de todo esse esforço deve refletir no estímulo e, por consequência, crescimento da poupança financeira no Brasil, uma das formas de favorecer a expansão e o crescimento sustentado da economia brasileira. 

Como já foi dito, o exame da ANBIMA CPA10 contém 50 questões, sendo divididas em sete categorias focadas nos seguintes temas:

 

     Previdência Complementar Aberta;

     Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa;

     Fundos de Investimento;

     Princípios de Investimento;

     Noções de Economia e Finanças;

     Ética, Regulamentação e Análise do perfil do Investidor;

     Sistema Financeira Nacional.

 

O processo é totalmente feito pelo computador e a data e horário da prova são escolhidos pelo candidato no ato da inscrição pelo site da ANBIMA. Clique aqui para baixar a grade completa com os temas abordados no teste. 

Antes de concluirmos, é importante destacar que o profissional certificado precisa fazer a renovação da CPA10 periodicamente, de acordo com o Código de Certificação, para garantir que os profissionais mantenham o padrão de atendimento esperado e a qualidade dos produtos oferecidos aos investidores. Para atualizar o seu certificado, basta entrar no site da ANBIMA e realizar a inscrição. 

Como você pôde contemplar neste conteúdo, a ANBIMA CPA10 é uma das certificações mais conhecidas do mercado financeiro. É popularmente realizada por profissionais que já atuam ou que pretendem atuar com a prospecção ou comercialização de produtos financeiros e títulos de investimentos. 

Pelo fato da ANBIMA ser a maior associação de instituições que regulamentam o setor no Brasil, o profissional que tem uma certificação CPA10 é considerado apto a atuar com produtos financeiros, o que significa o curso também é indicado para quem deseja começar a investir em ações ou outros títulos. 

O artigo sobre o que é a ANBIMA CPA10 e como obtê-la foi útil para você? Então não deixe de acessar os outros conteúdos da Capital Research para aprender mais sobre o mercado financeiro!

Recomendados

Investimentos

Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor

Conheça mais sobre a VALE3, código das ações da Vale, e entenda quais fatores ...

5 anos atrás

Investimentos

Anbima: entenda o papel dessa associação reguladora do mercado financeiro

Saiba mais sobre o que é a Anbima, entendendo seu papel regulador do mercado e ...

5 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

5 anos atrás