Easynvest ou XP: conheça suas diferenças e semelhanças

Easynvest ou XP? Confira as principais diferenças entre essas gigantes do mercado, para te auxiliar a escolher a melhor opção para seus investimentos.

Easynvest ou XP

As corretoras de valores independentes vêm se mostrando uma excelente opção para quem deseja investir. Além de apresentarem taxas mais atrativas do que a maioria dos bancos, elas costumam exigir valores iniciais menores. Isso atrai especialmente os pequenos e médios investidores.

Outra vantagem dessas corretoras é que, por não estarem ligadas a nenhuma instituição bancária, elas conseguem oferecer um leque mais variado de títulos e produtos. Principalmente quando se trata de CDBs, por ofertarem títulos de diferentes bancos e, assim sendo, oferece melhores opções de investimento.

As corretoras também costumam ter como diferencial equipes especializadas para o atendimento dos investidores, material didático e simuladores de investimentos para auxiliar os seus clientes.

Nesse artigo iremos analisar duas das principais corretoras presentes hoje no mercado, a Easynvest e a XP Investimentos, analisando os principais pontos que podem influenciar na sua escolha entre uma e outra. 

Como escolher?

Na hora de escolher uma corretora de valores, é importante analisar alguns pontos fundamentais. Confira os principais.

  • Taxas Praticadas: as taxas de custódia ou de administração costumam apresentar valores diferentes de uma instituição para outra, o que pode afetar no rendimento total dos seus investimentos.
  • Opções de títulos e investimentos: antes de escolher é preciso  analisar a variedade das opções de títulos e outros tipos de investimentos disponibilizados por cada instituição. Quanto mais opções a empresa disponibilizar, maior a sua chance de  diversificar a sua carteira de investimentos e de encontrar títulos  com taxas, validades e rendimentos que tenham mais a ver com o seu perfil de investidor.
  • Segurança:  é importante verificar se a corretora escolhida é confiável. Uma forma de averiguar isso é verificando se a corretora escolhida possui credenciamento junto a instituições como a BM&F Bovespa, Cetip e CVM, o que garante a credibilidade da instituição.
  • Experiência do cliente: por fim,  é importante saber se a corretora escolhida possibilita uma boa experiência aos seus clientes, seja no atendimento presencial, na abertura das contas, até na utilização de suas plataformas digitais, aplicativos para celular e Home Broker. 

>>> Leia também: O que é ação, afinal?

Easynvest ou XP?

Aqui iremos analisar os pontos elencados acima comparando para que você possa escolher entre essas duas gigantes do mercado: Easynvest ou XP Investimentos.

 

Easynvest ou XP: confiabilidade

A XP Investimentos é a maior corretora independente do país e também uma das mais confiáveis. Ela vem batendo recordes de rentabilidade ano após anos. Tanto que, em 2017, parte da empresa foi adquirida pelo grupo Itaú Unibanco em uma transação de cifras bilionárias, o que garantiu uma maior autoridade a corretora.

Nesse sentido, apesar de ser relativamente mais enxuta que a concorrente, a Easynvest vem se destacando, desde 2016. Especialmente no que diz respeito a operações com o Tesouro Direto. Mesmo ficando um pouco atrás da concorrente em volumes de negócios, ainda é uma corretora bem avaliada no quesito confiabilidade.

 

Easynvest ou XP: reclamações

 No quesito “reputação” a Easynvest leva vantagem em relação a XP nos sites de reclamações como o Reclame Aqui.

No site, a  XP Investimentos está classificada em 8.3/10, índice considerado ótimo. Há 1279 reclamações contra a corretora, sendo que destas, apenas 10 não foram respondidas. O tempo estimado de resposta é de 2 dias e 8 horas.

Dentro os clientes que reclamaram, 78,1% disseram que voltariam a fazer negócio com a corretora, e a nota dos consumidores para a empresa é 7,28%.

Já a Easynvest conta com uma classificação mais alta, 8,8/10, nota considerada excelente.  Ela apresenta um total de 100% das reclamações atendidas e um índice de solução de problemas de 92,6%. O tempo médio de respostas da empresa é de 1 dia e 20 horas.

O total de pessoas que voltariam a fazer negócios com a corretora é de 81,6% e a nota atribuída pelos consumidores é 7,89.

No entanto, em pesquisa publicada pela Proteste, em 2018,  a XP leva vantagem em relação a competidora. O órgão de defesa do consumidor avaliou o serviço de Home Broker de 10 das principais corretoras do país.

Na ocasião, a XP levou o primeiro lugar no quesito experiência do consumidor, segurança e melhor avaliação final. A Easynvest, por sua vez, ficou na 7ª posição, atrás de bancos como Itaú e Bradesco.

>>> Veja também: Renda Fixa: tire todas as suas dúvidas e entenda como funciona.

 

Easynvest ou XP: taxas

 Taxas de custódia

 A taxa de custódia é um valor pago às instituições para fazer o registro de um investimento em nome da pessoa que aplicou o dinheiro. Essa cobrança pode ser mensal ou anual.            

Em relação a XP e a Easynvest, nenhuma das corretoras realiza a cobrança da  taxa de custódia. Elas também não apresentam nenhum tipo de custo explícito pela intermediação dos seus investimentos.

 Taxa de Administração para Tesouro Direto

A Taxa de Administração para Tesouro Direto costuma ser cobrada pelas corretoras para a manutenção de títulos do Tesouro e geralmente ficam em torno de 0 e 2% ao ano sobre o valor investido.

Seguindo uma tendência de mercado, nos últimos anos, tanto a XP quanto a Easynvest aboliram a cobrança desse tipo de taxa.

É importante lembrar que investimentos no Tesouro Direto possuem um custo fixo, uma taxa de custódia, que é pago a Bolsa de Valores e independe da corretora escolhida.  É cobrada taxa de 0,3% ao ano sobre o valor investido.

Custos gerais

Mesmo que ambas as corretoras não apresentem cobrança de taxas de custódia ou de administração para o Tesouro Direto, levantamento realizado pela Proteste, uma associação de defesa do consumidor, em 2018, traz que a Easynvest apresentou custos mensais inferiores aos das mesmas aplicações feitas juntos a XP.

 

Easynvest ou XP: Opções de investimentos

Desde 2016, a Easynvest se tornou uma das líderes do mercado em investimentos no Tesouro Direto. Além disso, a corretora apresenta opções de investimentos de baixo, médio e alto risco.

A XP investimentos, por outro lado, tem um foco maior nos investimentos de renda fixa e no mercado de ações, sendo que o seu leque de opções é consideravelmente mais enxuto em relação a concorrente.

 

Easynvest ou XP: Experiência do consumidor

Em relação à experiência do consumidor, a Easynvest novamente leva vantagem, uma vez que foi pioneira em disponibilizar uma plataforma de investimentos digital.Ela também é reconhecida pela qualidade de seus aplicativos e do website.

A XP, por sua vez, apresenta como vantagem o menor tempo para a abertura de uma conta, cerca de 7 minutos. No quesito usabilidade, ela conta com uma plataforma sólida e amigável. Mas ela perde em relação ao seu aplicativo de celular, muito pobre, e o Home Broker que é muito complexo.

Apesar das diferenças, ambas as corretoras apresentam muitas vantagens para seus clientes. Agora, é preciso avaliar qual delas se encaixa melhor no seu perfil de investidos.

Gostou do texto? Então assine nossa newsletter Capital Research e fique por dentro de mais dicas sobre investimentos.