Como comprar ações: 6 dicas para quem quer ingressar nesse mercado

Dúvidas sobre como começar a investir no mercado financeiro? Confira o artigo que ensinaremos como comprar ações.

açoes

O mundo dos investimentos é, na verdade, um , é um universo. Muitos começam a investir simplesmente colocando dinheiro na poupança. Depois buscam melhores aplicações financeiras para sair da poupança e passam para a renda fixa, chegando aos fundos de investimento. E, somente depois é que resolvem ingressar no mercado de ações.

Esse caminho pode oferecer mais segurança, pois familiariza as pessoas com o mercado. Porém, investir em ações não é complicado se você gosta de acompanhar e estudar o mercado financeiro. Para quem já passou por todas essas fases ou já quer ingressar no mercado, este artigo vai ensinar tudo o que você precisa saber de como comprar ações.

O que são ações?

As ações são parcelas de uma empresa negociadas em uma Bolsa de Valores. A ação representa parte do capital social da companhia de capital aberto. E, ao tomar parte dela, a pessoa assume os riscos que um sócio dessa empresa oferece. E também participa do lucro que ela venha a ter.

Ao comprar ações, o investidor passa a ser um acionista minoritário de uma empresa. Investir em ações é muito atrativo pelos ganhos que pode oferecer e pela facilidade em fazer tudo de forma online e sem burocracia.

O que é e para que serve a Bovespa?

 As ações em um país são comercializadas pela Bolsa de Valores. No Brasil, a B3, ainda muito conhecida pelo primeiro nome, Bovespa, fica em São Paulo e organiza o mercado de ações, além de comandar outras unidades.

O principal indicador da B3 sobre o desempenho de suas ações é o famoso índice Ibovespa. Este serve como referência para os investidores a partir das ações e units de companhias que estão na B3. 

Como comprar ações?

Agora que você já sabe o que é uma ação, está na hora de aprender a investir em ações. Confira os passos iniciais para isso. Vamos lá?

 

 Escolha uma corretora

Corretoras de valores são instituições financeiras por onde é possível vender e comprar ações. Ao escolher uma corretora sempre é importante observar as taxas cobradas por ela para os serviços que oferecem. Hoje em dia existem diversas tipos de corretoras e de serviços auxiliares oferecidos, portanto pesquise bem antes de fechar com uma.

 

Abra uma conta

 Com a conta aberta em uma corretora, é necessário transferir o dinheiro para investir para a conta. Assim, quando você entrar nela o dinheiro já estará lá. Aí é preciso acessar o Home Broker dentro da plataforma da corretora para selecionar o lote de ações que interessa para a compra e, em seguida, emitir a ordem de compra.

O Home Broker é online, assim é possível acessá-lo de qualquer lugar, seja por notebook, tablet ou pelo smartphone.

 

Trace metas conforme o seu perfil

 Ter pleno conhecimento sobre as metas que se quer alcançar ao realizar um investimento é uma tarefa fundamental na hora de comprar ações. Com um objetivo em mente fica mais fácil calcular as possibilidades na qual se está disposto a admitir de acordo com o próprio perfil de investidor.

Ao disponibilizar uma quantia para destinar para ações o passo seguinte é saber quais delas são mais interessantes no momento. Para isso é preciso estudo e informação sobre os diversos tipo de investimento. A seguir daremos algumas dicas de como comprar ações para quem está começando a investir.

 

6 Dicas para começar a investir

 Começar a inv estir é fácil, acredite! Mas caso você ainda ache complicado, a Capital Research vai te mostrar qual caminho seguir. Confira as dicas:

 

1. Inicie comprando apenas um lote de ações

 Seja para pegar prática com o Home Broker ou para ganhar segurança aos poucos, comece comprando apenas um lote, ou alguns. Mas o interessante, nesse caso, é que o investidor seja isento de corretagem para não pagar valor maior de taxa do que no lote de ações.

 

2. Escolha bem a sua corretora

 Existe uma infinidade de corretoras que oferecem seus serviços e outros serviços auxiliares. Muitas delas cobram taxas que outras não cobram, assim como umas possuem melhor reputação no mercado do que outras.

 

3. Entenda qual é o seu perfil de investidor

 Autoconhecimento. Saber a própria tolerância aos riscos é uma dica valiosas para saber dimensionar os riscos e não perder dinheiro à toa.

 

4. Opte por uma forma de entrar no mercado

Além de comprar apenas um lote para conhecer o funcionamento, você pode optar também por começar adquirindo ações com:

  • ETFs, que são fundos de ações de gestão passiva.
  • Fundos de investimento.
  • Clubes de Investimento.
  • Carteira de ações.

 

5. Priorize empresas pelas quais se identifica

 Nada melhor do que investir em empresas nas quais você se identifica, porque isto remete a um conhecimento prévio da companhia, de alguma forma você conhece o histórico da empresa e a sua evolução ao longo do tempo.

 

6. Fique atento às taxas

Quando escolher uma corretora fique atento às taxas cobradas para ver se são atrativas aos seus interesses. Algumas cobram certo tipos de taxas e outras não. As principais são:

  • taxa de administração: paga serviços da gestão de fundos de investimento;
  • taxa de corretagem: valor fixo ou porcentagem sobre os processos de compra e venda de títulos;
  • taxa de custódia: valor de manutenção das ações junto à Bolsa, muitas corretoras não cobram.
  • taxa de performance: pode ser cobrada quando o título fica acima do esperado;

Riscos de investir na Bovespa

 A renda variável é muito dinâmica e ao comprar ações o investidor assume os riscos junto com os outros acionistas da empresa no qual está investindo.

No entanto, é possível tornar os riscos menores estudando as oscilações das ações compradas ao longo do tempo, acompanhando as notícias da área em que o investimento foi feito. Isso é possível diversificando a carteira de investimentos e buscando auxílio e consultoria de empresas qualificadas.

Essas são maneira de diminuir os riscos, mas ainda não os elimina. Por isso é fundamental acompanhar de perto o mercado, tanto o momento de comprar uma ação como o momento de vendê-la podem ser cruciais para obter os rendimentos que permitirão você a realizar os seus sonhos.

Mas tenha sempre em mente: os riscos existem e saber enfrentá-los é um diferencial.

Taxas praticadas pela Bolsa

A Bolsa somente cobra as taxas de emolumentos e de negociação sobre as transações de compra e venda, variando os valores pelo tipo de ação, tempo e valor investido.

Este são os primeiros passos para comprar ações. Deixamos claro que é necessário conhecer o mercado e para isso a Capital Research oferece acesso à Carteira Capital de forma gratuita. Venha conhecer!