CDI: conheça tudo sobre um dos principais parâmetros de rentabilidade do mercado

Você já ouviu falar em CDI? Venha tirar suas dúvidas sobre uma das principais taxas de rentabilidade do mercado financeiro!

CDI

Quando começamos a procurar sobre investimentos, nos deparamos com diversas siglas que mal conseguimos entender. Uma delas aparece constantemente e é muito importante para quem quer começar a investir: CDI.

Afinal, o que é CDI? E como essa taxa influencia na rentabilidade do mercado? Tire suas dúvidas neste post!

O que é CDI?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, ou seja, um título emitido quando um banco empresta dinheiro para o outro. O CDI existe por causa de uma regra do Banco Central: de acordo com as determinações, todos os bancos precisam terminar o dia com seu saldo no positivo. Por isso, quando o número de saques supera o número de depósitos em um banco, outro banco empresta o dinheiro para que ele não fique com o saldo negativo.

A taxa CDI, nesse caso, é a taxa média praticada nos empréstimos entre os bancos.

Posso investir no CDI?

Sabendo o que é CDI, você pode estar se perguntando como faz para investir nele. Mas isso não é possível: cidadãos comuns não têm como investir diretamente no CDI. Porém a taxa CDI é utilizada para regular o rendimento de alguns tipos de investimento.

Por isso, a expressão “taxa CDI” vai surgir algumas vezes quando você estiver pesquisando sobre bons investimentos.

Como funciona a taxa CDI

A taxa CDI é divulgada todos os dias pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), que faz o registro das operações realizadas entre bancos. Essas operações ocorrem todos os dias e tem taxas pré-fixadas. A média das taxas diárias é chamada de CDI Over, e a taxa CDI, como conhecemos, é calculada convertendo a CDI Over em uma taxa anualizada, considerando os 252 dias úteis do ano.

Em 2018, o CDI rendeu 6,4% ao ano, o que significa que investimentos que rendem 100% do CDI aplicados em 2018 renderam essa porcentagem.

Como 2019 ainda não acabou, a taxa CDI desse ano é apenas parcial: 3,66%. Já temos, no entanto, as médias mensais, com julho sendo o mês com a porcentagem mais alta, em 0,57%. Quem quer aplicar em investimentos influenciados pela taxa CDI deve ficar de olho nessas variações.

Diferenças entre CDI e CDB

Quando se procura o que é CDI, muitas vezes se encontra também a sigla CDB. CDB significa Certificado de Depósito Bancário, e se refere ao dinheiro que o banco pega emprestado dos clientes, em vez de outros bancos. O CDB fomenta linhas de crédito e também tem como finalidade cumprir as regras criadas pelo Banco Central.

Ao contrário do CDI, o CDB é um título em que você pode investir diretamente. Alguns CDBs têm liquidez diária, e outros têm prazos mais prolongados, com taxas pré ou pós-fixadas. Por isso, ao fazer esses investimentos, fique de olho em todos os detalhes para garantir que a aplicação esteja de acordo com a sua estratégia.

O CDI afeta quais investimentos?

É difícil falar de investimentos de renda fixa sem falar do CDI, porque a maioria o utiliza como referência. Confira abaixo quais são alguns dos investimentos que utilizam essa taxa:

 

Certificado de Depósito Bancário

Explicamos o CDB anteriormente, mas adicionamos aqui que ele usa o CDI como referência de rentabilidade e varia de acordo com seus percentuais. É muito raro, no entanto, encontrar CDBs em grandes bancos que rendam acima de 90% do CDI. Bancos menores, no entanto, podem render 110%. E, quando se trata de CDBs prefixados, a rentabilidade é definida no momento da aplicação.

 

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

LCIs e LCAs são títulos emitidos por bancos para captar recursos que fomentem créditos imobiliários ou do agronegócio. É um tipo de investimento que é isento do Imposto de Renda por ser algo que interessa à economia nacional.

Essas letras de crédito costumam ter prazos longos e a liquidez não é imediata. A rentabilidade é boa: por volta de 95% do CDI.

 

Letra de Câmbio (LC)

Quando se trata de LC, as instituições financeiras pegam o dinheiro de um investidor para emprestar para outra pessoa, sem um fim específico. Ao contrário das LCIs e LCAs, as LCs são tributadas pelo Imposto de Renda, com alíquota máxima de 22,5% e regressão de até 15%.

 

Tesouro direto

Mais uma vez, com esse tipo de investimento, a instituição financeira utiliza seu dinheiro para fazer um empréstimo. Dessa vez, é para o próprio Governo Federal. O tipo de título mais conhecido no tesouro direto é o Tesouro Selic, atrelado à taxa Selic, sobre a qual falaremos mais a seguir.

Além desses investimentos de renda fixa, o CDI pode fazer a diferença para quem quer investir na renda variável, como ações da Bolsa de Valores. Como a renda é variável, e os riscos são mais altos, espera-se que os rendimentos sejam maiores do que os da renda fixa. Por isso, é comum ver os índices da Bolsa serem comparados ao CDI: se a bolsa não estiver com um valor melhor, talvez não seja um bom momento para investir nela.

Quem quer investir na bolsa, no entanto, precisa se informar mais e criar estratégias para lidar com suas variações e diversas rentabilidades.

Vantagens e desvantagens do CDI

Como saber se um investimento que usa a taxa CDI como indicador é ou não vantajoso? Em primeiro lugar, é preciso pensar no seu perfil de investidor. Afinal, se você tiver um perfil mais agressivo e estiver mesmo acostumado a investir em ações, qualquer investimento mais tradicional, que renda menos de 100% do CDI, pode não ser a melhor opção para você.

Porém, se você for um iniciante e estiver optando por investimentos mais simples, rendimentos de 90% do CDI já podem ser uma boa ideia. O mais importante é alinhar suas escolhas aos seus objetivos. Veja abaixo algumas das desvantagens que podem vir com os investimentos atrelados ao CDI:

  • Alguns investimentos estão sujeito ao Imposto de Renda, e o valor será descontado do rendimento obtido;
  • Fundos de Investimentos que utilizam o CDI não possuem garantira do FGC (Fundo Garantidor de Crédito);
  • Investimentos de longo prazo significam que você vai demorar a receber o que aplicou com rendimentos.

Porém, apesar desses detalhes, investimentos que utilizam a taxa CDI trazem benefícios muito positivos. Por exemplo, os riscos do investimento são amenizados por causa do equilíbrio das cotações, o que traz boas perspectivas para o investidor. Além disso, mesmo com as flutuações, é difícil que a taxa CDI mude bruscamente de um dia para o outro.

Por fim, a regularidade dessa taxa é uma boa maneira de balancear sua carteira de investimentos, permitindo que você diversifique mais suas aplicações.

A relação ente as taxas CDI e Selic:

A taxa Selic é a taxa básica da economia em nosso país, porque serve de referência para as outras e é utilizada como base para controlar e manter as metas de inflação pelo Banco Central. A taxa de juros sempre depende da Selic: quando a Selic está alta, os juros aumentam, e os financiamentos oferecidos pelos bancos ficam mais caros.

O Banco Central convoca uma reunião com os membros do COPOM (Comitê de Política Monetária) a cada 45 dias para definir se a taxa Selic vai diminuir ou aumentar, de acordo com a situação econômica do país.

E como isso reflete no CDI?  Se a taxa Selic for maior do que a taxa CDI, os bancos podem escolher emprestar dinheiro ao governo, para ter uma rentabilidade maior, e deixar de emprestar dinheiro a outros bancos. Se a situação for contrária, no entanto, a remuneração dos títulos que utilizam a taxa CDI sobem, indo de encontro ao interesse das instituições financeiras. Por isso, os valores das taxas CDI e Selic nunca são muito diferentes, e um influencia diretamente no outro.

Saber mais sobre o CDI e outras taxas utilizadas em investimentos faz toda a diferença para quem quer começar a investir, porque ajuda a criar estratégias e a tomar decisões. Venha saber mais sobre investimentos no site da Capital Research!