Investimento: saiba como investir seu dinheiro de acordo com o seu perfil

Entenda mais sobre os possíveis perfis de investidor, quais são as opções mais rentáveis e como começar a investir, mesmo com poucos recursos

Como Investir

Se você chegou até este artigo perguntando-se “como investir meu dinheiro”, deve ter se deparado com informações o suficiente para saber que a resposta para essa pergunta não é tão simples, pois envolve uma série de aspectos e fatores variáveis.

Portanto, neste conteúdo mostraremos o que você precisa saber para começar a investir dinheiro com base em seu perfil. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do post!

Como investir meu dinheiro?

Nos últimos anos, o interesse em investir no mercado financeiro tem aumentado consideravelmente entre os brasileiros, em especial entre os indivíduos que pretendem proteger as finanças e aumentar seu patrimônio em um cenário econômico complexo como o que vivemos.

Por isso, elaboramos um passo a passo para iniciar suas atividades neste meio.

 

Passo 1. Elabore uma estratégia para seu dinheiro

Se você deseja adentrar no ramo de investimentos, é fundamental aprender a poupar dinheiro. Mesmo para quem conta com um salário baixo, essa tarefa não é impossível. Comece fazendo uma planilha com as despesas fixas, variáveis e gastos extras e adicionais.

O importante é acompanhar de perto para onde seu dinheiro está indo todos os meses, pois isso lhe proporcionará uma visão mais ampla sobre o que fazer para economizar. Dê uma atenção especial às pequenas despesas, já que são elas que escondem os maiores custos a longo prazo.

 

Passo 2. Saiba quanto precisa poupar para começar a investir

Depois de iniciar seu planejamento financeiro, é altamente recomendado reservar um fundo para emergências. Neste momento, não há certo ou errado. Fica a seu critério calcular quanto de dinheiro deve ter guardado em caso de eventualidades que afetem o recebimento de sua renda.

De uma maneira geral, o ideal é ter uma reserva que possa assegurar o pagamento de suas despesas fixas e variáveis por um prazo de pelo menos seis meses. Investimentos de curto prazo podem ajudar a multiplicar esse rendimento (falaremos mais sobre isso adiante).

 

Passo 3. Estabeleça um objetivo para investir

Um dos aspectos mais importantes que definirá qual o tipo de investimento mais adequado para você é o objetivo financeiro. Dependendo de qual seja a sua meta, investimentos de curto prazo com baixo rendimento podem ser mais indicados, da mesma forma que existem investimentos com maior nível de rentabilidade, porém exigem um prazo maior.

Tenha em mente quanto tempo pretende dispor para receber seu retorno. Por exemplo, seu objetivo pode ser realizar uma viagem programada para daqui a um ano, comprar um automóvel, reformar a casa, pagar a faculdade dos filhos, etc.

Com base nesse tempo, será mais fácil avaliar as opções de investimento mais seguras e rentáveis.

 

Passo 4. Aprenda sobre o mercado financeiro

A princípio, pode parecer um bicho de sete cabeças, mas o fato é que entender o mercado financeiro é uma questão de se estudar e se manter informado sobre os acontecimentos socioeconômicos que o impactam.

Entender o significado de termos como LCA, Taxa Selic, Debêntures e Fundos Multimercado, por exemplo, é algo crucial para uma jornada bem sucedida neste segmento.

Lembrando que a Capital Research pode proporcionar todo o conhecimento necessário para começar a investir de forma segura e rentável.

Quais são as principais opções de investimento?

Agora que você tem uma noção básica sobre como começar a investir, é importante que conheça as principais opções de investimento do mercado. Basicamente, os produtos mais conhecidos são diferenciados em duas categorias: Renda Fixa e Renda Variável.

 

Renda Fixa

Nesta modalidade, concentram-se os investimentos mais conservadores. Por isso, podemos afirmar que a Renda Fixa é recomendada para criar uma reserva de liquidez, destinada a emergências equivalentes a pelo menos seis meses de custo para sua família.

Para isso, títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic, por exemplo, são ótimos pelo fato de serem mais rentáveis e ágeis do que a poupança, embora não sejam tão seguros.

A característica principal da Renda Fixa é que seu rendimento é facilmente previsível. Ou seja, é possível conhecer o comportamento do rendimento no ato da compra do ativo. É muito difícil que ele oscile de forma inesperada.

Sendo assim, os produtos de Renda Fixa são atrelados, normalmente, a quatro indicadores:

A Renda Fixa é fundamentada em títulos de dívida. De forma resumida, um emissor cria títulos para captar recursos e deve devolvê-los com uma determinada rentabilidade após um período de tempo.

Em outras palavras, é como pegar um empréstimo do banco, mas a diferença é que nesse caso são as próprias instituições bancárias, financeiras, empresas e Tesouro Nacional que pegam emprestado.

Entre os principais investimentos de Renda Fixa, podemos citar:

  • CDB e RDB — Certificado de Depósito Bancário e Recibo de Depósito Bancário; 
  • LCI e LCA — Letra de Crédito Imobiliária ou do Agronegócio;
  • Debêntures;
  • Títulos públicos;
  • Tesouro Direto — Tesouro Nacional;
  • LC — Letra de Câmbio e Letra Financeira;
  • CRI — Certificado de Recebíveis Imobiliários;
  • CRA — Certificado de Recebíveis do Agronegócio,

Como em qualquer empreendimento, mesmo que fora do âmbito do mercado financeiro, quanto maior o risco do investimento, maior a sua probabilidade de lucro (assim como o risco de prejuízo).

E quanto mais seguro e maior a garantia de retorno, menor a lucratividade. Entretanto, ainda assim é recomendado que se você está começando a investir, comece pela Renda Fixa.

Somente após uma boa reserva financeira em Renda Fixa, considere aumentar os riscos nos investimentos de Renda Variável (que abordaremos a seguir).

 

Renda Variável

Com um rendimento que pode oscilar bastante, a Renda Variável pode ser negativa em um mês e positiva em outros. Nas aplicações, quando um ativo está sujeito a oscilações, afirmamos que ele oferece mais risco. Risco consiste na valorização ou perda do valor do dinheiro.

Em Renda Variável é comum que um determinado produto tenha uma rentabilidade negativa em um mês e, em outros, o resultado seja positivo e gere ótimos retornos. Isso significa que seja qual for o seu gosto ao risco, é importante investir nessa modalidade apenas se você tiver certeza de que não precisará do dinheiro nos próximos anos.

Entre os diversos tipos de mercados e ativos que a Renda Variável oferece, podemos citar os principais como:

  • Ações;
  • Fundos de ações — focados em ativos da BM&FBOVESPA;
  • Fundos multimercado — mescla ativos de Renda Fixa e Renda Variável;
  • COE;
  • ETFs — índices como o IBOVESPA;
  • Opções;
  • Mini contratos;
  • Contratos futuros.

Esses fundos são ótimas alternativas para quem não tem tempo para gerenciar os investimentos todos os dias, e funcionam como um condomínio: o morador paga uma taxa e uma empresa cuida da gestão de ativos.

Como descobrir meu perfil de investidor?

Muitas pessoas que se questionam sobre “como investir meu dinheiro?” sequer sabem que existem diferentes perfis de investidor, e que qualquer pessoa podem começar a investir, independentemente de quanta ganha.

Existem três tipos de investidor: o conservador, o moderado e o agressivo (ou arrojado). A seguir mostraremos quais as principais características que diferem cada modalidade.

 

Conservador

Esse é o tipo de investidor que priorizar investir em aplicações financeiras de baixo risco. Em sua diversificação, é recomendado que ele mantenha em maior parte da carteira de investimentos produtos seguros, como:

Caso esse investidor tenha interesse em adicionar um pouco de Renda Fixa Privada, também pode aplicar em Debêntures. Ele ainda pode investir uma pequena parte em produtos que ofereçam níveis de risco diferenciados, para obter ganhos a longo prazo, como:

  • Fundos de Ações;
  • Fundos Multimercado;
  • Ações pagadoras de dividendos;
  • Fundos Cambiais;
  • Fundos Imobiliários (Flls);
  • Fundos de Investimento no Exterior.

Essas aplicações devem representar somente uma pequena parcela da carteira.

De forma simplificada, esse investidor visa preservar seu patrimônio. Sendo assim, é comum que ele opte por investimentos com um baixo índice de oscilação e risco de prejuízo, ainda que temporário.

Aspectos que o incomodam são o rendimento abaixo da média e a falta de liquidez. Por isso, é importante também entender os pontos negativos de não aproveitar as oportunidades financeiras.

Em geral, o conservador costuma ser um indivíduo acima da faixa dos 40 anos de idade, com um patrimônio já construído e que busca somente a solidez de seu capital. Portanto, é comum que não queira correr mais riscos. Ou, então, um iniciante no mercado financeiro que ainda não se sente seguro com os mercados mais dinâmicos.

 

Moderado

Este é o investidor que se situa entre os conservadores e os agressivos. Apesar de gostar de segurança, ele tem uma tolerância maior a riscos de longo prazo. Assim, prefere aplicações mais arriscadas, dependendo da situação.

Ele é versátil e sabe aproveitar o melhor momento de cada investimento, seja o possível lucro acima da média ou a sua segurança.

Outro ponto característico é que o moderado detém mais conhecimento sobre o mercado e possui um patrimônio em ascensão, que já é concreto o suficiente para que possa diversificar em diferentes prazos. Sendo assim, o investidor moderado tenta ponderar risco versus rentabilidade.

Esse investidor gosta de ter a segurança da Renda Fixa, no entanto também aplica parte de seus recursos na Renda Variável, procurando obter retornos acima da média do mercado. Ele tem um apetite mais aguçado ao risco e tende a investir em torno de 20% de seu patrimônio em aplicações com maior possibilidade de ganho.

Apesar de concentrar a maior parte de seus investimentos em produtos conservadores, ele tem um limite de tolerância para perdas e tem expectativa de retorno médios e longo prazos.

 

Arrojado

Também conhecido como agressivo, este é o investidor que não se sente intimidado com facilidade. Ele entende que perdas a curto prazo fazem parte da jornada, são momentâneas e necessárias para obter lucros mais altos a longo prazo.

Em geral, o investidor agressivo procura fazer seu patrimônio crescer para cumprir com alguns objetivos em sua vida e, é claro, garantir uma aposentadoria mais precoce para viver com a renda de seus investimentos.

Ainda que seja agressivo, é altamente recomendado que o investidor arrojado tenha um reserva de emergência para eventualidades do cotidiano que exijam recursos a curto prazo. Afinal, ninguém é invulnerável a imprevistos, não é verdade?

Sendo assim, é importante que o arrojado tenha uma parcela de sua carteira que garanta um resgate rápido e sem perda de rentabilidade.

Um aspecto marcante no investidor agressivo é que ele tem bastante conhecimento sobre o mercado, busca sempre aplicações com boa rentabilidade e está disposto a aceitar exposições medianas ao risco para que possa obter ganhos superiores ao da inflação a médio e longo prazo, ainda que com riscos de prejuízo.

Ele também assume posições mais concentradas com planos e estratégias para atingir um retorno maior. Além disso, prefere aplicar seus recursos em produtos de companhias que ofereçam uma probabilidade de retorno maior para aumentar seu patrimônio.

O arrojado tem preparo técnico e equilíbrio emocional para acompanhar as oscilações do mercado, já que procura acumular altos ganhos que superem a média. Sua perspectiva de retorno é de curto prazo.

Quais são as vantagens de investir?

Participar do mercado financeiro é um caminho que oferece diversos benefícios a curto, médio e longo prazo.

1. Foque no que importa

Utilize seus critérios de investimento, analise as vantagens e foque nas empresas ou produtos que se adequem ao seu perfil.

2. Tenha a liberdade de investir em companhias de qualquer porte

Uma das grandes vantagens de investir seu dinheiro é que você não precisa se prender a apenas um tipo de investimento ou companhia. Limite-se apenas a quanto você tem disponível e ao nível de risco que está disposto a correr.

3. Invista a qualquer hora e de qualquer lugar

Graças à evolução da tecnologia, hoje é possível gerenciar seus investimentos na palma de sua mão através de um smartphone com conexão de rede. Isso quer dizer que não há necessidade de se encontrar pessoalmente com corretores. Basta se manter atualizado sobre o mercado.

4. Invista sem pressão

A Capital Research fornece todas as informações necessárias para que você se torne um investidor por conta própria. Ou seja, nada de pressão do gerente do banco ou conflito de interesses.

5. Tenha total controle sobre os custos

Um dos pontos que você provavelmente levou em consideração ao pensar em “como investir meu dinheiro” foram os custos, correto? Com o nível de conhecimento necessário, é possível comprar e vender sem gastar muito com taxas administrativas de corretagem.

Que cuidados ter na hora de investir?

Antes de finalizarmos, é importante destacar alguns pontos que você deve ter ao investir o seu dinheiro.

 

1. Não invista sem antes conhecer as diversas opções

Se você não tem experiência com o mercado financeiro, procure o auxílio de profissionais experientes que possam te auxiliar desde as primeiras etapas.

Como você pôde entender ao longo deste conteúdo, este é um segmento muito vasto e há uma infinidade de alternativas de produtos financeiros para se investir, variando entre rentabilidade, tempo de retorno e objetivos.

 

2. Não tente vencer o mercado

O mercado é altamente volúvel e suscetível a mudanças constantes. Fatores políticos e socioeconômicos podem fazer o valor de uma ação subir ou descer da noite para o dia.

Sendo assim, um erro muito comum é tentar vencê-lo, ao vender em tempos que não sejam ideais, por exemplo. Para evitar perder a rentabilidade de suas aplicações e sofrer prejuízos apenas acompanhe o ritmo do mercado.

 

3. Reserve uma pequena porcentagem de seu portfólio

Determine um percentual para reservar como segurança para momentos emergenciais. Evite aplicar todos os seus recursos em um só tipo de produto. Ou seja, uma carteira diversificada pode ser a melhor maneira de reduzir os riscos.

 

4. Conheça os riscos

Não seja um “aventureiro” no mercado financeiro. Antes de tomar a decisão de investir em uma determinada aplicação, conheça todos os riscos que ela pode oferecer.

 

5. Não invista sem conhecer seu perfil de investidor

Por fim, como já mencionamos, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor, pois é através dele que você terá uma base sólida para fazer investimentos assertivos e inteligentes.

A Capital Research oferece todo o conhecimento necessário para que você identifique em qual padrão de investidor se enquadra melhor, além das melhores oportunidades disponíveis.

Este artigo foi útil para você? Quer se manter por dentro das maiores novidades sobre o mercado financeiro e receber dicas indispensáveis sobre como investir seu dinheiro? Então assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos do segmento!