Hedge Fund: o que é, quais tem no Brasil e principais tipos

Conhecido no Brasil como fundo de cobertura ou fundo multimercado, o Hedge Fund é uma opção de investimento para todos os perfis.

Hedge Fund

Um dos conceitos utilizados no mercado financeiro é o Hedge Fund, que traduzindo literalmente para o português seria fundo de cobertura. Porém, o entendimento dos investidores sobre termo é mais ligado a fundo multimercado.

Mas o que significa Hedge Fund, fundo de cobertura ou fundo multimercado? Quais são os tipos de Hedge Funds? Como é a situação do Hedge Fund no Brasil? Confira tudo isso neste artigo especial.

O que significa Hedge Fund?

Fund significa fundo, enquanto hedge está ligado a ideia de cobertura. Esse é utilizado por este tipo de fundo “cobre” uma grande variedade de estratégias do mercado, ou sejam, podem servir para diferentes tipos de investidores, com diferentes tipos de objetivo no mercado.

Nesse fundo de cobertura, diversos investidores realizam aplicações, porém, a administração dos recursos é realizada por um profissional especializado, que será responsável por tomar as decisões e trazer os melhores resultados para o Hedge Fund.

Esta opção de investimento é perfeita para investidores que almejam alcançar bons resultados no mercado financeiro, mas não desejam depender de apenas um ou poucos mercados. O fato de ter um profissional cuidando dos recursos, também otimiza o tempo de quem decide participar de um fundo de cobertura.

Normalmente, a principal característica de um Hedge Funds é a versatilidade, já que normalmente os gestores desses fundos realizam aplicações diversificadas, com diferentes rentabilidades e riscos. Isso ocorre porque o fundo de cobertura é considerado um ambiente para investidores mais experientes, por isso são menos regulamentados, além de serem formados de maneira privada.

Hedge Fund no Brasil

Como já mencionado anteriormente, os Hedge Fund são mais conhecidos como fundo multimercados no Brasil, sendo bem caracterizado por ser um tipo de fundo bastante diversificado, geridos por profissionais capacitados e com uma rentabilidade que normalmente é bastante alavancada em relação a outros investimentos do mercado. Apesar de ser traduzido literalmente como fundo de cobertura, nem sempre o Hedge Fund é um fundo de cobertura, permitindo uma regulamentação maior.

Tipos de Hedge Funds

Como falado anteriormente, o Hedge Fund é bastante e versátil e qualquer tipo de investidor pode encontrar fundos que encaixam-se com os seus respectivos perfis. Dos mais conservadores aos mais arriscados, basta encontrar o que faça mais sentido para você.

Os mais conservadores são caracterizados por serem aqueles investimentos de renda fixa, no qual o risco é baixíssimo, porém a rentabilidade também é bastante previsível, focando principalmente em ativos menos voláteis.

Já os mais arriscados são aqueles em que a segurança é bem menor e o investidor pode até perder tudo. Por outro lado, também existe a possibilidade de multiplicar consideravelmente seu patrimônio de forma rápida. São os chamados ativos de renda variável, alavancagem, entre outros.

Entendeu como funciona o Hedge Funds ou o fundo de cobertura? Conhecido mais popularmente no Brasil como fundo multimercado, esse tipo de investimento pode ser feito por qualquer tipo de investidor, bastando encontrar um Hedge Fund que combine com o seu perfil. Gostou? Confira mais conteúdos exclusivos sobre mercado financeiro acessando a Capital Rearch.