Banco Inter: home broker e detalhes para operar

Você quer comprar ações pelo Banco Inter? Home Broker do banco é gratuito e fácil de operar. Entenda na prática.

Se você está à procura de uma corretora com baixo custo, vale a pena analisar a alternativa criada pelo Banco Inter: home broker gratuito e sem taxas de corretagem para os clientes. 

Lançado em dezembro de 2018, o home broker do Banco Inter também faz parte da Plataforma Aberta Inter – PAI, que reúne todos os serviços online do banco.

Neste artigo, você vai entender como funciona o home broker e quais são as principais funcionalidades para comprar ativos de renda variável pelo Banco Inter.

Como é o home broker do Banco Inter

O home broker do Banco Inter está disponível por celular e desktop para os clientes do banco. O acesso ocorre por meio da Plataforma Aberta Inter – PAI. 

Ao acessar a PAI, o cliente do banco tem acesso a diversas funcionalidades, como serviços relacionados a cartão de crédito, seguros, conta digital e recarga de celular. 

Entre elas, está a opção de Investimentos, que dá acesso ao home broker do Banco Inter. Ao clicar nesta opção, você é redirecionado ao home broker, que possui um design diferente da PAI.

O home broker do Banco Inter é bastante semelhante ao de outras corretoras, mas as vantagens do Inter estão relacionadas aos custos: ele oferece corretagem zero para os clientes.

Isso significa que o pequeno investidor, por exemplo, pode montar uma carteira de ações bastante diversificada, sem encarecer essas operações com a taxa de corretagem, que pode chegar a até R$ 20 em algumas corretoras.

O investidor tem autonomia para executar todas as operações, sem precisar recorrer a terceiros, e tem acesso ao mercado fracionário, que permite negociar menos do que o lote padrão de 100 ações. Essa alternativa é especialmente interessante ao pequeno investidor, que pode diversificar seu aporte sem custos maiores para isso.

Home broker do Banco Inter em detalhes

A seguir, vamos detalhar algumas das principais funcionalidades do home broker do Banco Inter:

Comprar e vender ações

A principal funcionalidade do home broker do Banco Inter é a negociação de ações. Depois de criar sua conta no banco, você terá acesso à PAI e precisará criar uma assinatura eletrônica para negociar ações.

Em seguida, basta adicionar o código dos ativos que você quer comprar e começar a emitir as ordens de compra para as ações à disposição na bolsa de valores

Ao negociar ações e outros ativos de renda variável, o home broker oferece diversas informações, como a variação diária, o preço atual de última venda e última compra, o número de negócios no dia e o volume negociado, entre outros dados.

Comprar e vender fundos imobiliários

O processo para compra de fundos imobiliários é idêntico ao da compra de ações, já que os papéis também são negociados na bolsa de valores.

Basta adicionar o código do fundo imobiliário em questão e emitir a ordem de compra na quantidade que você deseja, pelos preços que preferir. Se houver vendedor para a ordem naquele preço, a compra será executada. 

Comprar e vender ETFs

Outros ativos que você pode comprar no home broker do Banco Inter são os fundos de índice, conhecidos como ETFs. Eles também são negociados por meio dos códigos, da mesma forma que as ações e os FIIs.

Divisão de carteiras

O home broker do Banco Inter permite criar diversas carteiras com ativos para acompanhamento, para analisar o preço e a variação desses papéis. Essa é uma boa opção para quem deseja criar subdivisões na carteira ou tem interesse em monitorar o preço de alguns papéis de diferentes setores. 

Acompanhamento de ordens

Além de comprar e vender ativos de renda variável, o home broker do Banco Inter permite acompanhar as suas ordens de compra e venda, para descobrir quais foram executadas e quais estão em aberto.

Monitoramento do mercado

Se você está monitorando determinadas algumas ações e não tem interesse de comprar agora, pode selecionar diversos ativos ao inserir o código, sem necessariamente comprar. Dessa maneira, você acompanha o movimento do mercado até que os preços estejam convidativos para você. 

Acompanhamento da carteira

O home broker do Banco Inter também faz o acompanhamento da sua carteira de investimentos, mostrando a diferença entre o valor aplicado e o valor atual, com a respectiva valorização no período. 

Alavancagem e aluguel de ações não são permitidos

Por enquanto, o home broker do Banco Inter não permite realizar operações de aluguel de ações e de alavancagem pelo home broker. A plataforma também não conta com análise gráfica, motivo pelo qual não é indicada para day traders. 

Além do home broker para escolher o Banco Inter

Embora o home broker seja um fator importante a considerar na comparação entre corretoras de valores, ele não pode ser o único critério para você tomar uma decisão. 

Um dos primeiros pontos a analisar é a segurança e a confiabilidade da instituição. Avalie se ela cumpre todos os requisitos exigidos pela CVM e possui todos os selos de certificação.

Também é importante analisar se a corretora oferece funcionalidades que atendam as suas necessidades. Como vimos, o home broker do Banco Inter não é indicado para traders.

Outro fator que você precisa considerar são os custos. Nos últimos anos, o crescimento da concorrência levou diversas corretoras a reduzirem suas taxas e custos de manutenção de conta. Mesmo assim, vale analisar e comparar antes de escolher. 

Finalmente, a última dica é analisar o desempenho da corretora e a avaliação dos próprios usuários. Se você vai depositar o seu dinheiro na plataforma, precisa ter confiança de que ela não vai enfrentar problemas em momentos de alta volatilidade do mercado, por exemplo.

Se você está montando sua carteira de ações e quer encontrar as melhores opções de ações e fundos imobiliários, assine o plano Capital e tenha acesso às melhores recomendações dos especialistas da Capital Research.

Recomendados

Investimentos

Análise técnica das tendências das ações: guia para lucrar na bolsa

...

2 anos atrás

Investimentos

Ações com dividendos: como ter as melhores na sua carteira?

...

2 anos atrás

Investimentos

Ações mais baratas da Bolsa: quais são e quando comprar?

Classificar uma Ação como barata tem a ver com seu potencial de valorização ...

2 anos atrás