Private Banking: o que é e como funciona esse serviço milionário?

Aos clientes de um alto poder aquisitivo os bancos oferecem os serviços de private banking que, entre outras coisas, oferecem facilidades de investimentos e consultoria financeira de forma personalizada. Gostou? Venha saber mais sobre!

Consultoria personalizada sobre o mercado financeiro, indicações de compra e venda de ações, assessoria para as finanças pessoais e empresariais, estruturação de um plano de previdência privada, tudo isso é possível contratar pelo private banking, serviço oferecido pelos bancos para clientes da alta renda.

Deu para entender brevemente como funciona? Vamos agora explicar com detalhes o perfil de quem utiliza este atendimento personalizado e as vantagens e desvantagens que oferece.

Como obter o private banking?

Os clientes de private banking são possuidores de uma alta renda. Em média quem utiliza os serviços tem R$ 3 milhões investidos. No entanto este valor pode mudar para mais ou para menos de acordo com as regras de cada instituição financeira.

De qualquer forma estamos falando de clientes abastados e que possuem diversos tipos de investimentos e bens. Para cuidar desse patrimônio, o cliente “private” pode contar com serviços especializados oferecidos pelos bancos. O private banking oferece consultoria e facilidades personalizadas para quem contrata, o que diferencia e muito do atendimento oferecido aos clientes comuns.

Para contratar os serviços é necessário, como indicado, ter uma grande poder financeiro. Geralmente estes clientes são procurados pelos bancos, mas podem ocorrer indicações ou mesmo o cliente procurar por conta própria.

Os profissionais que trabalham na área são altamente especializados, pois precisam não somente conhecer muito bem a pessoa e indicar investimentos. O serviço vai além e pode envolver desde impostos a heranças.

Como já vimos é um algo que auxilia na visão geral da gestão de patrimônio. Clientes com esse aporte financeiro geralmente tem muitas atribuições e precisam de assessoria para dar conta de tudo. Seja para cuidar das finanças familiares, ajudar em prospecção empresarial, indicação de oportunidades de investimentos, gerir ativos e propriedades, sucessão patrimonial e recebimento de valores, para organizar o pagamento de taxas e impostos, lá estará o  gerente, ou “banker”, da conta para ser consultado.

O banker ainda conta com um time de especialistas em diversas áreas, analistas de mercado e economistas, para fomentá-lo de informações que o ajudam a trabalhar e oferecer maior qualidade no que faz.

O mercado de private banking tem crescido com as quedas nos juros que fazem investidores procurarem investir em renda variável, o famoso mercado de ações da Bolsa de Valores. Isto ocorre porque os títulos de renda fixa, de maior simplicidade de investimento, tornaram-se menos atrativos e investir em ações requer maior dedicação, por isso a necessidade de contratar serviços auxiliares que forneçam consultoria também na área – o caso do private banking.

Podemos listar alguns dos muitos serviços oferecidos para quem pode contratar este atendimento personalizado:

  • consultoria em investimentos;
  • assessoria e gestão financeira;
  • planejamento das finanças familiares;
  • planejamento previdenciário;
  • gestão de patrimônio e heranças;
  • auxílio com taxas e impostos, entre muitas outras atividades.

Vantagens de ter o serviço private banking

O cliente com acesso ao private banking possui uma série de vantagens junto ao seu banco. Os serviços oferecidos que listamos já são vantagens intrínsecas ao modelo. Mas além disso, para quem participa dessa modalidade são oferecidos opções de investimento que pagam remunerações maiores e não são acessíveis aos outros clientes – como também são ofertados melhores produtos da instituição.

Como o dinheiro está investido pelo banco, a instituição sabe do poder de compra do cliente e oferece maiores possibilidades de crédito. Assim o acesso a financiamentos e empréstimos é facilitado e os juros acabam sendo menores. Entre outros benefícios podem ser negociadas tanto as taxas de juros como os valores de manutenção da conta, além de usualmente os clientes terem cartões de crédito sem anuidade.

Desvantagens do serviço private banking

Existem algumas desvantagens com o private banking. A principal delas, e óbvia, é a necessidade de um capital alto para dispor desse tipo de serviço

Outra desvantagem é a limitação das opções de produtos e oportunidades oferecidas pelos bancos. A intenção do banco é fazer dinheiro e para isso ele indicará os próprios produtos, com isso não necessariamente serão ofertadas realmente as melhores possibilidade de negócio ao contratante. A carteira do cliente pode ficar muito reduzida caso ele foque somente nas oportunidades do próprio banco.

Em algumas áreas, portanto, o banco ou não é tão especializado ou somente indique soluções da própria casas, por isso talvez seja indicado buscar serviços complementares.

Com a necessidade de transferência de recursos para outra instituição financeira, o banco pode não ser tão amigável da mesma maneira que é com o dinheiro aportado em seus produtos e investimentos, então é preciso ficar atento.

Quais são as alternativas de segmentos para o private banking?

É possível dispor de serviços similares mesmo não sendo milionário como no caso dos clientes de private banking. Neste caso a pessoa pode optar por gestoras e corretoras de recursos, que exigem capital bem mais módico de seus clientes.

Porém estas opções geralmente não oferecem um serviço de assessoria independente e também se voltam para venda de produtos pelos quais irão tirar vantagens comerciais.

Por isso, caso o cliente esteja procurando uma assessoria financeira, a dica é que ele procure uma casa que seja independente, sem ligação com bancos ou corretoras. Esta é a maneira correta de receber informações que beneficiem o próprio cliente, pois ele receberá informações não enviesadas pela comercialização de produtos como as assessorias não-independentes fazem.

Gostou do conteúdo? A Capital Research é uma casa independente e oferece apenas o que acreditamos ser o melhor para você. Do investidor iniciante ao experiente, oferecemos conteúdo exclusivo e gratuito produzido por um time de analistas com anos de experiência no mercado financeiro. Venha conhecer!