Entenda o que é capital fixo e confira as principais dúvidas sobre o assunto

capital fixo

Qualquer negócio precisa de dinheiro em caixa, seja para começar ou mesmo expandir no mercado. Independente do porte ou segmento, é imprescindível se organizar financeiramente, através de um acompanhamento orçamentário. Para te ajudar nessa tarefa, vamos te explicar o que é o capital fixo, respondendo as principais questões que provavelmente surgirão antes ou durante esse processo de organização.

O que é capital fixo?

Capital fixo é o valor que corresponde ao ativo estável de uma empresa ou organização, ou seja, todos aqueles ativos que apesar de serem consumidos ou destruídos durante a produção de um bem ou serviço, possuem um valor reutilizável.

O capital fixo serve como apoio na produção da empresa, sendo utilizado como uma espécie de alicerce para que a empresa produza seus bens. Além disso, não envolve os materiais empregados na composição do bem, como por exemplo a matéria-prima.

Qual é a diferença entre capital fixo e capital de giro?

A principal diferença entre capital fixo e capital de giro é a velocidade com que o dinheiro circula, mas, antes de mais nada, é melhor entender melhor os dois conceitos da área, o Ativo Fixo e o Ativo Circulante.

Os ativos fixos são todos os bens necessários para que a empresa possa realizar suas atividades. Esse tipo de ativo é uma peça de propriedade da empresa, da qual não se pode esperar que converta em resultados financeiros em curto prazo. Ou seja, prepare-se, esses bens precisam de mais tempo para refletir em resultados financeiros.

Já os Ativos Circulantes são aqueles bens que podem ser aplicados na empresa e convertidos em dinheiro de forma mais rápida. Esses ativos são as contas que estão constantemente em giro, daí o nome. Como exemplos podemos citar aplicações financeiras, saldos bancários, enfim, todos os bens e direitos que a organização consegue transformar em dinheiro no curto prazo.

De forma geral, o capital de giro representa cerca de 50% de todos os ativos de uma empresa. Além de sua participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.  É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem.

Simplificando tudo isso, basicamente, o capital de giro paga, por exemplo, os gastos de um novo negócio, e assim que o estoque começar a sumir, você repõe o que gastou dessa reserva. O capital de giro é responsável por gerar o dinheiro para pagar esses serviços e são vitais para o funcionamento do seu negócio. Assim que o dinheiro sair para superação ele já deve ter uma reposição prevista. Sendo assim, os dois capitais se complementam.

Qual é a importância do capital fixo para uma empresa?

Antes de uma empresa começar suas operações, são previstos investimentos em infraestrutura, maquinário, equipamentos, imóveis e todo tipo de bens de capital. Sem eles, não seria possível começar a produzir, pois fazem parte do patrimônio imobilizado de uma empresa. Portanto, não podem ser negociados, pelo menos enquanto não estiver garantida sua reposição.

O capital fixo precisa ser analisado conforme sua pouca liquidez.

É importante destacar que esse Capital Fixo não inclui os materiais utilizados na composição do bem, como matéria-prima, já que os ativos fixos precisam de um determinado tempo para retornarem em dinheiro para a empresa. Os investimentos em Capital Fixo incluem ferramentas e imobiliário necessário para criar e armazenar os bens produzidos, por exemplo.

O valor de capital fixo varia muito de empresa para empresa. Alguns ramos, como fabricantes industriais, exigem um alto investimento, já outros negócios que tem como base a oferta de serviços, como empresas de advocacias, podem se dar ao luxo de ter um capital menor.

É importante que a empresa organize-se financeiramente e busque boas opções de ajuda no investimento. Uma boa alternativa para obter capitais pelas empresas são os bancos especializados no assunto. Essas instituições financeiras privadas adquirem participação societária, por um determinado tempo, no financiamento de produção e administração dos recursos de terceiros.

É importante acompanhar de perto tanto o capital fixo, que é o dinheiro reservado para comprar imóveis para empresa, bens e instalações, por exemplo, quanto o capital de giro, que serve para pagar contas que tem frequência dentro do seu negócio enquanto você não recebe o dinheiro dos seus clientes.

É essencial prestar atenção nesses dois capitais. Os investimentos em Capital Fixo não se deprecia de uma forma só. A variação é constante, alguns desvalorizam mais rápido e outros têm vidas infinitamente utilizáveis. Um carro novo, por exemplo, perde muito valor ao sair da concessionária. Por outro lado, edifícios de propriedade da empresa podem durar muito mais tempo.

Esteja preparado. Para que seu negócio não encontre imprevistos ao realizar um novo investimento, é recomendável calcular o valor que o bem perderá ao longo de sua vida útil e mensalmente fazer uma previsão estimada deste valor já idealizando um novo.

Gostou deste artigo? Quer receber mais dicas sobre como investir no mercado financeiro? Então, acompanhe a Capital Research e assine nossa Newsletter!