Gestão patrimonial: o que é, como fazer e quais são as etapas

Saiba porque é necessário realizar uma gestão patrimonial detalhada na sua empresa

gestão patrimonial

Administrar uma empresa é uma missão complexa e que exige muito cuidado dos gestores. Estar por dentro de todos os detalhes do negócio é fundamental para ter maior controle sobre as futuras decisões. Mas com tantas questões para ficar atento, como ter esse controle?  

 Um dos métodos utilizados para esclarecer como está o funcionamento da empresa é a gestão patrimonial. Mas o que é exatamente a gestão patrimonial? Como fazer e quais são as etapas dessa gestão de patrimônio? Por que fazer? Confira!  

 O que é gestão patrimonial? 

 Gestão patrimonial pode ser definida como o balanço que uma empresa realiza para avaliar os dados relacionados a administração e controle custos do empreendimento. Tendo acesso a esses dados, os gestores conseguem tomar mais decisões assertivas sobre o futuro da companhia.  

 Geralmente essa gestão é feita para entender quais os setores precisam reduzir os custos ou receber uma aplicação maior, bem como planejar as próximas ações, repensar o que deu errado nos últimos meses ou ano, entre outras coisas.  

 Como fazer e quais são as etapas da gestão patrimonial? 

 Para fazer uma gestão do patrimônio completa, é necessário seguir algumas etapas bem específicas, começando pelo levantamento do inventáriofazendo uma lista e identificando todos os bens de forma detalhada. O mais recomendado é realizar esse levantamento periodicamente para registrar todas as eventuais mudanças que possam vir a ocorrer. 

 Tendo em mãos todos os bens registrados no inventário, a empresa deve identificar com atenção os valores de cada um dos bens, averiguando se possuem um valor de mercado justo, o que pode ser descartado, o que está faltando, entre outros. Além disso, é importante averiguar a vida útil dos bens, ou seja, quanto tempo cada item já foi usado e quanto tempo ele ainda vai durar.  

Isso é muito importante para a empresa saber quando precisará fazer uma eventual reposição, se existe algum bem que pode estar valorizado, se a vida útil dele não foi reduzida devido a algum motivo específico, como o ambiente, clima, sobrecarga, etc.  Depois de toda essa análise e averiguação, é a hora de atualizar esse inventário e consequentemente a gestão de patrimônio da empresa, registrando todos os bens que passaram pelo crivo das etapas anteriores e detalhando suas situações atuais.  

Por fim, nesta última etapa é realizada uma comparação dos dados contábeis em relação aos que estão registados no inventário físico. Esta etapa serve para identificar os itens contabilizados que não estão registrados fisicamente nos inventários da empresa.  

Principais motivos para realizar a gestão patrimonial 

Realizar a gestão patrimonial é muito importante, pois ela oferece diversos benefícios a empresa. O maior deles é o fornecimento de informações detalhadas sobre os bens que a companhia possui, servindo como base de análise e influenciando diretamente nas tomadas de decisões importantes para o futuro do negócio.  

Além disso, é essencial para controlar a vida útil dos bens, desvalorização desses bens para obter deduções fiscais e reduções em impostos, prevenir possíveis perdas por furtos e desvios, entre outros diversos benefícios.  

 Entendeu como funciona a gestão patrimonial e porque ela é muito importante para qualquer empresa? Fazer essa gestão é essencial para esclarecer quais são os bens da empresa, a vida útil de cada um deles, o que pode ser descartado e muito mais.