Veja boas opções para investir o seu décimo terceiro

Dinheiro parado nem pensar! Confira dicas de como investir décimo terceiro após pagar todas as dívidas.

O final de ano, além de ser aquela época esperada para as festas, também é muito aguardado pelo recebimento do décimo terceiro salário. Todo trabalhador contratado pelo regime CLT recebe o benefício, geralmente pago em duas parcelas, uma durante o ano, até novembro, e outra até o dia 20 de dezembro.

O dinheiro representa um acréscimo de rendimento que as pessoas já planejam para pagar contas ou para realizar uma viagem, ainda mais porque o início do ano é marcado por férias e contas de IPTU, IPVA, material escolar, entre outros.

Com tudo isso, o décimo terceiro vem em boa hora, mas será possível ainda conseguir investir?

Após reservar o dinheiro para as despesas futuras e as já existentes, o dinheiro recebido do décimo terceiro salário não deve ficar parado. Hoje em dia, é possível realizar investimentos com valores mais baixos do que antigamente.

Todos podem começar a investir e a Capital Research vai te mostrar o porquê investir décimo terceiro é um bom caminho e quais são as aplicações financeiras para quem quer sair da poupança.

Por que investir o décimo terceiro?

  1. É uma forma de poupar para o futuro;
  2. O dinheiro trabalha para você;
  3. Estratégia para concretizar projetos;
  4. Cultivo de uma cultura de investimentos;
  5. Ampliação de patrimônio.

É uma boa optar pela antecipação do seu décimo terceiro?

A opção de antecipar a primeira parcela do décimo terceiro existe para o trabalhador, desde que ele peça e justifique o motivo ainda no mês de janeiro, de acordo com a legislação trabalhista. O valor é pago juntamente com o pagamento das férias.

O funcionário precisa se programar para isso e calcular corretamente quando irá receber os valores. Com o dinheiro em mãos, é preciso que ele destine corretamente o que foi recebido, pagando e renegociando dívidas. Dessa forma, é possível se precaver para que o dinheiro da segunda parcela seja totalmente destinado a investir.

Caso o dinheiro esteja disponível integralmente, investir décimo terceiro na compra de títulos é algo muito inteligente, pois o investidor já estará ganhando antecipadamente em cima de um dinheiro que ainda demoraria a receber.

Pagamento de dívidas

O ideal é que, antes de investir décimo terceiro, as dívidas sejam pagas ou renegociadas. Com o dinheiro do 13º salário em mãos, é muito mais fácil negociar as dívidas para pagamento à vista. Nada adianta pensar em investir se as dívidas consomem a renda. Não adianta ganhar de um lado e perder do outro.

Em todo o caso, sempre que possível, é fundamental guardar algum dinheiro para realizar investimentos. Desde que exista uma previsão de pagamento das contas, combinada com resgates de dinheiro investido, é possível realizar as duas coisas ao mesmo tempo.

Onde investir o meu décimo terceiro?

Confira algumas opções para não deixar o dinheiro parado:

  • CDB

O Comprovante de Depósito Bancário (CDB) é uma das primeiras opções de investimento quando se pensa em renda fixa. O título, emitido pelos bancos, paga juros ao investidor que podem ser pré ou pós-fixados. Os pós-fixados são atrelados a um indexador, a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou IPCA/ IGPM. Portanto, é importante verificar como andam os indicadores do título que se almeja adquirir.

Entre as vantagens de investir décimo terceiro em CDBs sem preocupação é o fato de que são títulos muito seguros, cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – até 250 mil. A variedade de títulos e rendimentos oferecidos são atrativos, logo, com certeza algum deles irá interessar ao investidor.

Por ser um título de renda fixa, quanto maior o prazo, maior o rendimento. Como existe a cobrança de Imposto de Renda regressivo, quanto mais tempo investido, menor será o desconto. Por isso, é bom verificar os vencimentos e se existe data de carência.

  • Tesouro Direto

Garantido pelo Tesouro Nacional, o título do Tesouro Direto faz parte da dívida pública que o governo federal dispõe como forma de financiar os seus investimentos.

São três tipos oferecidos: pós-fixado (Tesouro Selic), prefixado (Tesouro Prefixado) e indexado ao IPCA (Tesouro IPCA). Esses títulos de renda fixa podem ser resgatados quando solicitados e são considerados os mais seguros do país, sendo uma opção mais conservadora, portanto, estável.

Eles podem ser comprados pelo próprio site do Tesouro Direto ou por intermédio de bancos e corretoras.

  • LC

Também títulos de renda fixa, as Letras de Câmbio (LCs) são similares aos CDBs, mas como são oferecidas por financeiras, ao invés dos bancos, o risco atrelado é considerado um pouco maior. Porém, isso não afasta investidores, pois os valores pagos podem ser maiores, e ainda é um investimento tão seguro quanto a poupança e o CDB.

São três tipos de LCs: pré e pós-fixados, ou híbridos. No pré, o investidor já calcula quanto irá resgatar, com o pós, o título pagará uma porcentagem do indexador (CDI/IPCA/IGPM) e, com o híbrido, a rentabilidade é uma mescla de pré e pós-fixada. As LCs também possuem a segurança do FGC (até 250 mil) e tem IR regressivo.

  • Fundos Multimercados

Com vários tipos de investimentos, os fundos multimercado possuem diversas categorias de ativos e oferecem grande variabilidade de riscos, de mais moderados até mais agressivos.

Essa modalidade de fundo de investimento é oferecida por corretoras, e sempre é interessante acompanhar o ritmo que o fundo contratado possui para ver se ele está de acordo com a estratégia traçada.

  • Mercado de Ações

Investir em ações também é acessível a investidores sem tantos recursos, não somente a quem possui grandes valores, ao contrário do que se pensa. Com os valores recebidos do 13º salário, é possível investir em ações – que também oferecem a possibilidade de lotes fracionados.

Com objetivos bem traçados e a ciência dos riscos, essa pode ser uma boa alternativa para quem busca maiores rendimentos. No entanto, procure conhecer as taxas, os valores empregados, como funciona o mercado. Opte por corretoras de valores bem avaliadas e com taxas que fazem sentido para o seu investimento.

Agora que você viu com a Capital Research como é possível investir décimo terceiro, que tal se planejar para aplicar quando o dinheiro chegar?