Middle office: conheça uma das profissões do mercado financeiro

A organização para o funcionamento de instituições financeiras é essencial. Entenda como o middle office é o responsável por intermediar as relações dentro de uma empresa.

middle office

O mercado financeiro possui algumas denominações para os diferentes setores que atuam dentro de uma instituição, seja ela um banco ou uma corretora de investimentos. O bom funcionamento depende da harmonia desses setores que são separados, em front, middle e back offices.

Cada área tem uma atuação e profissionais específicos. Para entendermos melhor cada uma dessas áreas vamos pensar a formalização de um negócio desde a observação de uma oportunidade e o contato inicial, passando pela avaliação de riscos e a gestão de informações e clientes, até a verificação e finalização do negócio.

Genericamente estas três fases são correspondentes às atribuições dentro de um escritório a cada uma das equipes mencionadas:

  • o front office (ou linha linha de frente) pelos contatos comerciais e atendimentos direto ao cliente;
  • o middle office como meio de campo entre as duas áreas em que se encontra administrando recursos e dados;
  • o back office (ou retaguarda) onde o faturamento será realizado.

Neste artigo iremos tratar especificamente sobre o que é middle office e a importância das suas atividades relacionando as diversas áreas. Acompanhe que a Capital Research irá explicar tudo para você!

O que é middle office?

 O middle office é um termo pelo qual se entende as funções dentro de uma empresa, entre elas as do mercado financeiro, que trabalham com os dados gerados pelo front office e os repassam de forma analítica para o back office formalizar a transação.

A função do middle office, muitas vezes englobada dentro da ideia geral de back office, deve ser destacada. Isso por que ele é um setor intermediário estruturado visando melhora a gestão de processos e informações empresariais. Ele atua tanto no fornecimento e recebimento informação do front, como para trabalhar os dados e repassá-los ao back. Portanto, as funções de middle office precisam ser destacadas das demais.

A formação educacional mais recorrente entre os profissionais é de administração de empresas e economia/ ciências econômicas.

Qual é a estrutura do middle office?

 O middle office, como falamos está estruturado entre o front e o back office. Dentro de uma instituição financeira a estrutura de um middle office visa trabalhar a plataforma de operações em conjunto com a equipe de front. Para isso ela conta com  times ou subsetores nas áreas analíticas, de controle de tesouraria, controle de produto, gestão de taxas, gestão de risco de mercado, como também de gestão de risco de crédito.

 Dentro dessa estrutura são desempenhadas diversas atividades. Na sequência vamos conhecê-las melhor para entender os principais cargos da área.

Quais são as principais atividades do middle office?

Entre as principais atividades desenvolvidas pelo middle office estão:

  • follow up com o front e back offices;
  • acompanhamento de documentações e da parte operacional de cadastros;
  • interface com o backoffice para oferta de produtos;
  • análise de operações de crédito, aplicações, resgates;
  • aplicar controle de risco para as carteiras;
  • desenvolver novas metodologias de controle de risco;
  • elaboração de novos processos de trabalho;
  • tabulação e interpretação de dados;
  • produção e envio de relatórios etc.

Os principais cargos relacionados ao middle office são de nas áreas de risco, crédito e tecnologia. Portanto, entre estes cargos se encontram analistas de risco, de tecnologia, gerentes de banco de dados e de sistemas, entre outros.

Agora que você já sabe o que é middle office vamos saber quais são as diferenças e como ele se relaciona com o front office?

Middle office x Front office

 O front office, ou linha de frente, é a equipe que tem contato direto com o cliente. Dentro do mundo empresarial entende-se que tanto a parte comercial quanto a de atendimento e recepção fazem parte da área. 

Ainda mais com o amplo desenvolvimento das vendas digitais, o front office teve que ampliar o seu corpo de atendimento aos clientes. Isso envolve televenda, ouvidoria, pós-venda, encaminhamento de pedidos etc.

Voltado somente para o mundo financeiro, algumas destas atribuições também existem, mas tem outra natureza de abordagem. Bancos e corretoras oferecem títulos e ações, ou produtos próprios. Assim, os vendedores e analistas de investimento que trabalham nestas instituições são vistos como parte crucial do time de front office, tanto no contato com outras empresas como para venda para pessoas físicas, pois afinal o lucro depende dos negócios que eles conseguem dar entrada.

Assim, o front, que tem a responsabilidade de prospectar, realizar o contato com os clientes e manter o atendimento para a concretização do negócio, precisa ser municiado de informações e respaldado por uma equipe que conduza o processo até o back office. É aí que o time do middle office atua e muitas vezes trabalha como fiscalizador do trabalho feito pelo front.

A principal diferença entre o middle office e do front office é que o primeiro, geralmente, não tem contato direto com o cliente. Além disso, o middle serve como elo entre a parte voltada para o comercial e a retaguarda, sendo esta responsável tanto pela manutenção da própria instituição que representa como também pela estrutura do serviço oferecido – isto envolve recursos humanos, contabilidade, jurídico, administração, estoque e muitas outras atividades.

Agora ficou mais fácil enxergar as diferenças de atuação entre as equipes dentro de um escritório? Para saber mais sobre este e outros temas acompanhe os artigos desenvolvidos pela Capital Research e não deixe de se cadastrar de forma gratuita para receber conteúdo e informações exclusivas sobre o mercado financeiro produzido pelo nosso time de especialistas. Conheça o nosso site saiba tudo sobre investimentos!