Modelagem financeira: o que é e como aplicar nas ações

Modelagem financeira é um sistema que permite fazer projeções para uma empresa, para descobrir se vale a pena investir. Entenda.

A modelagem financeira é um sistema de análise utilizado por investidores para fazer projeções de uma companhia.

Considerado um conhecimento avançado no mercado financeiro, a modelagem financeira permite representar o desempenho de uma empresa no futuro, seja para projetar o fluxo de caixa, calcular o valor justo do IPO ou fazer valuation.

Por isso, ela funciona como um instrumento na tomada de decisão, tanto para os empresários como para investidores e analistas. Neste artigo, você vai entender a importância desse sistema e como começar seus estudos para aplicá-lo no mercado de ações.

O que é modelagem financeira

A modelagem financeira pode ser definida como um sistema utilizado para projetar o desempenho de uma empresa no futuro e trazê-lo a valor presente, para auxiliar a tomada de decisão.

Não é uma tarefa simples, e existem até cursos e especializações dedicadas apenas a diferentes tipos de modelagem financeira.

Esse modelo matemático pode ser utilizado por empreendedores, analistas, gestores e investidores, com diferentes objetivos

Mas a ideia é sempre a mesma: testar hipóteses sobre o desempenho da empresa no futuro e analisar os dados no presente, para usar essas informações nas decisões do dia a dia.

Na prática, portanto, funciona como a união de um conjunto de hipóteses sobre as decisões de uma empresa em um modelo matemático, seja para prever o fluxo de caixa da companhia no futuro, calcular o seu valor de mercado ou analisar as possibilidades de lucro de uma negociação.

Embora existam softwares dedicados à modelagem financeira, são as planilhas que ainda reinam entre os especialistas, pela facilidade de adaptar os cálculos e atualizar informações.

Como veremos a seguir, há muitas implicações possíveis para a modelagem financeira, inclusive na bolsa de valores.

Importância da modelagem financeira para investidores

Não importa se você faz swing trade, day trade ou buy and hold, o investimento no mercado de ações está entre os mais complexos que existem.

A renda variável costuma ser imprevisível no curto prazo, e a quantidade de eventos que podem impactar o preço dos ativos é praticamente infinita.

Por isso, a modelagem financeira surge como uma alternativa para lidar com a complexidade desse mercado.

Ela é importante para investidores porque auxilia na tomada de decisão, seja para comprar, vender ou manter uma ação na carteira.

Entre as principais utilidades, é possível citar os métodos de valuation

Um desses métodos consiste na previsão do fluxo de caixa no futuro e a comparação ao preço atual da ação, na tentativa de identificar oportunidades e boas ações a preços descontados. A modelagem financeira facilita muito essa tarefa por partes dos investidores.

Outra aplicação clássica entre os investidores são os IPOs, quando uma empresa abre seu capital na bolsa de valores. 

Para avaliar a empresa, o banco de investimento coordenador do processo costuma montar uma modelagem financeira para expor aos interessados informações sobre a empresa e perspectivas para o futuro.

Nesse caso, cabe aos possíveis investidores analisarem as informações para tomar a decisão de investir.

Além desses dois exemplos, a modelagem financeira pode ser útil em outras situações:

  • Previsão do fluxo de caixa
  • Orçamentação do capital
  • Análise de balanços
  • Mostrar o valor de uma empresa para potenciais investidores 
  • Analisar se os cenários projetados são consistentes
  • Comparar empresas dentro de um setor
  • Analisar aquisições e fusões de negócios. 

Agora, vamos entender como começar seus estudos para fazer a modelagem financeira.

Como fazer modelagem financeira para ações

Compreender a modelagem financeira e saber implementá-la é obrigação de gestores profissionais e analistas que ganham a vida indicando ações, mas não é vital para o investidor pessoa física, que pode se beneficiar desses estudos.

Um bom exemplo disso são as casas de análise, que possuem profissionais com longa experiência no mercado de ações, capazes de implementar uma série de modelos para identificar oportunidades.

Se, mesmo assim, você quiser aprofundar seus estudos, listamos um passo a passo básico:

 

Conheça o mercado de ações

Tudo começa pela compreensão do mercado de ações. Você não vai conseguir implementar nenhum tipo de modelagem financeira se não souber como funciona o mercado, como as ações são negociadas e por que elas se valorizam ou desvalorizam no longo prazo.

 

Defina os seus objetivos

Toda modelagem financeira é concebida com base em um objetivo específico. Por isso, você precisa definir o que pretende com ela. É analisar um IPO? Fazer valuation? Para definir isso, vale a pena buscar tutores experientes no assunto e aprofundar os estudos sobre as aplicações antes de escolher uma.

 

Especialize-se na modelagem financeira escolhida

Depois de definir qual os seus objetivos, é hora de se debruçar sobre a modelagem financeira específica para essa meta. Entenda tudo que precisa ser calculado, quais são as as variáveis e como cada uma delas impacta no resultado.

 

Descubra os modelos existentes

Dependendo do tipo de modelagem financeira que você escolher, há softwares ou planilhas que podem atender os seus objetivos. É o momento de vasculhar o mercado atrás das melhores alternativas, dentro daquilo que faz sentido para você. As planilhas costumam ser as preferidas pela facilidade de atualização dos modelos.

 

Aplique na prática

Agora, chegou a hora de aplicar os modelos na prática. A dica é não tomar qualquer tipo de decisão objetiva após rodar a primeira modelagem financeira, e sim fazer vários testes até se sentir seguro de que compreende os resultados e consegue analisá-los.

 

Adapte-se de acordo com os resultados

Depois, é só colher os resultados e adaptar os seus modelos de acordo com os seus objetivos. Uma boa modelagem financeira é aquela que está em constante atualização, e você será responsável por essa tarefa.

Como você pode perceber, adotar a modelagem financeira pode ser mais complexo do que parece, e até inviável, dependendo do seu perfil de investidor. Mas, se esse é de fato o seu objetivo, prepare-se para várias noites de estudo e prossiga para alcançar as suas metas.

Se você gostou das dicas, não esqueça de se inscrever na newsletter da Capital Research, para receber informações sobre o mercado financeiro diariamente na sua caixa de entrada.