Quais são as áreas da administração e como se qualificar

Entenda mais sobre todas as áreas que o curso de administração abrange e os tipos de profissionais que forma.

Muitas são as áreas da administração, uma disciplina bastante abrangente.

Essa característica se reflete em oportunidades diversas para a atuação profissional, desde  consultoria de marketing à gestão financeira e de investimentos.

Se você já tem ou busca formação na área, vale ficar por dentro dessas possibilidades.

E se não tem, mas se interessa pelo mercado financeiro, conheça neste artigo boas razões para avançar em seus estudos.

Áreas da administração: conheça as principais

Não é difícil navegar pela internet e encontrar referências de diversas áreas da administração.

Todas elas representam uma oportunidade de um direcionamento específico à carreira.

Além daqueles que desejam fazer da administração a sua profissão, investir nesse conhecimento pode ser uma forma de qualificar competências importantes para a gestão das próprias finanças.

Vamos entender melhor ao conhecer as principais áreas da administração.

 

Administração de Empresas

Começando pela mais tradicional das áreas da administração, esta é voltada à gestão de empresas públicas e privadas, além de organizações do terceiro setor.

 

Agronegócios

Está relacionada à gestão das atividades em propriedades rurais, o que inclui desde o cultivo até operações de compra e venda, a exemplo da internacionalização de empresas, como em exportações.

 

Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Entre as áreas da administração, esta é uma das mais abrangentes, pois envolve todos os processos relacionados à formação de uma equipe alinhada aos objetivos da empresa, o que inclui contratações, treinamentos e dinâmicas.

 

Controladoria e Contabilidade

A utilização correta dos recursos financeiros, honrando os compromissos assumidos e tendo uma visão ampla sobre a realidade do caixa, são ações que contemplam essa importante área administrativa.

 

Comércio Exterior

Além das já citadas exportações, as importações também fazem parte do escopo do comércio exterior, cuja característica principal é a negociação com outros países.

 

Gestão Financeira

Já que nenhuma empresa sobrevive sem dinheiro, nada mais justo que a gestão financeira seja uma das principais áreas da administração. Ela vai além do acompanhamento dos números do negócio, já que demanda visão estratégica e projeções futuras.

 

Ciências Atuariais

Calcular o risco de operações financeiras é o escopo principal do profissional de ciência atuariais, o que envolve produtos relacionados a seguros, previdência complementar, títulos de capitalização e planos de saúde.

 

Ciências Econômicas

Embora guarde semelhanças com a gestão financeira, a área de ciências econômicas é ainda mais abrangente, pois se volta ao estudo de todos os fenômenos relacionados com a produção e o consumo de bens e serviços, o que pode envolver não apenas uma empresa, mas todo um país e seus habitantes.

 

Auditoria

O papel da auditoria como área da administração é exatamente aquele que parece ser: verificar a correção e legalidade dos procedimentos adotados, o que permite qualificar os resultados alcançados.

 

Consultoria

Ao falar de consultoria, entramos em não apenas uma, mas em diferentes áreas da administração. E é assim porque um consultor pode ter a sua expertise em segmentos diversos, como marketing, finanças e gestão empresarial. Em todos eles, contudo, o papel é o mesmo: diagnosticar oportunidades de melhoria e propor soluções a elas.

 

Pesquisa de mercado

Para completar a nossa lista de áreas da administração, vamos falar sobre uma que também se aplica a realidades diferentes. Quem trabalha com pesquisa de mercado busca referências para compreender o cenário antes da tomada de decisão. Vale desde a abertura de um negócio até a realização de um investimento financeiro.

Áreas da administração para atuar no mercado financeiro

Ao observar com atenção a lista que acabamos de apresentar, você encontra nela áreas da administração que guardam relação com o mercado financeiro.

É o caso, por exemplo, das ciências econômicas e da gestão financeira, mas também em segmentos menos óbvios, como o agronegócio e suas commodities negociadas em bolsa de valores, no mercado futuro.

A verdade é que ter formação em administração acaba sendo um pré-requisito para posições específicas nesse mercado.

Estamos falando, por exemplo, dos cargos de controller, compliance e analista financeiro.

O controller tem um perfil voltado à controladoria e contabilidade, ficando responsável por assuntos fiscais.

No posto de compliance, a exigência é de grande capacidade analítica para interpretar dados e favorecer a tomada de decisão quanto a investimentos, como a compra e venda de ações.

Já no caso do analista, suas contribuições podem aparecer em diferentes áreas da administração – sempre observando o mercado financeiro e buscando as melhores oportunidades.

Como o conhecimento em administração qualifica suas decisões

Não importa em qual das áreas da administração você atue – a exigência de conhecimento é comum a todas elas.

É o aprendizado contínuo que prepara você para os desafios diários, seja como gestor ou como investidor.

Dessa forma, você desenvolve habilidades e adquire subsídios que qualificam a tomada de decisão, a qual pode incluir operações diversas no mercado financeiro.

Para tanto, além da formação em administração, é fundamental que você siga buscando conhecimento e conte, também, com o suporte em uma casa de research, como a Capital.

Aproveite para acessar o site e descobrir mais sobre como encontrar as melhores oportunidades de investimento de forma gratuita.

Recomendados

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

5 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações: confira o passo a passo e 4 formas diferentes para voce começar a investir agora!

Devido à queda da taxa SELIC e a baixa rentabilidade da renda fixa, demanda-se ...

5 anos atrás

Investimentos

Conheça os 7 melhores aplicativos de controle financeiro

Selecionamos os melhores aplicativos de controle financeiro para você. Saiba qual o ...

5 anos atrás