Nasdaq: como investir com lucro na bolsa americana

A Nasdaq, nos EUA, é uma das maiores bolsas do mundo. Saiba como funciona e de que maneira você pode investir nela.

Se você está pensando em comprar ações na bolsa de valores dos Estados Unidos, precisa entender o que é a Nasdaq e ela como funciona.

A bolsa situada em Nova Iorque é uma das mais importantes da América e do mundo. Com mais de 3 mil empresas registradas – dentre elas, grandes nomes como Microsoft, Netflix e Intel – ela é um centro importante de negociação de papéis.

Confira, então, como a Nasdaq opera e de que forma você pode se tornar um acionista na bolsa americana, mesmo estando fora dos EUA.

O que é a Nasdaq?

Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma das principais bolsas de valores dos Estados Unidos. Criada em 1971, é a segunda maior bolsa em todo o mundo, chegando a realizar 1,8 bilhão de negociações em apenas um dia.

Ela é conhecida por abrigar grandes nomes da tecnologia em setores variados, como eletrônica, informática, telecomunicações e biotecnologia.

O índice Nasdaq-100, que reúne as 100 maiores empresas não-financeiras da bolsa, por exemplo, sempre conta com as gigantes tecnológicas do mercado global como Apple, Facebook e PayPal.

Apesar de estar sediada em Nova York, a Nasdaq não tem um espaço físico para a realização das operações. Assim, as suas negociações acontecem totalmente de forma online.

 

Nasdaq x NYSE

No Brasil, nós só temos a B3 como centro de negociação de ativos de renda fixa e variável, certo? Mas, nos EUA, existem dois grandes locais para comprar e vender ações: a Nasdaq e a NYSE.

NYSE (The New York Stock Exchange) existe desde 1791 e é considerada a maior bolsa de valores do mundo. Situada também em Nova Iorque, ela tem cerca do dobro de valor capitalizado da sua concorrente mas, curiosamente, realiza menos operações diárias. Um dos motivos é que a Nasdaq tem mais empresas listadas do que NYSE.

Além disso, a bolsa mais antiga abriga empresas que também estão há mais tempo no mercado, como Coca-Cola, Visa e Johnson & Johnson. Apesar de algumas diferenças, ambas concentram um grande volume de empresas gigantes a nível global.

Empresas listadas na Nasdaq

Estas são as 30 companhias que negociam ações na Nasdaq:

  1. Adobe
  2. ADP
  3. Alphabet
  4. Amazon
  5. Amgen
  6. Apple
  7. Booking Holdings
  8. Broadcom Inc.
  9. Charter Communications
  10. Cisco Systems
  11. CME Group
  12. Comcast
  13. Costco
  14. Facebook
  15. Fiserv
  16. Gilead Sciences
  17. Intel
  18. Intuit
  19. Intuitive Surgical
  20. Micron Technology
  21. Microsoft
  22. Mondelez International
  23. Netflix
  24. Nvidia
  25. PayPal
  26. PepsiCo
  27. Qualcomm
  28. Starbucks
  29. T-Mobile US
  30. Texas Instruments.

Índices da Nasdaq

Os índices das Bolsas de Valores são, basicamente, grandes carteiras de investimento. Cada um deles reúne diferentes empresas, com base em elementos em comum.

A Nasdaq possui 3 índices principais:

  1. Nasdaq Composite: considera o valor de todas as empresas listadas na bolsa novaiorquina
  2. Nasdaq 100: lista as suas 100 maiores empresas
  3. Nasdaq Biotechnology: demonstra o desempenho acumulado pelas cotações das ações de empresas do setor de biotecnologia.

Como investir na Nasdaq

Não é possível investir diretamente na Nasdaq se você estiver fora dos Estados Unidos. Então, a opção é comprar cotas de ETFs que façam aplicações em ações listadas na bolsa. Veja, a seguir, como comprar ETFs e investir na Nasdaq diretamente do Brasil: 

 

1 – Encontre uma corretora americana

Assim como no Brasil, você só consegue operar na bolsa americana por intermédio de uma corretora de investimentos. Dessa maneira, será preciso pesquisar pelas instituições financeiras que fazem o serviço e encontrar aquelas que aceitam estrangeiros.

Lembre-se de avaliar as condições oferecidas pela empresa, como tarifas, taxas e custos diversos.

 

2 – Fazer a abertura de conta de investimentos

Em seguida, você deve abrir uma conta na corretora de investimentos. Essa etapa é um pouco mais burocrática e exige que você faça o envio de vários documentos, como documentos pessoais, passaporte, declaração de Imposto de Renda e W-8BEN – certificado de investidor estrangeiro.

Depois que a conta for aberta, transfira dinheiro e siga para próxima etapa.

 

3 – Escolha a ação da Nasdaq

Agora, você já terá acesso ao home broker. A plataforma fornecida pela corretora permita que você visualize todos os ativos disponíveis para serem negociados na Nasdaq. Então, avalie criteriosamente os ETFs, considerando todas possibilidades de ganhos, riscos e custos envolvidos na negociação. 

Vale ressaltar que investir na bolsa é aplicar em renda variável. Ou seja, não há taxa de rentabilidade definida, mas é possível criar expectativas de recebimento fazendo boas análises.

Considere, ainda, seus objetivos com o investimento, para fazer escolhas acertadas ao pesquisar pelos ativos na bolsa de valores americana. Dessa forma, é possível se tornar um investidor de grandes corporações do mercado mundial ao negociar papéis na Nasdaq.

Quer saber como fazer mais investimentos na Bolsa de Valores  e ter bons retornos com a aplicação?

Então, continue acompanhando os conteúdos da Capital Research para aprender a operar com ações no Brasil e no mundo. Conte com a gente para investir com mais rentabilidade e confiança.

Recomendados

Investimentos

Bolsas de valores internacionais: história e curiosidades sobre elas

Tem interesse no mercado financeiro? Saiba quais são as principais bolsas de valores ...

4 anos atrás

Investimentos

Conheça as 8 maiores bolsas de valores do mundo

Saiba onde estão as maiores bolsas de valores do planeta e conheça mais sobre elas. ...

4 anos atrás

Investimentos

Como investir na bolsa americana em apenas 3 passos

...

4 anos atrás