Luiz Barsi: lições e trajetória do investidor

Um dos maiores investidores do Brasil, Luiz Barsi tem uma trajetória que ensina lições a quem está começando. Conheça agora.

Luiz Barsi é o maior investidor da bolsa de valores brasileira, com mais de R$ 1,4 bilhão em ações.

Aos 81 anos, ele tem mais de 50 anos de experiência com investimentos na bolsa, em uma trajetória que serve de inspiração para quem está começando.

Neste artigo, você vai entender como Luiz Barsi se transformou no maior investidor da bolsa brasileira e também quais que lições o sucesso dele pode ensinar. 

Quem é Luiz Barsi

Luiz Barsi é um economista e advogado que alcançou notoriedade no Brasil por acumular uma riqueza superior a R$ 1 bilhão investindo na bolsa de valores ao longo de mais de 50 anos. Aos 81 anos, é o investidor pessoa física com o maior volume aplicado na B3, a bolsa de valores brasileira. 

Mas se engana quem pensa que Luiz Barsi é herdeiro de uma família rica. Na verdade, seu pai morreu quando ele tinha apenas um ano de idade, e Barsi chegou a ser engraxate e aprendiz de alfaiate na juventude.

Sua primeira formação foi como técnico de contabilidade, o que garantiu a ele emprego em uma corretora de valores, pouco depois de fazer 20 anos. Foi ali que teve o primeiro contato com a bolsa de valores e desenvolveu a estratégia de investimentos que segue até hoje. 

Na prática, o que ele fez foi bastante simples: investiu mensalmente em boas empresas a um preço justo, buscando uma renda mensal por meio dos dividendos. A estratégia deu muito certo, como os resultados comprovam.

Em uma entrevista para o canal do YouTube Ações Garantem o Futuro, Barsi detalhou essa estratégia: Cheguei a conclusão de que a nossa estrutura previdenciária não tinha condições de amparar um programa que permitisse uma renda mensal digna. Estudei inúmeras trajetórias, aplicações e optei por avaliar um trabalho sobre as ações”

Com seu programa de compra recorrente de ações e reinvestimento dos dividendos, logo Barsi obteve sucesso em sua empreitada.

“Já no oitavo ano, eu não precisava mais me preocupar, porque já tinha uma renda mensal capaz de me sustentar. Esses efeitos multiplicadores que as ações produzem não são encontrados em nenhuma aplicação”, conta.

Ao longo desses 50 anos, Barsi não abriu mão da estratégia. Segundo ele, segue fazendo a mesma coisa até hoje. 

O que mudou foi apenas o volume investido. “É um projeto que eu aconselho a todos, porque mostrou que a forma ideal de alcançar renda mensal digna é formular um programa de compra de ações e reaplicar todos os ganhos ao longo dos anos”, conclui ele na entrevista.

Estratégia de Luiz Barsi para os dividendos

Luiz Barsi é bastante conhecido no mercado financeiro pela sua predileção de investir em empresas que pagam bons dividendos.

Essa estratégia fez sentido para ele porque ele buscou aplicações que garantissem uma renda mensal passiva. Nesse caso, as empresas que pagam dividendos saem na frente, porque a distribuição recorrente de lucros indica que se trata de um negócio consolidado, que já atingiu o tamanho necessário para devolver boa parte dos lucros aos acionistas.

Além disso, Barsi já se mostrou favorável a uma estratégia que não é unânime entre os investidores: ficar atento à “data com” e à “data ex” para definir a compra dos papéis antes da distribuição de dividendos

Esse hábito não é unanimidade porque o valor que empresa distribui em dividendos é descontado de sua cotação, o que, na prática, significa “soma zero” no curto prazo. Para quem possui grandes fortunas, no entanto, essa estratégia pode render benefícios tributários, já que não há incidência de imposto de renda sobre os dividendos no Brasil.

Lições de Luiz Barsi para os investimentos 

A seguir, agrupamos as principais lições de Luiz Barsi para você investir melhor e se inspirar no maior bilionário da bolsa. 

Foco na análise fundamentalista

Luiz Barsi utiliza a análise fundamentalista para tomar suas decisões de investimentos. O foco é encontrar empresas sólidas, resilientes, com boa capacidade de geração de lucro em setores perenes. Ele não olha para o gráfico, e sim para os fundamentos e os preços. 

Comprar boas empresas a preços descontados

Barsi adota uma técnica de investimentos conhecida como value investing e popularizada por Warren Buffett. O princípio é simples: encontrar boas empresas e investir nelas quando os preços estão atraentes. A missão é se tornar sócio de ótimas empresas a ótimos preços. 

Paciência para encontrar oportunidades

Como não é sempre que as empresas estarão com preços interessantes, Luiz Barsi tem paciência para esperar. Nas suas entrevistas, ele explica que calcula o valor que considera justo e deixa as ordens de compra nesse preço, independente do preço atual da ação. Assim, ele pode ficar esperando meses até que alguma crise ou evento não recorrente gere uma pressão sobre o preço da empresa e a ordem seja executada. 

Foco no longo prazo

Barsi não se tornou o maior bilionário da bolsa de valores brasileira da noite para o dia. Ele teve sucesso no longo prazo. “Você tem que comprar e tem que esperar. Tem que colocar na gaveta”, costuma dizer. Como se sabe, nenhuma aplicação financeira é mais rentável do que as ações no longo prazo

Disciplina

Barsi continua fazendo, hoje, o que fazia quando começou a investir. Essa disciplina é um dos frutos do seu sucesso, porque ele define uma estratégia e a segue com consistência.

Preferência por setores resilientes 

Luiz Barsi afirma que não compra ações de setores conturbados, em que as empresas têm uma grande propensão a falir. Em suas entrevistas, ele já revelou que deixa de fora das análises os setores de varejo e de aviação, entre outros setores da bolsa.

Investimento com a mentalidade de sócio

Barsi investe com a mentalidade de sócio, para se tornar um parceiro do projeto, e não apenas o detentor de uma ação. Por isso, ele vai a fundo para analisar a empresa e entender os propósitos que movem a companhia, colocando-se na condição de um parceiro dos donos.

E aí, aprendeu bastante com as lições do Luiz Barsi? Se você está à procura de boas empresas a preços descontados, assine a Capital Research e tenha acesso a relatórios dos nossos analistas com recomendações para você montar sua carteira.

Recomendados

Investimentos

Ações preferenciais ou PN: entenda qual a vantagem

Ações preferenciais ou PN são ações com prioridade na distribuição de ...

5 anos atrás

Investimentos

O que é payout e 4 ações que pagam dividendos

Em dúvida sobre o que é payout e sua relação com as empresas pagadoras de ...

4 anos atrás

Investimentos

Dividend Yield: o indicador de rendimento de dividendos para acionistas

Já ouviu falar do Dividend Yield? Nós, da Capital Reseach, preparamos um artigo ...

4 anos atrás