NTN-F: descubra o que são as Notas do Tesouro Nacional série F sem complicações

Investir no Tesouro Direto é uma boa opção para investidores específicos. O quanto você sabe sobre esse tipo de aplicação?

Já ouviu falar em compra de títulos do Tesouro Direto? Não? É mais fácil entender do que você imagina e a Capital Research te explica como.

Sabe quando você vai ao banco e pega um empréstimo, com juros e tudo? Então, o Tesouro Direto funciona com a mesma lógica. No entanto, ao invés de você pedir dinheiro emprestado, você está investindo para que o Governo Federal quite a dívida pública, ou seja, quem pega o dinheiro emprestado é o governo.  (normalmente para investir nos projetos públicos e setores da nossa sociedade), e quem empresta é você, quando adquire títulos públicos.

Lendo assim até parece algo pouco confiável, já que nossa economia não é estável como de países mais desenvolvidos. Todavia é importante saber que investir no Tesouro Direto é muito seguro e rentável, o Governo Federal oferece garantias e quando você resgata esse dinheiro, ele retorna com a correção de juros bem maiores do que os a poupança.

Existem 3 tipos principais de compras de títulos pelo tesouro direto: Selic, IPCA, Prefixados (LTN, NTN-F, por exemplo). Nesse momento vamos focar nos prefixados, mais especificamente nas NTN-F.

O que é a NTN-F?

 As Notas do Tesouro Nacional série F são um tipo de aplicação no tesouro direto, mais conhecidas como tesouro prefixado. Elas se diferenciam porque o pagamento de juros dessa aplicação é feita semestralmente, diferente do que ocorre com os tipos NTN-B por exemplo.

Esse título possui sua taxa de juros prefixada na data da aplicação, portanto é também uma possibilidade de renda fixa (com certas especificidades que explicaremos mais abaixo). Importante entender que essa modalidade só possui um título e seu vencimento é único, previsto para 2029.

Como funciona a NTN-F?

 Assim como os outros tipos de aplicações no tesouro direto, o investidor que deseja adquirir esses títulos precisa ter uma conta em uma corretora de investimento. Esse método é bem simples e padrão para qualquer pessoa física que queira investir em qualquer título público.

O próximo passo é se cadastrar no site do Tesouro Direto e conferir toda a listagem de títulos públicos que o tesouro oferece. Dentre eles, basta procurar a negociação NTN-F (nesse momento você já conseguirá calcular seus rendimentos e verificar os juros da data da aplicação).

Como já foi falado anteriormente o NTN-F é uma aplicação de juros prefixados, o que significa na prática que os juros são definidos no ato da compra dos títulos e que o investidor sabe exatamente o valor nominal que irá receber no fim. Porém, não custa lembrar que essa modalidade realiza também os pagamento dos juros acumulados semestralmente (os chamados cupons semestrais), ou seja, além do pagamento no vencimento você ainda recebe a cada semestre os valores dos juros obtidos durante o período.

NTN-F e juros: qual é a relação? 

E já que estamos falando de juros, é importante lembrar que mesmo possuindo o os juros fixados da data da aplicação, esse tipo de investimento sofre influência da oferta e demanda do mercado, ou seja, ele pode variar até o seu vencimento. Por isso, é importante entender que esse perfil de investimento é mais de longo prazo, já que o valor fixado nos dá a garantia do retorno no vencimento, porém, se retirado antecipadamente, o investidor pode se deparar com surpresas.

Tendo isso em mente, a informação chave para esse tipo de investimento é que quanto mais distante o seu título estiver do vencimento, maiores serão as chances dos valores variarem. Sendo assim, a dica de ouro das NTN-F é manter o investimento até a data do vencimento, ou o mais próximo possível.

Para que serve a NTN-F?

 Essa modalidade de investimento é indicada para quem quiser investir mais a longo prazo, já que seu vencimento é mais estendido, e a retirada antes do período é pouco vantajosa. É interessante também para aqueles investidores que gostariam de saber na hora da compra o rendimento final da operação, o que permite fazer um planejamento mais preciso da utilização do recurso na sua vida.

Uma observação pertinente, se você estiver pensando em adquirir essas notas, é que assim como os demais títulos do tesouro, o Imposto de Renda e o IOF serão incididos sobre a NTN-F. Isso significa que o valor efetivamente recebido tanto nos cupons quanto no vencimento será diferente do valor teórico de resgate.

Vantagens da NTN-F 

Dentre as principais vantagens da NTN-F podemos considerar a que já saber a rentabilidade do seu investimento ao vencimento como uma das melhores. A segurança e a facilidade das operações, assim como na poupança, são também um adjetivo interessante para quem procura diversificar seus investimentos. Os cupons semestrais proporcionais aos rendimentos do período é outra vantagem interessante das NTN-F.

Desvantagens da NTN-F

Como falamos anteriormente esse título atrai um perfil mais específico de investidor, geralmente aqueles que querem diversificar suas opções, o que faz com que as NTN-F sejam um dos investimentos menos procurados do tesouro direto. A volatilidade durante os primeiros meses do investimento, o longo prazo de vencimento para a adquirir a rentabilidade prevista, e a variação dos rendimentos dos cupons semestrais podem ser consideradas como desvantagens se o investidor não estiver alinhado com as especificidades dessa modalidade.

Outra observação já dita anteriormente e que pode ser considerada uma desvantagem, principalmente se a pessoa não se atentou a este detalhe, é que devido à incidência do IR e do IOF o valor final dos cupons e do valor nominal será diferente do que o teórico de resgate. Portanto, é importante entender bem qual é o seu perfil de investidor e se as NTN-F são compatíveis com seus prazos e metas.

Gostou das informações e quer saber mais sobre investimentos no tesouro direto? Fique ligado e acompanhe a Capital Research! Divulgamos materiais, levantamentos e perfis de investidores para que você possa compreender de maneira simples e descomplicada como funciona o mercado financeiro. Assim fica mais fácil se sentir seguro, investindo!