Saiba o que é equity e conheça alguns exemplos aplicados no dia a dia

Com tantos termos específicos, muitas vezes fica difícil saber e entender o conceito de algumas palavras do mundo financeiro. Neste artigo, vamos mostrar o que é Equity, alguns exemplos e em qual categoria de investimento esse termo encaixa-se. Confira!

Equity

Equity: o que é?

No mercado financeiro, a palavra equity é traduzida como patrimônio, geralmente estando relacionada ao Balanço Patrimonial de uma empresa. Porém, como o termo é abrangente, pode ser representado de outras formas, variando de acordo com o tipo de ativo e a área na qual está relacionado.

Outra forma que a palavra equity também é interpretada diz respeito ao valor totalitário dos ativos em uma conta determinada de investimento. Normalmente a palavra também é ligada a outro termo, como no caso de private equity, às ações ou quotas de uma empresa não disponíveis na bolsa de valores mobiliários.

 

Exemplos do Equity aplicados no dia a dia

Como explicado acima, não tem como definir o que é equity de forma específica, já que ela é utilizada para diversas situações, seja em relação a pessoas físicas ou jurídicas. Algumas dessas situações são bem rotineiras do dia a dia.

Confira alguns exemplos:

  • Quando uma empresa vai representar o balanço patrimonial;
  • Quando títulos representam fatia de posse de uma empresa;
  • A diferença entre o valor de mercado e mutuário de uma propriedade;
  • Capital de risco de uma empresa que está declarando falência,

 

Qual tipo de investimento o equity é considerado?

Equity é considerado uma renda variável, pois seu valor está bastante ligado aos resultados de uma empresa, que naturalmente podem oscilar no mercado e alterar os dados diariamente.

Investindo dinheiro em uma renda variável, como é o caso da Equity, o investidor não consegue saber com antecedência qual será a rentabilidade final, ou seja, existe tanto a chance do investimento render e multiplicar os seus recursos, como também de ser perdido totalmente. Esse tipo de ação no mercado financeiro é mais indicado para pessoas que estão disposta a correr riscos com a Equity, por isso, é fundamental planejar com cuidado, definir seus objetivos com clareza e ter certeza de que este é o tipo de investimento que combina com o seu perfil.

Entendeu o que é Equity? De forma simplificada, pode ser considerada posse de uma empresa ou um direito a uma parte dos lucros gerados por um determinado negócio. Também é caracterizada por ser uma renda variável, ou seja, mais indicada para quem deseja arriscar-se no mercado.

É fundamental compreender o significado de Equity, pois é um termo comum no mundo financeiro e que pode ser aplicado de diversas maneiras. Agora que você sabe mais sobre o assunto, pense se vale ou não a pena investir numa Equity.

Gostou do artigo? Então, assine a newsletter da Capital Research para receber atualizações diárias sobre o mundo dos investimentos.