7 dicas para você investir sem medo

Quer investir, mas não sabe por onde começar? Confira nossas dicas para perder o medo e começar a construir seu patrimônio!

investir sem medo

Investir sem medo ainda é algo que poucos brasileiros fazem. Em uma pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), somente 42% dos brasileiros possuem algum tipo de investimento, seja em renda fixa ou renda variável.

Além disso, a maior parte desses investidores optam por deixar o seu dinheiro na poupança, mesmo que esse não seja o melhor investimento em termos de rendimento. Isso ocorre, principalmente, pela falta de conhecimento de outros produtos financeiros. O resultado é que, sem conhecer bem as outras opções, as pessoas têm medo de aplicar as suas reservas.

Para te ajudar a aplicar o seu dinheiro e melhorar os seus rendimentos, separamos a seguir sete dicas para você saber como investir sem medo. Vamos lá?

1. O medo é absolutamente normal

Antes de mais nada, é importante que você saiba que o medo é uma emoção primitiva e que faz parte do ser humano. Pense nos homens das cavernas quando precisavam sair para caçar e estavam sujeitos aos mais variados riscos. O medo é o tipo de emoção que te deixa alerta, prestando atenção a tudo, e tem a função de te proteger.

O seu cérebro prefere ficar na zona de conforto, em que não precisa gastar muita energia pensando em como fazer algo diferente. Em termos de investimentos, ele vai preferir que você continue fazendo as coisas como sempre fez, ou seja, manter o dinheiro na poupança ou na contracorrente. Portanto, ao mudar o seu padrão de comportamento, você irá sentir um certo medo, mas isso é normal.

Por isso, caso você ainda não seja um investidor experiente, para ajudar a vencer o medo de investir, é importante conferir as próximas dicas como estudar bastante e conhecer o seu perfil. Isso porque, com conhecimento mais aprofundado, você terá mais firmeza nas tomadas de decisões.

2. Estude sempre

Uma das formas de fazer com que você perca o medo de investir é justamente estudando. Como explicamos acima, o desconhecido irá despertar o medo, ou seja, quanto mais você estudar e conhecer as opções que o mercado financeiro oferece e como elas funcionam, mais seguro você ficará para dar o próximo passo.

Você pode começar fazendo algum curso sobre o mercado financeiro, assistindo vídeos de canais especializados, acompanhando as publicações em sites como o da Capital Research e, até mesmo no site da bolsa de valores. Existem diversas opções gratuitas para quem está ingressando no mundo dos investimentos. O bom investidor não para nunca de estudar e conhecer novas estratégias e novidades do mercado.

3. Conheça o seu perfil de investidor

A próxima dica para que você consiga investir sem medo é conhecer o seu perfil de investidor. Existem diferentes perfis e diferentes tipos de ativos que são indicados para cada um desses perfis. Os perfis são:

  • Conservador: é aquele tipo de investidor que prefere ter segurança, mesmo que isso signifique menor lucratividade. Os investimentos mais indicados são aqueles de renda fixa;
  • Moderador: tolera um pouco mais de risco, mesmo assim ainda preza pela segurança do seu capital. A maior parte da carteira de investimentos estará alocada em títulos de renda fixa;
  • Arrojado ou Agressivo: entende que para conseguir maior rentabilidade é preciso correr mais riscos. Consegue tolerar melhor a volatilidade do mercado enquanto está acumulando capital. Terá a maior parte do seu capital aplicado em renda variável.

4. Peça ajuda

Outro ponto fundamental para quem está começando a investir é conversar com quem tem mais experiência no mercado financeiro. Isso pode ser feito de diversas formas: utilizando o serviço de assessoria que a maioria das corretoras de valores oferecem, procurar grupos de pessoas para discutir sobre investimentos, conversar com quem já está aplicando o dinheiro.

5. Tenha as suas metas claras

Antes de aplicar o seu dinheiro, é fundamental que você tenha metas bastante claras. Ou seja, quanto de dinheiro será preciso para realizar um determinado sonho e em quanto tempo. Somente com as metas definidas você conseguirá escolher qual é o melhor investimento para o seu dinheiro.

Por exemplo, se a meta é fazer uma viagem internacional em um ano, esse dinheiro deve ficar aplicado em um ativo que tenha liquidez imediata. Caso contrário você corre o risco de perder dinheiro, ou mesmo de não conseguir sacar o dinheiro quando precisar. Por outro lado, se a sua intenção é o acúmulo de capital para a sua aposentadoria, então você poderá fazer uma aplicação que tenha bons rendimentos a longo prazo.

6. Trace uma boa estratégia de investimento

Agora que você já sabe o seu perfil, já estudou e já tem as metas prontas, chegou a hora de traçar a sua meta de investimento. Reserve todos os meses uma quantia para investir e saiba que parte do dinheiro deve ir para a reserva de emergência, outra parte para a realização das suas metas de curto, médio e longo prazo.

7. Comece aos poucos

E o mais importante de tudo, para investir sem medo é importante começar aos poucos. Abra a conta na corretora de valores, comece a fazer a sua reserva de emergência e escolha uma ou duas opções de investimentos diferentes em renda fixa. E somente quando se sentir mais seguro parta para a renda variável. Mesmo assim, comece investindo pouco dinheiro para entender como funciona a compra e venda de ações.

E lembre-se sempre, as perdas fazem parte do processo de aprendizado. Por isso, é importante diversificar os investimentos, estudar sempre e saber por que você está fazendo cada um dos seus investimentos.

Acompanhe o blog do Capital Research com dicas de investimentos e muita informação sobre o mercado financeiro. Além disso, adquirindo um dos planos, você terá acesso a conteúdos exclusivos e assessoria de investimentos.

Recomendados

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

4 anos atrás

Investimentos

5 sites de notícias para acompanhar o mercado

Buscar informações atualizadas e confiáveis é fundamental para entender as ...

4 anos atrás

Investimentos

6 dicas para ficar rico: você também pode alcançar a riqueza!

Confira uma lista com 6 dicas para ficar rico combinando economia de despesas, renda ...

4 anos atrás