Melhores aplicações financeiras para quem quer sair da poupança

Investir suas economias com segurança é o que todo mundo quer. Mas será que a poupança ainda é a melhor maneira de fazer isso?

Antigamente, era muito comum ouvir que a poupança era o melhor e mais seguro investimento. Essa ideia ficou tão enraizada que ainda escutamos bastante por aí. 

Hoje, se você optar por colocar o seu dinheiro na poupança, ele renderá 0,3715% ao mês, o que é um percentual baixo se comparado a outros investimentos disponíveis no mercado. 

Mas sabemos que para buscar soluções é preciso compreender as formas possíveis de investimentos e quais são mais adequadas para cada perfil de investidor.

Você quer sair da poupança, mas não sabe para onde ir? Selecionamos as melhores dicas de aplicações financeiras para fazer o seu dinheiro render.  

Que tipo de investidor você é?

Se você quer fazer seus fundos valerem de verdade, o primeiro passo a seguir é entender melhor como é o seu perfil de investidor. É a partir daí que você conseguirá mudar a forma como investe para atingir o resultado esperado. 

Para mapear o seu perfil como investidor, comece respondendo às seguintes perguntas:

  1. Você está disposto a fazer um investimento de alto risco?
  2. O seu o investimento é de curto, médio ou longo prazo?
  3. Qual a quantia que pretende investir?
  4. Possui reserva de emergência?

Com essas respostas básicas você consegue entender melhor o seu perfil, além de identificar os recursos que podem ser utilizados. No entanto, este é apenas o começo. A partir deste ponto, é necessário estudar a fundo as aplicações financeiras para identificar qual vai ao encontro dos seus objetivos. 

Aplicações financeiras: estudando alternativas  

Como falamos anteriormente, o mercado lida com uma série de formas de investimentos. Assim, a melhor maneira de escolher é conhecendo quais se encaixam na sua meta. 

 

1. Aplicações de Renda Fixa

Para quem preza pela segurança, uma opção para aplicar é a Renda Fixa.

Diferentemente de investimentos com rendimentos variáveis como aplicações em ações que podem aumentar ou diminuir de acordo com o mercado financeiro a renda fixa apresenta seus rendimentos no momento da aplicação. 

Sua rentabilidade é conhecida e fixada como o próprio nome diz, ou seja, o aplicador já sabe que haverá um rendimento real sem a possibilidade da perda de dinheiro.

Veja alguns exemplos de Renda Fixa:

  • Previdência Privada
  • Tesouro Direto
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Essas aplicações são vantajosas por uma série de fatores, incluindo o quesito segurança conforme destacamos. A alta liquidez em razão de ser um fundo de renda fixa, no entanto, faz com que o seu rendimento seja maior que o da poupança.

Outro ponto importante é que, em alguns casos como o LCI, LCA, CRI e CRA, existe até mesmo a possibilidade de não haver a taxação do imposto de renda. 

 

2. Renda Fixa x Poupança

Existem outros fatores que devem ser levados em consideração ao pensar em Renda Fixa como uma alternativa à poupança.

Um deles é que o seu dinheiro é administrado pelo fundo, ou seja, diversos investidores compram suas cotas. Assim, são cobradas diversas taxas para administrar esses recursos. Por isso, é muito importante que você analise com cuidado como essas taxas são apresentadas e entenda se o seu investimento é compatível com elas.

Outro ponto é que não há muita rentabilidade se o seu investimento for de curto prazo. Dessa forma, Renda Fixa é mais aconselhável para investidores que querem aplicar a médio e longo prazo, sendo neste caso uma das melhores aplicações financeiras para substituir a poupança.

 

3. Fundos de Investimentos Imobiliários (FII)

Outra opção bastante segura e mais rentável do que a poupança são os fundos imobiliários. Esse tipo de investimento é perfeito para quem está começando a se aventurar no mercado financeiro.

Quer saber como funciona na prática?

Exemplo: 

Hoje em dia, poucas pessoas conseguem comprar um imóvel de uma vez ou investir em um empreendimento imobiliário que provavelmente vai exigir uma quantidade maior de recursos financeiros.

No entanto, é possível que essas mesmas pessoas consigam comprar cotas de um desses investimentos (condomínios, shoppings, conglomerados imobiliários, etc) por um valor mais acessível, como bônus de não ter que lidar com a questão dos aluguéis e seus ativos. 

Viu como funciona? Esse é o cerne dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FII). Aqui, a união dos cotistas faz a força do fundo!

No entanto, antes de investir, é preciso compreender alguns pontos:

  • Muito embora o investidor tenha comprado cotas do fundo, ele na prática, não exerce qualquer direito real sobre os imóveis que fazem parte do fundo;
  • Leve em consideração que, ao investir dessa forma, o fundo imobiliário é fechado. Assim, você não pode retirar o investimento a hora que quiser;
  • Existem apenas dois meios de fazer parte FII. Um é pela participação em uma oferta pública de compra de cotas. O outro é comprando diretamente com algum cotista que deseja diminuir sua participação ou deixar de fazer parte do fundo. 

Aliás, perceba que aqui já fica a dica de uma das maneiras de lucrar com o FII: vendendo suas cotas individualmente.

O lucro acontece pela distribuição de renda feita periodicamente pelo fundo e também pelas vendas individuais das cotas, como mencionado anteriormente. Isso pode colocar o FII como uma das melhores aplicações financeiras para substituir a poupança. 

 

4. Ações que pagam dividendos mensalmente

Uma outra opção para quem gosta de arriscar mais no mercado financeiro são as ações que pagam dividendos mensalmente. 

A lógica é a mesma da compra e venda de ações de empresas: você adquire ações e, dependendo do desempenho da empresa e da sua valorização no mercado, essas ações ganham ou perdem valor. Então, as empresas encerram o ano e distribuem parte de seus lucros com seus acionistas, na forma de dividendos.

Aqui fica a chave da coisa! Se você é um investidor que prefere ter um retorno mensal de suas aplicações, e tem mais experiência no mercado de ações, é importante observar quais tipos de empresas fazem o retorno de dividendos de maneira mensal. 

Assim, você pode comprar as ações desse tipo específico de empresa e garantir uma renda passiva mensal para o seu bolso. Também é possível continuar investindo, seja de maneira diversificada ou mesmo na própria empresa que já possui ações.

Para saber mais sobre onde investir e quais são as melhores aplicações financeiras do mercado, continue acompanhando o Capital Research. Regularmente produzimos relatórios com indicações dos melhores investimentos para vários perfis de investidores de maneira descomplicada e direta.