IGP-M: entenda tudo sobre e como afeta a sua vida

Entenda tudo sobre IGP-M

IGP-M

Com certeza, você já ouviu falar em IGP-M, principalmente na hora de reajustar algum contrato, na maioria das vezes de aluguel ou educação. Mas, será que você conhece mesmo o que ele significa e como afeta a sua vida em vários aspectos, até mesmo na hora de decidir onde investir o seu dinheiro? Continue a leitura para saber mais sobre esse índice e como ele está presente na sua vida e em seus futuros investimentos.

O que é IGP-M e IGP-M acumulado?

O IGP-M é um dos principais medidores de mudanças nos preços de serviços e produtos do mercado. Ele também é uma das bases para o cálculo da inflação. Todos os meses, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) calcula o IGP-M levando em conta os preços de produtos em diferentes setores da economia, como a indústria, agricultura, construção civil e comércio de varejo. A FGV também divulga os valores anuais desse índice, conhecido como IGP-M acumulado.

Como o IGP-M é calculado?

Não precisa pegar uma calculadora. Para fazer o cálculo do IGP-M, a FGV considera os preços de bens de consumo, como roupas e alimentos, e dos bens de produção do mercado, como matéria-prima e maquinário industrial.

Essa análise acontece entre os dias 21 de um mês e o dia 20 do mês seguinte e para conseguir o resultado, eles consideram a média ponderada dos valores de três outros índices de mercado da seguinte forma:  

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) – 60%;
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – 30%;
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) – 10%.

Como o IGP-M afeta o seu dia a dia?

 Alguns serviços que você pode utilizar no dia a dia têm os preços reajustados com base nesse índice. Entre alguns desses serviços estão:

Aluguel – se você tem algum tipo de contrato de aluguel, seja ele do local onde você mora ou de algum comércio, saiba que anualmente os preços são reajustados com base no IGP-M acumulado.

Mensalidades em escolas e universidades – ao matricular seu filho em um novo ano na escola ou avançar de ano na universidade, é possível perceber o reajuste no valor das mensalidades. Esse valor é calculado com base no IGP-M do ano anterior.

Energia elétrica – as diferentes empresas que oferecem o serviço de energia no Brasil utilizam o IGP-M para fazer os reajustes de preço no valor do consumo.

Planos de saúde – anualmente, alguns serviços de planos de saúde passam por reajustes de valor também baseados no IGP-M do ano anterior.

O IGP-M acumulado atual e dos anos anteriores

Segundo os dados atuais divulgados pela FGV, O IGP-M acumulado nos últimos anos foi:

 

Ano

IGP-M acumulado

2019*

4,79%

2018

7,54%

2017

-0,52%

2016

7,17%

2015

10,54%

2014

2,66%

2013

5,53%

2012

7,81%

2011

5,1%

2010

11,32%

*acumulado até julho de 2019

O IGP-M pode afetar os investimentos

Se você está pensando em começar a investir, também vai precisar acompanhar o IGP-M. Os rendimentos de alguns investimentos seguem diretamente as variações do IGP-M, ou seja, ele somará a taxa mensal do índice mais um percentual fixo que é definido no momento em que você contratar o investimento.

Os principais tipos de investimentos que podem ter os rendimentos afetados pelo IGP-M são:

  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI);
  • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Ou seja, caso você tenha optado por algum desses investimentos, a variação do IGP-M poder influenciar o rendimento do seu dinheiro. Acompanhar o índice permitirá que você tome decisões mais fundamentadas a respeito do tipo de investimento que faz mais sentido de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.

Para acompanhar as variações do IGP-M e IGP-M acumulado, acesse o portal do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.